Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos de leitura em literatura portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eustáquio, Ana Maria Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9858
Resumo: Na sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procuramos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, incompatível com as exigências do programa da disciplina, especialmente da rubrica Projeto Individual de Leitura. Esta vontade de melhoria e de aperfeiçoamento profissional concretizou-se através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. Assim, estruturamos o projeto em quatro fases, conforme estipula Serrano (2008): diagnóstico, planificação, aplicação/execução e avaliação. O projeto em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018, no âmbito do desenvolvimento curricular. Para a recolha e tratamento de dados, em cada fase do projeto, recorremos a métodos maioritariamente qualitativos (observação direta participante, através de grelhas de observação focada, e análise de conteúdo dos portefólios dos alunos, através de uma grelha de análise categorial), ainda que também extraíssemos dados quantitativos (por meio de listas de verificação). Os resultados esperados foram alcançados e os objetivos concretizados, tendo o projeto revelado grandes potencialidades para a promoção da leitura na Escola, não só em Literatura Portuguesa, mas também noutras áreas, nomeadamente através de outros projetos que posteriormente se conceberam e/ou implementaram na biblioteca escolar, coordenados pela autora, também a professora bibliotecária, com a participação de alunos do grupo-amostra deste estudo e outros.
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No nosso estudo, procuramos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, incompatível com as exigências do programa da disciplina, especialmente da rubrica Projeto Individual de Leitura. Esta vontade de melhoria e de aperfeiçoamento profissional concretizou-se através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. Assim, estruturamos o projeto em quatro fases, conforme estipula Serrano (2008): diagnóstico, planificação, aplicação/execução e avaliação. O projeto em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018, no âmbito do desenvolvimento curricular. Para a recolha e tratamento de dados, em cada fase do projeto, recorremos a métodos maioritariamente qualitativos (observação direta participante, através de grelhas de observação focada, e análise de conteúdo dos portefólios dos alunos, através de uma grelha de análise categorial), ainda que também extraíssemos dados quantitativos (por meio de listas de verificação). Os resultados esperados foram alcançados e os objetivos concretizados, tendo o projeto revelado grandes potencialidades para a promoção da leitura na Escola, não só em Literatura Portuguesa, mas também noutras áreas, nomeadamente através de outros projetos que posteriormente se conceberam e/ou implementaram na biblioteca escolar, coordenados pela autora, também a professora bibliotecária, com a participação de alunos do grupo-amostra deste estudo e outros.Nowadays, the promotion of reading is vital, given its benefits for the education of individuals and for school success. So, it should mobilize the school to renew reading teaching and learning methods, especially literary reading, the most deficient skill. This need is especially relevant in secondary education, as reading habits decrease as young people age. In our study, we tried to tackle the lack of reading habits in a 10th grade Portuguese Literature class, incompatible with the requirements of the subject program, especially the Individual Reading Project. For this purpose, an action-research project was applied, according to the project methodology. Therefore, we structured the project in four phases, according to Serrano (2008): diagnosis, planning, application/execution and evaluation. The reading project we developed was designed according to principles inherent to the reading modalities usually referred to as reading workshops, reading clubs or circles, book clubs, virtual reading clubs or reader communities. It was applied during one school year - 2017/2018. For data collection and processing, in each phase of the project, we used qualitative methods (direct participant observation, through focused observation grids, and content analysis of the students' portfolios, through a categorical analysis grid). However, we also obtained quantitative data (through checklists). Both the expected results and the objectives were achieved, and the project revealed great potential for the promotion of reading at school, not only in Portuguese Literature, but also in other areas, namely through other projects that were later conceived and/or applied in the library, coordinated by the author, also the librarian teacher, with the participation of students from the sample-group of this study and others.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRepositório AbertoEustáquio, Ana Maria Carvalho2020-06-162020-07-152020-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9858TID:202501540porEustáquio, Ana Maria Carvalho - Promoção da leitura no ensino secundário [Em linha]: os projetos de leitura em literatura portuguesa. Lisboa: [s.n.], 2020. 209 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:51Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:31.645953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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