Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31549 |
Resumo: | O presente documento apresenta-se como um elemento de avaliação da Unidade Curricular de Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem-Porto, da Universidade Católica Portuguesa. O Estágio de Saúde Infantil e Pediátrica teve início a 02 de Maio de 2017 e terminou a 16 de Janeiro de 2018. Comporta um total de 30 ECTS, que compreendem 750h de trabalho das quais 540 são de contacto e 210 de trabalho individual. Estruturalmente esta Unidade Curricular incorporta três Módulos : Modulo I – Contexto de cuidados de saúde primários desenvolvido em Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados; Modulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia na assistência à criança em situação de doença aguda ou crónica; Modulo III – Serviços de Urgência e Neonatologia. A elaboração deste relatório descreve o processo de aquisição de competências especializadas atendendo aos quatro domínios da Enfermagem: Prestação de Cuidados; Gestão; Formação e Investigação. Regendo-se pelos domínios de intervenção da Enfermagem, foram traçados os objectivos para o Estágio e delineadas as actividades para o seu alcance, recorrendo à análise crítico-reflexiva sobre o percurso de aprendizagem de competências especializadas. Esta análise crítico-reflexiva centra-se no cuidado à criança e família como unidade alvo de cuidados, e foca áreas de atenção relacionadas com a assistência de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, donde se podem destacar a transição para a parentalidade, a parceria de cuidados, a vinculação e a relação mãe-filho, a amamentação e controlo da dor na criança. Reflete o desenvolvimento de aprendizagens conciliando os conhecimentos teóricos do Curso de Mestrado com os contributos da minha experiência profissional e pessoal. A Metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a metodologia descritiva, sustentada na pesquisa bibliográfica sobre a evidência ciêntifica actual. |
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Relatório de estágioPracticum reportEnfermagemChild and pediatric healthCriança/famíliaNursingChild health nurseChild/familyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente documento apresenta-se como um elemento de avaliação da Unidade Curricular de Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem-Porto, da Universidade Católica Portuguesa. O Estágio de Saúde Infantil e Pediátrica teve início a 02 de Maio de 2017 e terminou a 16 de Janeiro de 2018. Comporta um total de 30 ECTS, que compreendem 750h de trabalho das quais 540 são de contacto e 210 de trabalho individual. Estruturalmente esta Unidade Curricular incorporta três Módulos : Modulo I – Contexto de cuidados de saúde primários desenvolvido em Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados; Modulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia na assistência à criança em situação de doença aguda ou crónica; Modulo III – Serviços de Urgência e Neonatologia. A elaboração deste relatório descreve o processo de aquisição de competências especializadas atendendo aos quatro domínios da Enfermagem: Prestação de Cuidados; Gestão; Formação e Investigação. Regendo-se pelos domínios de intervenção da Enfermagem, foram traçados os objectivos para o Estágio e delineadas as actividades para o seu alcance, recorrendo à análise crítico-reflexiva sobre o percurso de aprendizagem de competências especializadas. Esta análise crítico-reflexiva centra-se no cuidado à criança e família como unidade alvo de cuidados, e foca áreas de atenção relacionadas com a assistência de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, donde se podem destacar a transição para a parentalidade, a parceria de cuidados, a vinculação e a relação mãe-filho, a amamentação e controlo da dor na criança. Reflete o desenvolvimento de aprendizagens conciliando os conhecimentos teóricos do Curso de Mestrado com os contributos da minha experiência profissional e pessoal. A Metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a metodologia descritiva, sustentada na pesquisa bibliográfica sobre a evidência ciêntifica actual.The present document presents as an element of evaluation of the Curricular Unit of Report of the Master Course in Nursing with Specialization in Nursing of Child and Pediatric Health of the Escola de Enfermagem-Porto, Universidade Católica Portuguesa. The Pediatric and Child Health Internship began on May 2, 2017 and ended on January 16, 2018. It has a total of 30 ECTS, comprising 750 hours of work, of which 540 are contact and 210 individual work. Structurally this Unit incorporates three Modules: Module I - Context of primary health care developed in Community Health Care Unit and Personalized Health Care Unit; Module II - Medicine and Surgery Services in the care of children with acute or chronic illness; Module III - Emergency and Neonatology Services. The elaboration of this report describes the process of acquisition of specialized competences taking care of the four domains of Nursing: Caring Care; Management; Training and Research. Based on the Nursing areas of intervention, the objectives for the Internship were outlined and the activities for its scope outlined, using a critical-reflexive analysis of the specialized skills learning course. This critical-reflexive analysis focuses on caring for the child and family as a target unit of care, and focuses attention areas related to Nursing assistance in Child and Pediatric Health, where the transition to parenting, the care, attachment and mother-child relationship, breastfeeding and control of pain in children. It reflects the development of learning by reconciling the theoretical knowledge of the Master Course with the contributions of my professional and personal experience. The Methodology used to elaborate this work was the descriptive methodology, based on the bibliographical research on the current scientific evidence.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Carla Cristina Araújo2021-01-05T09:47:23Z2018-09-0420182018-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31549TID:202469336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:23.863362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente documento apresenta-se como um elemento de avaliação da Unidade Curricular de Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem-Porto, da Universidade Católica Portuguesa. O Estágio de Saúde Infantil e Pediátrica teve início a 02 de Maio de 2017 e terminou a 16 de Janeiro de 2018. Comporta um total de 30 ECTS, que compreendem 750h de trabalho das quais 540 são de contacto e 210 de trabalho individual. Estruturalmente esta Unidade Curricular incorporta três Módulos : Modulo I – Contexto de cuidados de saúde primários desenvolvido em Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados; Modulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia na assistência à criança em situação de doença aguda ou crónica; Modulo III – Serviços de Urgência e Neonatologia. A elaboração deste relatório descreve o processo de aquisição de competências especializadas atendendo aos quatro domínios da Enfermagem: Prestação de Cuidados; Gestão; Formação e Investigação. Regendo-se pelos domínios de intervenção da Enfermagem, foram traçados os objectivos para o Estágio e delineadas as actividades para o seu alcance, recorrendo à análise crítico-reflexiva sobre o percurso de aprendizagem de competências especializadas. Esta análise crítico-reflexiva centra-se no cuidado à criança e família como unidade alvo de cuidados, e foca áreas de atenção relacionadas com a assistência de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, donde se podem destacar a transição para a parentalidade, a parceria de cuidados, a vinculação e a relação mãe-filho, a amamentação e controlo da dor na criança. Reflete o desenvolvimento de aprendizagens conciliando os conhecimentos teóricos do Curso de Mestrado com os contributos da minha experiência profissional e pessoal. A Metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a metodologia descritiva, sustentada na pesquisa bibliográfica sobre a evidência ciêntifica actual. |
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