As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula Cristina Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ruão, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42119
Resumo: O objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica.
id RCAP_06ea9e991dc877a5ee00302227c06297
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionaisUniversidadesSociedade da InovaçãoTransferência de conhecimentoComunicaçãoInterorganizacionalEstratégiaUniversitiesInnovation societyKnowledge transferInterorganizationalCommunicationStrategyCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica.The purpose of this article is to understand the role played by universities in the innovation society, the correlation of this in the communication models adopted universities. To reach this objective, we will promote the debate on innovation in companies and organizations, and on the concepts related to the third mission of universities: knowledge and technology transfer, diffusion, dissemination, valorization and communication of innovation. As a result, we will infer about the strategies and the communication models used by universities in innovation transfer to society. The methodology used in this study, combines documental analysis, on literature and public deliberations; and direct observation in research consortia. The results point out the evolution from a unidirectional communication model to a dialogic model of interorganizational collaboration and participation of universities in society, and a greater involvement and engagement in narrowing social relations. The originality of this study relates to the Organizational and Strategic Communication approach that was produced.Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)Universidade do MinhoRibeiro, Paula Cristina CamposRuão, Teresa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42119por2182-4037http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:24.800971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
title As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
spellingShingle As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
Ribeiro, Paula Cristina Campos
Universidades
Sociedade da Inovação
Transferência de conhecimento
Comunicação
Interorganizacional
Estratégia
Universities
Innovation society
Knowledge transfer
Interorganizational
Communication
Strategy
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
title_full As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
title_fullStr As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
title_full_unstemmed As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
title_sort As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
author Ribeiro, Paula Cristina Campos
author_facet Ribeiro, Paula Cristina Campos
Ruão, Teresa
author_role author
author2 Ruão, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paula Cristina Campos
Ruão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades
Sociedade da Inovação
Transferência de conhecimento
Comunicação
Interorganizacional
Estratégia
Universities
Innovation society
Knowledge transfer
Interorganizational
Communication
Strategy
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Universidades
Sociedade da Inovação
Transferência de conhecimento
Comunicação
Interorganizacional
Estratégia
Universities
Innovation society
Knowledge transfer
Interorganizational
Communication
Strategy
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42119
url http://hdl.handle.net/1822/42119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-4037
http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132558760345600