Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiano, Gilberto Aparecido
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1860
Resumo: O artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica.
id RCAP_06e92d35e4a8c948aced32a8d3b16d4e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartísticaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ARTÍSTICABRASILEDUCATIONART EDUCATIONBRAZILO artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica.This study deals with issues concerning corpor(eity), curriculum (fragmented), versatility and multi-artistic teams on Art Education in Brazilian Elementary School (5th - 9th grades). It is understood that Art-Education is an area of knowledge or epistemology of art (Barbosa, 1998) and also the possibility of Aesthetic Education which (trans)forms the human uniqueness and the wider social relations, within a transdisciplinary perspective, and which promotes an alliance among artistic expressions, media, epistemo-aesthetic references and corpor(eity). Finally, Aesthetic Education which expands new cognitive, imaginative, emotional, creative and critical horizons. In such case, more than a concept, corpor(eity) is seen as a living organism which overcomes polarizations and dualities (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Given a fragmented curriculum and a multipurpose exercise, the study also shows the idea of a cultural action with multi-artistic teams which are mediated by projects of work (Hernández, 2007).Edições Universitárias Lusófonas2012-03-16T20:42:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1860por1646-401XDamiano, Gilberto AparecidoMoreira, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.135736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
title Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
spellingShingle Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
Damiano, Gilberto Aparecido
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
BRASIL
EDUCATION
ART EDUCATION
BRAZIL
title_short Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
title_full Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
title_fullStr Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
title_full_unstemmed Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
title_sort Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
author Damiano, Gilberto Aparecido
author_facet Damiano, Gilberto Aparecido
Moreira, Tania
author_role author
author2 Moreira, Tania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiano, Gilberto Aparecido
Moreira, Tania
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
BRASIL
EDUCATION
ART EDUCATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
BRASIL
EDUCATION
ART EDUCATION
BRAZIL
description O artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-03-16T20:42:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1860
url http://hdl.handle.net/10437/1860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318022746112