Avaliação do tempo de reação em crianças com anemia falciforme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinello, Kellen Carvalho Vicentina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Maria Claudia, Rocha Junior, Valdinar de Araújo, Medeiros, Flavia Vanessa de Araujo, Teles, Fernanda Sampaio, Coutinho, Sílvia Maria Gonçalves, do Carmo, Jake Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.18935
Resumo: A anemia falciforme é uma doença crônica capaz de afetar gravemente a habilidade de processar rapidamente uma informação. O objetivo deste estudo foi avaliar o tempo de reação em crianças portadoras de anemia falciforme, usando testes de tempo de reação simples e tempo de reação de escolha . Foi realizado um estudo transversal no Hospital da Criança de Brasília, com pacientes do ambulatório de hematologia. O grupo experimental foi composto por 24 crianças falcêmicas e o grupo controle por 22 crianças não afetadas pela anemia falciforme. O tempo de reação simples e o tempo de reação de escolha foram avaliados por meio de equipamentos desenvolvidos para esse fim. Os resultados mostraram déficit significativo no tempo de reação de escolha das crianças com anemia falciforme (p= 0.000161). No tempo de reação simples o grupo experimental apresentou menor atenção, cometendo uma maior proporção de erros por omissão, quando comparado ao grupo experimental (p=  0.00678). O menor índice de acerto nos testes de tempo de reação simpoles e tempo de reação de escolha em crianças com anemia falciforme pode estar relacionada à alta prevalência de infarto cerebral silencioso nessa população. Outro fato que pode ser associado ao aumento do tempo de reação nas crianças portadoras de anemia falciforme é a falta de vivência e oportunidades de atividades motoras ao longo da infância em razão da patologia. PALAVRAS-CHAVE: doença crônica; hemoglobina falciforme; desenvolvimento infantil; desempenho psicomotor; lesões encefálicas.
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