A Tenda: Proposta para o Mercado Municipal de Amarante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Jorge Manuel Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8014
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a requalificação do Mercado de Amarante, situado na margem direita do rio Tâmega, projetado em 1965 pelo arquiteto Januário Godinho de Almeida. Este Mercado é alvo de atenção pois é uma estrutura tradicional de comércio retalhista de grande importância de há séculos até aos dias de hoje. Este espaço revela-se, assim, uma mais-valia para a dinamização do centro da cidade, já que é uma referência socioeconómica e urbana muito forte que precisa de ser preservada e dinamizada. Contudo, a falta de serviços de apoio e o atual modelo de gestão, entre outros fatores, têm inviabilizado o seu crescimento notando-se, inclusivamente, um decréscimo no afluxo de clientes. Esta posição debilitada no sector do comércio deve-se a complexidades inerentes à expansão da cidade. Consequentemente, verifica-se a desertificação das áreas centrais das cidades e degradação da edificação e a criação de novos polos de atração, como os hipermercados. Estes apresentam-se como estruturas com grande facilidade de acesso, estacionamento, diversidade de produtos e promoções levando a elevados níveis de exigência por parte dos consumidores, sobretudo nas faixas etárias mais jovens. No entanto, o Mercado Municipal afirma-se perante consumidores que valorizam a variedade dos produtos e qualidade associada (sobretudo nos produtos hortícolas e no peixe), a relação de confiança e proximidade com os vendedores e a satisfatória relação qualidade/preço. Para alcançar uma melhor divulgação do mercado deve-se realçar a sua especialização em produtos frescos, boa imagem e a confiança que os consumidores sentem nos produtos adquiridos, para o que concorrem as garantias de limpeza e higiene, o atendimento personalizado e a sua influência no território (o seu valor histórico-patrimonial, a identidade criada com o espaço urbano e a tradição como lugar de encontro e convivência social).
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