Relatório de estágio : Internship report
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35895 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito do 13ºCurso do Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O estágio compreendeu três contextos de prática de cuidados: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Neonatologia. Foi obtida a creditação ao estágio “A Saúde da Criança e Família – Vigilância e Decisão Clínica” obtida pela experiência profissional exercida num Serviço de Pediatria Médica durante 7 anos. O objetivo principal deste documento é apresentar o percurso realizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, demonstrando as competências desenvolvidas no âmbito da assistência especializada, assim como as inerentes ao grau de mestre. Estas competências, previstas no plano de estudos da Universidade, encontram-se divididas em quatro domínios de atuação: Prestação de Cuidados, Investigação, Gestão e Formação. A estes domínios e competências foram associados os objetivos, as atividades desenvolvidas para a consecução dos mesmos e uma reflexão crítica, apoiada na evidência científica, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica. Os principais focos de atenção da minha atuação foram o desenvolvimento de competências no apoio ao desempenho e à transição da parentalidade, tendo elaborado uma ação de educação para a saúde com o tema “Atividades Promotoras do Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida”, a saúde escolar, tendo neste âmbito participado numa rubrica acerca do bullying, a comunicação com criança/jovem e família e a gestão da dor. Importa ressaltar a importância dos diferentes contextos de estágio, que se constituíram como experiências enriquecedoras, proporcionando oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e que se encontram evidenciadas ao longo deste relatório. A experiência profissional prévia num serviço de Pediatria Médica revestiu-se, igualmente, de elevado valor, dado que me conferiu uma segurança e confiança preponderantes para o estabelecimento de uma relação terapêutica eficaz com a criança e sua família nos diversos contextos. Assim sendo, todo o percurso formativo desenvolvido permitiu-me a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, no âmbito da especialidade, para uma prestação de cuidados diferenciada e de excelência. |
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Relatório de estágio : Internship reportCriança/famíliaEnfermagemSaúde infantil e pediátricaChild/familyNursingChild and pediatric healthDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório insere-se no âmbito do 13ºCurso do Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O estágio compreendeu três contextos de prática de cuidados: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Neonatologia. Foi obtida a creditação ao estágio “A Saúde da Criança e Família – Vigilância e Decisão Clínica” obtida pela experiência profissional exercida num Serviço de Pediatria Médica durante 7 anos. O objetivo principal deste documento é apresentar o percurso realizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, demonstrando as competências desenvolvidas no âmbito da assistência especializada, assim como as inerentes ao grau de mestre. Estas competências, previstas no plano de estudos da Universidade, encontram-se divididas em quatro domínios de atuação: Prestação de Cuidados, Investigação, Gestão e Formação. A estes domínios e competências foram associados os objetivos, as atividades desenvolvidas para a consecução dos mesmos e uma reflexão crítica, apoiada na evidência científica, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica. Os principais focos de atenção da minha atuação foram o desenvolvimento de competências no apoio ao desempenho e à transição da parentalidade, tendo elaborado uma ação de educação para a saúde com o tema “Atividades Promotoras do Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida”, a saúde escolar, tendo neste âmbito participado numa rubrica acerca do bullying, a comunicação com criança/jovem e família e a gestão da dor. Importa ressaltar a importância dos diferentes contextos de estágio, que se constituíram como experiências enriquecedoras, proporcionando oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e que se encontram evidenciadas ao longo deste relatório. A experiência profissional prévia num serviço de Pediatria Médica revestiu-se, igualmente, de elevado valor, dado que me conferiu uma segurança e confiança preponderantes para o estabelecimento de uma relação terapêutica eficaz com a criança e sua família nos diversos contextos. Assim sendo, todo o percurso formativo desenvolvido permitiu-me a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, no âmbito da especialidade, para uma prestação de cuidados diferenciada e de excelência.This report is part of the 13th Course of the Master's Degree in Nursing, with a specialization in Child and Pediatric Health Nursing within the Curricular Unit Final Stage and Report, from the Institute of Health Sciences of the Universidade Católica Portuguesa - Porto. The internship comprised three contexts of care practice: Primary Health Care, Pediatric Emergency Service and Neonatology Service. Accreditation for the internship “Child and Family Health - Surveillance and Clinical Decision” obtained through professional experience in a seven years Medical Pediatrics Service. The main objective of this document is to present the path taken along the Course Unit Final Stage and Report, demonstrating the skills developed within the scope of specialized assistance, as well as those inherent to the master's degree. The competencies, provided by the University's study plan, are divided into four areas of activity: Provision of Care, Research, Management and Training. These domains and competencies were associated with the objectives, the activities developed to achieve them and a critical reflection, supported by scientific evidence, having been used a critical-reflective methodology, using bibliographical research. The main focus of my performance was the development of skills to support the performance and transition of parenthood, having developed health education activities with the theme "Activities Promoting Development in the First Year of Life", school health, having in this context participated in a rubric about bullying, communication with children/youth and family and pain management. It is important to emphasize the importance of the different internship contexts, which constituted enriching experiences, providing opportunities for learning and improving the skills inherent to the nurse specialist in child and pediatric health nursing and which are highlighted throughout this report. Previous professional experience in a Pediatric Medical service was also of high value, given that it gave me preponderant confidence and confidence in establishing an effective therapeutic relationship with the child and their family in different contexts. Therefore, the entire training path developed allowed me to acquire and develop essential skills, within the scope of the speciality, for a differentiated and excellent care provision.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, Liliana Marisa Milheiro de2021-11-10T10:48:51Z2021-09-092021-062021-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35895TID:202781852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:09.156898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório insere-se no âmbito do 13ºCurso do Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O estágio compreendeu três contextos de prática de cuidados: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Neonatologia. Foi obtida a creditação ao estágio “A Saúde da Criança e Família – Vigilância e Decisão Clínica” obtida pela experiência profissional exercida num Serviço de Pediatria Médica durante 7 anos. O objetivo principal deste documento é apresentar o percurso realizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, demonstrando as competências desenvolvidas no âmbito da assistência especializada, assim como as inerentes ao grau de mestre. Estas competências, previstas no plano de estudos da Universidade, encontram-se divididas em quatro domínios de atuação: Prestação de Cuidados, Investigação, Gestão e Formação. A estes domínios e competências foram associados os objetivos, as atividades desenvolvidas para a consecução dos mesmos e uma reflexão crítica, apoiada na evidência científica, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica. Os principais focos de atenção da minha atuação foram o desenvolvimento de competências no apoio ao desempenho e à transição da parentalidade, tendo elaborado uma ação de educação para a saúde com o tema “Atividades Promotoras do Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida”, a saúde escolar, tendo neste âmbito participado numa rubrica acerca do bullying, a comunicação com criança/jovem e família e a gestão da dor. Importa ressaltar a importância dos diferentes contextos de estágio, que se constituíram como experiências enriquecedoras, proporcionando oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e que se encontram evidenciadas ao longo deste relatório. A experiência profissional prévia num serviço de Pediatria Médica revestiu-se, igualmente, de elevado valor, dado que me conferiu uma segurança e confiança preponderantes para o estabelecimento de uma relação terapêutica eficaz com a criança e sua família nos diversos contextos. Assim sendo, todo o percurso formativo desenvolvido permitiu-me a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, no âmbito da especialidade, para uma prestação de cuidados diferenciada e de excelência. |
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