Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/childstudies.5372 |
Resumo: | Este estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. |
id |
RCAP_06ede03e1b18d1419ed83344b9e203d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/5372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergenteApplication of the DECOLE programme in a natural classroom situation: effects on emergente literacy skillsEmergent literacyinterventionphonological awarenesskindergartnersoral languageLiteracia emergenteintervençãoconsciência fonológicaalunos do jardim de infâncialinguagem oralEste estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.This quasi-experimental study investigated the effects of the DECOLE Program, applied by a teacher in natural classroom conditions, on preschoolers' emergent literacy skills. Fifty-three Brazilian children attending a public preschool participated (average age: 5 years and 7 months; standard deviation: 3.9 months), separeted into an Experimental Group (n=30) and a Control Group (n=23). Before and after the intervention, participants’ phonological awareness, vocabulary, oral comprehension, and letter knowledge skills were assessed. The results indicate that the groups were equivalent in the pre-test regarding the skills assessed. In the post-intervention, significant differences were observed in favor of the Experimental Group, which participated in the intervention, in phonological awareness, oral comprehension and vocabulary. The results suggest the effectiveness of the DECOLE Program, when applied in a natural classroom situation, for the development of emergent literacy skills considered highly relevant for learning to read and write.Research Centre on Child Studies (CIEC)2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/childstudies.5372https://doi.org/10.21814/childstudies.5372Child Studies; N.º 3 (2023); 29-46Child Studies; No. 3 (2023); 29-462795-5915reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372/6264Copyright (c) 2024 Sylvia Domingos Barrera, Regiane Kosmoski Silvestre Gattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingos Barrera, SylviaKosmoski Silvestre Gatto, Regiane2024-01-06T09:15:21Zoai:journals.uminho.pt:article/5372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:33.916831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente Application of the DECOLE programme in a natural classroom situation: effects on emergente literacy skills |
title |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente |
spellingShingle |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente Domingos Barrera, Sylvia Emergent literacy intervention phonological awareness kindergartners oral language Literacia emergente intervenção consciência fonológica alunos do jardim de infância linguagem oral |
title_short |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente |
title_full |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente |
title_fullStr |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente |
title_full_unstemmed |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente |
title_sort |
Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente |
author |
Domingos Barrera, Sylvia |
author_facet |
Domingos Barrera, Sylvia Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane |
author_role |
author |
author2 |
Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos Barrera, Sylvia Kosmoski Silvestre Gatto, Regiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emergent literacy intervention phonological awareness kindergartners oral language Literacia emergente intervenção consciência fonológica alunos do jardim de infância linguagem oral |
topic |
Emergent literacy intervention phonological awareness kindergartners oral language Literacia emergente intervenção consciência fonológica alunos do jardim de infância linguagem oral |
description |
Este estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/childstudies.5372 https://doi.org/10.21814/childstudies.5372 |
url |
https://doi.org/10.21814/childstudies.5372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372 https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5372/6264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Sylvia Domingos Barrera, Regiane Kosmoski Silvestre Gatto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Sylvia Domingos Barrera, Regiane Kosmoski Silvestre Gatto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Centre on Child Studies (CIEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Centre on Child Studies (CIEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Child Studies; N.º 3 (2023); 29-46 Child Studies; No. 3 (2023); 29-46 2795-5915 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136787919011840 |