A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Carreiras
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5624
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f4a158741e1abaf20822e0afa08f9279
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infânciaJardim de InfânciaLiteraciaLiteracia emergenteProduções escritasConsciência fonológicaKindergartenLiteracyEmergent literacyWritten productionsPhonological awarenessRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos contextos educativos de Creche e Jardim de Infância, resultante do Mestrado em Educação Pré-escolar. É objetivo deste relatório ilustrar de forma crítica e reflexiva o trabalho desenvolvido em ambos os contextos educativos. Começo por caraterizar os contextos educativos nos quais decorreu a minha intervenção enquanto educadora-estagiária e, de seguida, analiso a minha prática, em Creche e JI, expondo as intencionalidades pedagógicas que orientaram a minha ação. Após a análise reflexiva acerca da minha prática pedagógica, será apresentada a problemática mais significativa da PPS. Na sua investigação procurei estudar as produções escritas de quatro crianças do grupo de Jardim de Infância, analisando a iniciativa, a idade, o género, o tipo de escrita (frases ou palavras/ manual ou digital) e os conteúdos presentes nessas produções. A análise dos dados será feita recorrendo à análise quantitativa e qualitativa. Na abordagem quantitativa, os dados serão organizados em esquemas síntese e em tabelas de frequência. Na interpretação qualitativa tentarei perceber como a emergência da escrita surge no Pré-Escolar, bem como isso se reflete nas produções escritas destas crianças. A investigação parece confirmar que a maioria das produções escritas parte da iniciativa das próprias crianças. Aponta, também, para uma diferenciação nos conteúdos entre as crianças de cinco e seis anos de idade, bem como uma distinção entre os processos de escrita manual e digital que se reflete no tipo de produções escritas (palavras/frases).ABSTRACT This report was elaborated for the curricular unit Supervised Professional Practice developed in the educational contexts of Nursery and Kindergarten, under the Master in Preschool Education. It is the aim of this report to illustrate in critical and reflective way the work developed in both educational contexts. I will start by characterizing the educational contexts where I developed my intervention as a teacher-intern and then I will analyze my practice in Nursery and Kindergarten, exposing the pedagogical intentions that guided my action. After the reflective analysis of my pedagogical practice, I will present the most significant problematic of the PPS. In the investigation work I propose to study the written productions of four children of the kindergarten group, analyzing initiative, age, gender, type of writing (sentences or words / manual or digitally) and the actual content of these productions. Data analysis will be realized under a quantitative and qualitative perspective. The quantitative approach data is organized in synthesis schemes and frequency tables. While in the qualitative interpretation I will attempt to understand how the emergence of writing occurs in pre-school and how that is reflected in the written productions of these children. The investigation seems to confirm that the majority of the written productions are from children's own initiative. Also points out to a differentiation in the content among children of five and six years old, as well as a distinction between manual and digital writing processes which is reflected in the type of written productions (words / phrases).Fuertes, MarinaRCIPLSantos, Joana Carreiras2016-02-03T10:09:34Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5624TID:201367300porSantos, J. C. (2015). A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:53.110035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
title A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
spellingShingle A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
Santos, Joana Carreiras
Jardim de Infância
Literacia
Literacia emergente
Produções escritas
Consciência fonológica
Kindergarten
Literacy
Emergent literacy
Written productions
Phonological awareness
title_short A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
title_full A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
title_fullStr A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
title_full_unstemmed A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
title_sort A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
author Santos, Joana Carreiras
author_facet Santos, Joana Carreiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Carreiras
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Literacia
Literacia emergente
Produções escritas
Consciência fonológica
Kindergarten
Literacy
Emergent literacy
Written productions
Phonological awareness
topic Jardim de Infância
Literacia
Literacia emergente
Produções escritas
Consciência fonológica
Kindergarten
Literacy
Emergent literacy
Written productions
Phonological awareness
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-03T10:09:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5624
TID:201367300
url http://hdl.handle.net/10400.21/5624
identifier_str_mv TID:201367300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, J. C. (2015). A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407099224064