A repercussão da mídia alternativa no ciberespaço: estudo comparativo das páginas “Outras Palavras” e “O Corvo”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18542 |
Resumo: | O presente trabalho discute a ressonância das mídias alternativas no espaço virtual, partindo da análise dos meios online com perfis no Facebook: jornal “O Corvo”, português, e o site brasileiro “Outras Palavras”, de maneira individual e comparativa. Veículos com distinções no modo de divulgar mensagens. O primeiro classificado como mídia comunitária e o segundo de ideologia esquerdista, comunicação compartilhada e pós-capitalista. A proposta é mensurar a reação dos usuários diante desse tipo de comunicação que vem sendo semeada e oferecer uma gama de considerações a serem discutidas sobre jornalismo independente. Bem como tecer comentários sobre a sustentabilidade. Para tanto, foram realizadas análise de peças publicadas pelos meios alternativos em seus perfis do Facebook e entrevistas com leitores e não leitores dos veículos. Assim, concluiu-se, após as observações, que a chamada imprensa de contrahegemonia ganhou ambiente de propagação de conteúdos com a emergência da Internet. Os meios estudados divulgam textos críticos que problematizam assuntos polêmicos e provocam reflexão, aprofundamento de temas e acréscimo de informações antes omissas quando da massificação da mídia ao público leitor. Portanto, alcançam o público não só pelos conteúdos, mas também pelo investimento em meios digitais e convergência de mídia. Novas formas de comunicar que rompem com a censura proveniente de dependências financeiras a Estado, governos ou mercado, em uma esfera à parte dos mainstream media. Um novo tipo de fazer jornalismo que procura fomentar a democracia e o pensamento emancipado. |
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A repercussão da mídia alternativa no ciberespaço: estudo comparativo das páginas “Outras Palavras” e “O Corvo”Mídia AlternativaMídia ComunitáriaCiberespaçoRedes SociaisContra-HegemoniaAlternative MediaCyberspaceSocial NetworksCounterhegemonyCommunity MediaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho discute a ressonância das mídias alternativas no espaço virtual, partindo da análise dos meios online com perfis no Facebook: jornal “O Corvo”, português, e o site brasileiro “Outras Palavras”, de maneira individual e comparativa. Veículos com distinções no modo de divulgar mensagens. O primeiro classificado como mídia comunitária e o segundo de ideologia esquerdista, comunicação compartilhada e pós-capitalista. A proposta é mensurar a reação dos usuários diante desse tipo de comunicação que vem sendo semeada e oferecer uma gama de considerações a serem discutidas sobre jornalismo independente. Bem como tecer comentários sobre a sustentabilidade. Para tanto, foram realizadas análise de peças publicadas pelos meios alternativos em seus perfis do Facebook e entrevistas com leitores e não leitores dos veículos. Assim, concluiu-se, após as observações, que a chamada imprensa de contrahegemonia ganhou ambiente de propagação de conteúdos com a emergência da Internet. Os meios estudados divulgam textos críticos que problematizam assuntos polêmicos e provocam reflexão, aprofundamento de temas e acréscimo de informações antes omissas quando da massificação da mídia ao público leitor. Portanto, alcançam o público não só pelos conteúdos, mas também pelo investimento em meios digitais e convergência de mídia. Novas formas de comunicar que rompem com a censura proveniente de dependências financeiras a Estado, governos ou mercado, em uma esfera à parte dos mainstream media. Um novo tipo de fazer jornalismo que procura fomentar a democracia e o pensamento emancipado.This paper discusses the resonance of alternative media in the virtual space, based on the analysis of online media with profiles on Facebook: Portuguese newspaper “O Corvo” and Brazilianwebsite “Outras Palavras”, individual and comparative way. Vehicles with distinctions in order to disseminate messages. The first classified as community media and the second of leftist ideology, shared communication and postcapitalist. The proposal is to measure the reaction of the users on this type of communication that has been sown and offer a range of considerations to be discussed on independent journalism. Therefore, we realized analysis thepages of publications on their Facebook profiles and interviews with readers and not readers. Thus, it is clear, after the observations, the call press counterhegemony gained content propagation space with the emergence of the Internet. The studied media disclose critical issues texts controversial issues and provoke reflection, deepening themes and adding information before missing when the media mass to the reading public. Therefore, reach the audience not only the content, but also by investing in digital media and media convergence. New ways to communicate that break the censorship from financial dependencies State, government or market, in a sphere apart from the mainstream media. A new type of journalism that seeks to promote democracy and emancipated thought.Jorge, AnaRUNTeixeira, Lina Moscoso2016-07-26T10:57:13Z2016-05-312016-04-122016-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18542TID:201207222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:47Zoai:run.unl.pt:10362/18542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:49.445020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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