A estampa como diferencial de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Eduarda do Monte Lima Pereira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11287
Resumo: O presente trabalho tem por principal objetivo questionar o uso da estamparia como diferencial de marca. A investigação insere-se no âmbito do design de moda e branding, buscando uma construção complexa e efetiva no processo de construção identitária e leitura de imagem de marca por parte dos consumidores. A partir do desenvolvimento de uma linguagem visual especifica por parte da empresa, um novo elemento de diferenciação é anexado no desenho da marca, naquilo que se tensiona projetar como imagem para o público. A partir da inserção de novas modalidades de elementos de diferenciação, tomando como exemplo o design de superfície, a marca pode articular discursos – ainda que a nível abstrato – para agregar valor ao produto proposto/criado frente a necessidade contemporânea de estabelecer preços que não se justifiquem apenas a partir da matéria prima utilizada e dos custos de produção. Levantou-se ainda, nesse aspeto de valoração do produto, a hipótese dos serviços comumente terceirizados, como no caso da estamparia, se estabelecerem enquanto marcas de domínio público através de designers autónomos ou estúdios prestadores de serviço. Outra questão que surge é a possibilidade do uso da estamparia, pela empresa que a assume como parte integrante do seu ADN, como estratégia lucrativa e pouco dispendiosa de ampliação mercadológica a partir de parcerias corporativas. Neste estudo, a metodologia adotada é de tipo misto. A primeira parte da investigação desenvolve-se de forma exploratória, a partir da revisão de literatura a fim de esclarecer o contexto discutido. Numa segunda fase da investigação, já em caráter intervencionista, o uso de uma metodologia quantitativa através de um questionário online para fins de análise de consumo da marca de isqueiros Clipper. A marca em questão assume o design de superfície como forte componente de comunicação com o consumidor e como dispositivo de valorização e desejo do produto. Com o estudo de teor quantitativo, esperou-se chegar a conclusão de que existe uma identificação por parte dos consumidores de que a estampa é fator constitutivo da imagem da marca Clipper, diferenciando-a das demais, além de o padrão ser ou não fator de influência na decisão de compra.
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A partir da inserção de novas modalidades de elementos de diferenciação, tomando como exemplo o design de superfície, a marca pode articular discursos – ainda que a nível abstrato – para agregar valor ao produto proposto/criado frente a necessidade contemporânea de estabelecer preços que não se justifiquem apenas a partir da matéria prima utilizada e dos custos de produção. Levantou-se ainda, nesse aspeto de valoração do produto, a hipótese dos serviços comumente terceirizados, como no caso da estamparia, se estabelecerem enquanto marcas de domínio público através de designers autónomos ou estúdios prestadores de serviço. Outra questão que surge é a possibilidade do uso da estamparia, pela empresa que a assume como parte integrante do seu ADN, como estratégia lucrativa e pouco dispendiosa de ampliação mercadológica a partir de parcerias corporativas. Neste estudo, a metodologia adotada é de tipo misto. A primeira parte da investigação desenvolve-se de forma exploratória, a partir da revisão de literatura a fim de esclarecer o contexto discutido. Numa segunda fase da investigação, já em caráter intervencionista, o uso de uma metodologia quantitativa através de um questionário online para fins de análise de consumo da marca de isqueiros Clipper. A marca em questão assume o design de superfície como forte componente de comunicação com o consumidor e como dispositivo de valorização e desejo do produto. Com o estudo de teor quantitativo, esperou-se chegar a conclusão de que existe uma identificação por parte dos consumidores de que a estampa é fator constitutivo da imagem da marca Clipper, diferenciando-a das demais, além de o padrão ser ou não fator de influência na decisão de compra.The main objective of this work is to question de use of the pattern design as a brand differential. The research is inserted in the scope of fashion design and branding, seeking a complex and effective construction in the process of identity construction and the reading of the brand image by the consumers. From the development of a specific visual language by the company, a new element of differentiation is attached to the design of the brand, in what it is intended to project as an image to the public. From the insertion of new modalities of differentiating elements, taking surface design as an example, the brand can articulate discourses - even though at an abstract level - to add value to the proposed / created product in the face of the contemporary need to set prices that are not only on the basis of the raw material used and the costs of production. In this aspect of product valuation, there´s the hypothesis of commonly outsourced services, as in the case of pattern design, could be established as public domain brands through independent designers or service studios. Another issue that arises is the possibility of using the surface design, by the companys that assumes it as an important part of it´s DNA, as a profitable and inexpensive strategy for marketing expansion through corporate partnerships. In this study, the methodology adopted was mixed type. The first part of the research is exploratory, based on the literature review in order to clarify the context discussed. In a second phase of the investigation, already interventionist, it was used a quantitative methodology through an online questionnaire with the purpose of analysis of consumption of the lighters brand, Clipper. The brand in question assumes the surface design as a strong component of communication with the consumer and as a device of appreciation and desire for the product. With the study of quantitative content, it was expected to come to the conclusion that there is an identification by consumers that the patterns designs is a constitutive factor of the Clipper brand image, differentiating it from others, and whether or not the pattern is an item of influence on the purchase decision.Fernandes, Clara EloïseMendes, AntóniouBibliorumSouza, Maria Eduarda do Monte Lima Pereira de2021-11-15T09:34:03Z2020-01-282019-12-302020-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11287TID:202785980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:07.150123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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