Efeito do exergames no desempenho motor e no tempo de reação em uma criança com transtorno do espectro autista
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.27119 |
Resumo: | Dificuldades nas funções executivas e no desempenho motor em crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) têm sido alvos de pesquisas. Este estudo teve por objetivo verificar o efeito do exergames no desempenho motor e no tempo de reação de uma criança (6 anos) com TEA. Foram aplicadas oito semanas de jogos com o Xbox Kinect, com encontros semanais e duração de 35 a 40 minutos. O desempenho motor foi avaliado pela Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e o tempo de reação pelo teste Reação Simples e de Escolha RT/S1, disponível no sistema computadorizado Mental Test and Training System. Os dados obtidos foram analisados segundo o Método JT. Os resultados indicaram uma mudança positiva confiável no quociente motor geral (QMGpré= 87.5/QMGpós= 102.32) com um índice de mudança positiva confiável (IMC) de 4.19, na idade motora geral (IMGpré= 70/IMGpós= 88; IMC= 4.55) e nas áreas motoras equilíbrio (QMpré= 52,5/QMpós= 104,65; IMC= 2,47) e esquema corporal (IMpré= 60/IMpós= 96; IMC= 2.63) após aplicação do exergames, entretanto, sem alterações significativas nos escores do tempo de reação (TRpré= 361/TRpós= 319; IMC= 1,26). As descobertas sugerem que o uso do exergames parece refletir em melhorias nos aspectos motores, mas não no tempo de reação. |
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Efeito do exergames no desempenho motor e no tempo de reação em uma criança com transtorno do espectro autistaEfeito do exergames no desempenho motor e no tempo de reação em uma criança com transtorno do espectro autistaOriginal ArticleDificuldades nas funções executivas e no desempenho motor em crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) têm sido alvos de pesquisas. Este estudo teve por objetivo verificar o efeito do exergames no desempenho motor e no tempo de reação de uma criança (6 anos) com TEA. Foram aplicadas oito semanas de jogos com o Xbox Kinect, com encontros semanais e duração de 35 a 40 minutos. O desempenho motor foi avaliado pela Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e o tempo de reação pelo teste Reação Simples e de Escolha RT/S1, disponível no sistema computadorizado Mental Test and Training System. Os dados obtidos foram analisados segundo o Método JT. Os resultados indicaram uma mudança positiva confiável no quociente motor geral (QMGpré= 87.5/QMGpós= 102.32) com um índice de mudança positiva confiável (IMC) de 4.19, na idade motora geral (IMGpré= 70/IMGpós= 88; IMC= 4.55) e nas áreas motoras equilíbrio (QMpré= 52,5/QMpós= 104,65; IMC= 2,47) e esquema corporal (IMpré= 60/IMpós= 96; IMC= 2.63) após aplicação do exergames, entretanto, sem alterações significativas nos escores do tempo de reação (TRpré= 361/TRpós= 319; IMC= 1,26). As descobertas sugerem que o uso do exergames parece refletir em melhorias nos aspectos motores, mas não no tempo de reação.Difficulties in executive functions and motor performance in children with autism spectrum disorder (ASD) have been researched. This study aimed to verify the effect of exergames on motor performance and reaction time of a child (6 years old) with ASD. Eight weeks of games with Xbox Kinect were applied, with weekly meetings and duration of 35 to 40 minutes. Motor performance was assessed by the Motor Development Scale (EDM) and reaction time by the Simple Reaction and Choice RT/S1 test, available in the computerized Mental Test and Training System. The data obtained were analyzed according to the JT Method. The results indicated a reliable positive change in the general motor quotient (QMGpre= 87.5/QMGpost= 102.32) with a reliable change index (IMC) of 4.19, in the general motor age (IMGpre= 70/IMGpost= 88; IMC= 4.55) and in the motor areas balance (QMpre= 52.5/QMpost= 104.65; IMC= 2.47) and body schema (IMpre= 60/IMpost= 96; IMC= 2.63) after application of the exergames, but without significant changes in the reaction time scores (TRpre= 361/TRpost= 319; IMC= 1.26). The findings suggest that the use of exergames seems to reflect improvements in motor aspects but not in reaction time.Edições Sílabas Didáticas2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.27119por2182-29721646-107XSantos Diniz, Elizângela Fernandes FerreiraMoreira, Osvaldo CostaOliveira, Claudia Eliza Patrocínio dePereira, Eveline Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-08T13:45:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:17.703611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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