Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos Barrera, Sylvia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/childstudies.5372
Resumo: Este estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.
id RCAP_06ede03e1b18d1419ed83344b9e203d2
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/5372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergenteApplication of the DECOLE programme in a natural classroom situation: effects on emergente literacy skillsEmergent literacyinterventionphonological awarenesskindergartnersoral languageLiteracia emergenteintervençãoconsciência fonológicaalunos do jardim de infâncialinguagem oralEste estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.This quasi-experimental study investigated the effects of the DECOLE Program, applied by a teacher in natural classroom conditions, on preschoolers' emergent literacy skills. Fifty-three Brazilian children attending a public preschool participated (average age: 5 years and 7 months; standard deviation: 3.9 months), separeted into an Experimental Group (n=30) and a Control Group (n=23). Before and after the intervention, participants’ phonological awareness, vocabulary, oral comprehension, and letter knowledge skills were assessed. The results indicate that the groups were equivalent in the pre-test regarding the skills assessed. In the post-intervention, significant differences were observed in favor of the Experimental Group, which participated in the intervention, in phonological awareness, oral comprehension and vocabulary. The results suggest the effectiveness of the DECOLE Program, when applied in a natural classroom situation, for the development of emergent literacy skills considered highly relevant for learning to read and write.Research Centre on Child Studies (CIEC)2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/childstudies.5372https://doi.org/10.21814/childstudies.5372Child Studies; N.º 3 (2023); 29-46Child Studies; No. 3 (2023); 29-462795-5915reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372/6264Copyright (c) 2024 Sylvia Domingos Barrera, Regiane Kosmoski Silvestre Gattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingos Barrera, SylviaKosmoski Silvestre Gatto, Regiane2024-01-06T09:15:21Zoai:journals.uminho.pt:article/5372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:33.916831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
Application of the DECOLE programme in a natural classroom situation: effects on emergente literacy skills
title Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
spellingShingle Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
Domingos Barrera, Sylvia
Emergent literacy
intervention
phonological awareness
kindergartners
oral language
Literacia emergente
intervenção
consciência fonológica
alunos do jardim de infância
linguagem oral
title_short Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
title_full Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
title_fullStr Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
title_full_unstemmed Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
title_sort Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
author Domingos Barrera, Sylvia
author_facet Domingos Barrera, Sylvia
Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane
author_role author
author2 Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos Barrera, Sylvia
Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane
dc.subject.por.fl_str_mv Emergent literacy
intervention
phonological awareness
kindergartners
oral language
Literacia emergente
intervenção
consciência fonológica
alunos do jardim de infância
linguagem oral
topic Emergent literacy
intervention
phonological awareness
kindergartners
oral language
Literacia emergente
intervenção
consciência fonológica
alunos do jardim de infância
linguagem oral
description Este estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/childstudies.5372
https://doi.org/10.21814/childstudies.5372
url https://doi.org/10.21814/childstudies.5372
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372
https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372/6264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Sylvia Domingos Barrera, Regiane Kosmoski Silvestre Gatto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Sylvia Domingos Barrera, Regiane Kosmoski Silvestre Gatto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Centre on Child Studies (CIEC)
publisher.none.fl_str_mv Research Centre on Child Studies (CIEC)
dc.source.none.fl_str_mv Child Studies; N.º 3 (2023); 29-46
Child Studies; No. 3 (2023); 29-46
2795-5915
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136787919011840