Educação Especial - CERCIAG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Beatriz Carvalho Silva de Castro e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85521
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Educação Especial - CERCIAGSpecial Education - CERCIAGDeficiênciaEducação EspecialInclusãoProposta de alteração à legislação de EEOpiniões dos professores do ensino regular e ensino especialDisabilitySpecial EducationInclusionProposed amendment to SE legislationOpinions of teachers of regular education and special educationRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoSocial perspectives and attitudes towards disability have undergone many changes throughout history, and on the basis of this evolution is the conception that disabled children are educable. It is in this sense that special education emerges as a means of meeting the needs of children, youth and adults, with some form of incapacity and / or disability, providing them opportunities and strategies to achieve educational success, integration and social and school inclusion.For a better understanding of the emergence of Special Education and the concept of Special Educational Needs (SEN), a retrospective of its historical evolution, an approach to its main milestones and a summary of the legislation which supports it, is here presented.Afterwards, a description of the CERCIAG internship, its services / valences, activities and projects, as well as all the work developed during the 9-month curricular internship.Considering that, under the Special Education legislation, a proposal for amendment to Decree-Law no. 3/2008, of January 7, currently in force, was currently under discussion, it was intended to understand, on the one hand what are the main implications and changes that will occur in schools, through a questionnaire study, and on the other hand, which are the opinions of teachers from the regular system and special education, on these changes (matters).The conclusions show that today, both regular and special education teachers consider that the way special education has been implemented in regular schools has had positive effects on the school success of students with SEN. However, it also states that they do not have much knowledge about the proposed changes, pointing out that they feel the need for training on this topic. The main concerns pointed out are the permanence of students with SEN during longer periods of time in the classrooms the development of collaborative work among professionals working in the area of Special Education and the adaptation of curricula to the needs and potential of students.As perspetivas sociais e as atitudes em relação à deficiência sofreram bastantes alterações ao longo da história, e na base dessa evolução está a conceção de que as crianças deficientes são educáveis. É nesse sentido que surge a Educação Especial, como meio de atender às necessidades das crianças, jovens e adultos com algum tipo de incapacidade e/ou deficiência, proporcionando-lhes oportunidades e estratégias para alcançarem sucesso educativo, integração e inclusão social e escolar. Para uma melhor compreensão da emergência da Educação Especial e do conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE), é feita uma retrospetiva da sua evolução histórica, uma abordagem dos seus principais marcos, e uma síntese da legislação que a suporta, e que conduziu às práticas dos dias de hoje. De seguida apresenta-se uma caraterização da instituição de estágio, CERCIAG, dos seus serviços/valências, atividades e projetos, bem como todo o trabalho que desenvolvi durante os 9 meses de estágio curricular. Tendo em conta que, no âmbito da legislação da Educação Especial, se encontrava em debate uma proposta de alteração ao Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, que vigora neste momento, pretendia-se compreender, por um lado, quais as principais implicações e mudanças que esta irá provocar nas escolas, e, através de um estudo por questionário, por outro, quais as opiniões dos professores do ensino regular e de educação especial relativamente a essas mudanças. As conclusões mostram que neste momento os professores, tanto do ensino regular como do ensino especial, consideram que a forma como tem sido concretizada a Educação Especial nas escolas regulares tem gerado efeitos positivos no sucesso escolar dos alunos com NEE. Contudo, também se verifica que não possuem muito conhecimento acerca das alterações propostas, manifestando necessidade de formação acerca desse tema. As principais preocupações apontadas são a permanência dos alunos com NEE durante períodos de tempo mais longos dentro de sala de aula, o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre profissionais que operam na área de Educação Especial e a adaptação dos currículos às necessidades e potencialidades dos alunos.2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85521http://hdl.handle.net/10316/85521TID:202193977pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Ana Beatriz Carvalho Silva de Castro ereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-07T10:18:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:49.412195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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