Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1860 |
Resumo: | O artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica. |
id |
RCAP_06e92d35e4a8c948aced32a8d3b16d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartísticaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ARTÍSTICABRASILEDUCATIONART EDUCATIONBRAZILO artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica.This study deals with issues concerning corpor(eity), curriculum (fragmented), versatility and multi-artistic teams on Art Education in Brazilian Elementary School (5th - 9th grades). It is understood that Art-Education is an area of knowledge or epistemology of art (Barbosa, 1998) and also the possibility of Aesthetic Education which (trans)forms the human uniqueness and the wider social relations, within a transdisciplinary perspective, and which promotes an alliance among artistic expressions, media, epistemo-aesthetic references and corpor(eity). Finally, Aesthetic Education which expands new cognitive, imaginative, emotional, creative and critical horizons. In such case, more than a concept, corpor(eity) is seen as a living organism which overcomes polarizations and dualities (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Given a fragmented curriculum and a multipurpose exercise, the study also shows the idea of a cultural action with multi-artistic teams which are mediated by projects of work (Hernández, 2007).Edições Universitárias Lusófonas2012-03-16T20:42:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1860por1646-401XDamiano, Gilberto AparecidoMoreira, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.135736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
title |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
spellingShingle |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística Damiano, Gilberto Aparecido EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BRASIL EDUCATION ART EDUCATION BRAZIL |
title_short |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
title_full |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
title_fullStr |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
title_full_unstemmed |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
title_sort |
Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
author |
Damiano, Gilberto Aparecido |
author_facet |
Damiano, Gilberto Aparecido Moreira, Tania |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Tania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiano, Gilberto Aparecido Moreira, Tania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BRASIL EDUCATION ART EDUCATION BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BRASIL EDUCATION ART EDUCATION BRAZIL |
description |
O artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-16T20:42:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1860 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136318022746112 |