As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/42119 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica. |
id |
RCAP_06ea9e991dc877a5ee00302227c06297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionaisUniversidadesSociedade da InovaçãoTransferência de conhecimentoComunicaçãoInterorganizacionalEstratégiaUniversitiesInnovation societyKnowledge transferInterorganizationalCommunicationStrategyCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica.The purpose of this article is to understand the role played by universities in the innovation society, the correlation of this in the communication models adopted universities. To reach this objective, we will promote the debate on innovation in companies and organizations, and on the concepts related to the third mission of universities: knowledge and technology transfer, diffusion, dissemination, valorization and communication of innovation. As a result, we will infer about the strategies and the communication models used by universities in innovation transfer to society. The methodology used in this study, combines documental analysis, on literature and public deliberations; and direct observation in research consortia. The results point out the evolution from a unidirectional communication model to a dialogic model of interorganizational collaboration and participation of universities in society, and a greater involvement and engagement in narrowing social relations. The originality of this study relates to the Organizational and Strategic Communication approach that was produced.Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)Universidade do MinhoRibeiro, Paula Cristina CamposRuão, Teresa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42119por2182-4037http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:24.800971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
title |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
spellingShingle |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais Ribeiro, Paula Cristina Campos Universidades Sociedade da Inovação Transferência de conhecimento Comunicação Interorganizacional Estratégia Universities Innovation society Knowledge transfer Interorganizational Communication Strategy Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
title_full |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
title_fullStr |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
title_full_unstemmed |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
title_sort |
As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais |
author |
Ribeiro, Paula Cristina Campos |
author_facet |
Ribeiro, Paula Cristina Campos Ruão, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Ruão, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula Cristina Campos Ruão, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades Sociedade da Inovação Transferência de conhecimento Comunicação Interorganizacional Estratégia Universities Innovation society Knowledge transfer Interorganizational Communication Strategy Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Universidades Sociedade da Inovação Transferência de conhecimento Comunicação Interorganizacional Estratégia Universities Innovation society Knowledge transfer Interorganizational Communication Strategy Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/42119 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/42119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-4037 http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132558760345600 |