Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39236
Resumo: A superfície sempre foi encarada como suporte para a necessidade do homem de se expressar, atendendo não só a questões físicas e práticas, mas também às suas demandas sociais e simbólicas. Em paralelo a isso, os atributos simbólicos das marcas ganharam crescente importância no universo do branding, já que as dinâmicas de consumo são, cada vez mais, regidas por aspectos imateriais. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar a relação entre o potencial expressivo das estampas e a construção da identidade de marcas de design autoral, conectando assim esses dois universos: o das superfícies e o das marcas. Para tanto, se conduziu um estudo de casos múltiplos, em que a Detail Papelaria, a Refazenda e a Duas Design foram as marcas selecionadas para análise por terem obtido êxito ao utilizar as estampas como recurso expressivo. Nesse sentido, se adotou como principal objetivo analisar as relações semânticas existentes entre estampas de marcas de design autoral e suas respectivas identidades de marca, para assim entender o potencial do design de superfície enquanto ferramenta de comunicação. Tendo tal propósito em vista, se conduziu a pesquisa ao longo de quatro etapasmetodológicas. A primeira, de natureza teórica, empreendeu uma revisão bibliográfica a fim de identificar contribuições mútuas entre os campos do design de superfície, da linguagem visual e da identidade de marca. A segunda, de caráter exploratório, se deu a partir de uma pesquisa de campo que viabilizou o mapeamento das estratégias de marca utilizadas por cada uma das unidades escolhidas para análise. A terceira etapa, a analítica, se debruçou sobre as estampas propriamente ditas em uma análise visual guiada por uma adaptação do modelo de análise da imagem proposto por Joly (2007). Por fim, a etapa comparativa colocou em diálogo as associações semânticas identificadas na construção da identidade das marcas e os significados articulados por suas estampas. A observação desses casos disparou reflexões sobre aspectos de subjetividade, significado, identidade e diferenciação que a estampa oferece. Assim, se confirmou que, adotando a estamparia como canal de comunicação, uma marca pode ampliar os pontos de contato significativos que estabelece com o público e, desta forma, reforçar sua identidade. Portanto, a estampa tem pleno potencial de atuar como ferramenta de comunicação e construção de identidade de marca, contribuindo para criar constância, ampliar o repertório visual da marca e articular uma rede de associações importantes para seu universo conceitual.
id UFPE_58dfdb963d8182425cd8583a86a81d82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39236
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SANTOS, Jéssica Paiva de Andradehttp://lattes.cnpq.br/7024307220259621http://lattes.cnpq.br/2292931009490444http://lattes.cnpq.br/6115852722430503CAVALCANTI, Virgínia PereiraWAECHTER, Hans da Nóbrega2021-02-18T12:24:21Z2021-02-18T12:24:21Z2020-10-30SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade. Identidade estampada: relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39236A superfície sempre foi encarada como suporte para a necessidade do homem de se expressar, atendendo não só a questões físicas e práticas, mas também às suas demandas sociais e simbólicas. Em paralelo a isso, os atributos simbólicos das marcas ganharam crescente importância no universo do branding, já que as dinâmicas de consumo são, cada vez mais, regidas por aspectos imateriais. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar a relação entre o potencial expressivo das estampas e a construção da identidade de marcas de design autoral, conectando assim esses dois universos: o das superfícies e o das marcas. Para tanto, se conduziu um estudo de casos múltiplos, em que a Detail Papelaria, a Refazenda e a Duas Design foram as marcas selecionadas para análise por terem obtido êxito ao utilizar as estampas como recurso expressivo. Nesse sentido, se adotou como principal objetivo analisar as relações semânticas existentes entre estampas de marcas de design autoral e suas respectivas identidades de marca, para assim entender o potencial do design de superfície enquanto ferramenta de comunicação. Tendo tal propósito em vista, se conduziu a pesquisa ao longo de quatro etapasmetodológicas. A primeira, de natureza teórica, empreendeu uma revisão bibliográfica a fim de identificar contribuições mútuas entre os campos do design de superfície, da linguagem visual e da identidade de marca. A segunda, de caráter exploratório, se deu a partir de uma pesquisa de campo que viabilizou o mapeamento das estratégias de marca utilizadas por cada uma das unidades escolhidas para análise. A terceira etapa, a analítica, se debruçou sobre as estampas propriamente ditas em uma análise visual guiada por uma adaptação do modelo de análise da imagem proposto por Joly (2007). Por fim, a etapa comparativa colocou em diálogo as associações semânticas identificadas na construção da identidade das marcas e os significados articulados por suas estampas. A observação desses casos disparou reflexões sobre aspectos de subjetividade, significado, identidade e diferenciação que a estampa oferece. Assim, se confirmou que, adotando a estamparia como canal de comunicação, uma marca pode ampliar os pontos de contato significativos que estabelece com o público e, desta forma, reforçar sua identidade. Portanto, a estampa tem pleno potencial de atuar como ferramenta de comunicação e construção de identidade de marca, contribuindo para criar constância, ampliar o repertório visual da marca e articular uma rede de associações importantes para seu universo conceitual.CAPESSurface has always been seen as a medium for man's need to express himself, satisfying not only material issues, but also social and symbolic demands. At the same time, intangible brand attributes have been gaining more importance on branding, since consumption dynamics are increasingly defined by symbolic aspects. Aiming to connect these two subjects, the research has carried out an investigation about the relation between surface’s expressive potential and brand identity management. In light of this, a multiple case study was promoted about Detail Papelaria, Refazenda and Duas Design, brands that have succeeded on using patterns as a communication tool. Therefore, intending to understand the potential contributions surface design can make to branding, the research has adopted as its main purpose to analyse the semantic relations between authorial patterns and their respective brand identities. In this regard, the investigation development has been divided into four stages. The first one brought a theoretical approach on the subject, since a bibliographical review was undertaken to identify connections between three different fields of study: surface design, visual language and branding. The second stage was exploratorial and prompted a field research that enabled the recognition of different brand strategies used by each one of the chosen units for analysis. The third one was analytical and focused on the patterns itself, conducting a visual analysis guided by an adaptation of Joly’s model for image analysis (JOLY, 2007). Finally, the comparative stage, the last one, engaged in a dialogue among the semantic associations found out on the studied brands’s identities and the meanings raised by its patterns. Out of the observation of these cases, the research could think over aspects of subjetivity, signification, and differentiation surface has to offer. The results confirmed that using pattern as a communication tool, a brand can expand its touchpoints and, consequently, reinforce its identity. As such, pattern has potential to act as a branding tool, since it can increase brand’s constancy, expand brand’s visual repertoire and also create important mental associations for brand identity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign de superfícieEstampaLinguagem visualIdentidade de marcaEmpreendedorismo criativoIdentidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain634948https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jessica%20Paiva%20de%20Andrade%20Santos.pdf.txta523afc65bbde8ac7d3d6e3f4a864f69MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2096https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jessica%20Paiva%20de%20Andrade%20Santos.pdf.jpgb6ea054bd096e05851f9f2c1280f9f89MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdfDISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdfapplication/pdf7839780https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jessica%20Paiva%20de%20Andrade%20Santos.pdf3a82f683d915c8deea9f2a1597c5140cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/392362021-02-19 02:15:44.175oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-02-19T05:15:44Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
title Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
spellingShingle Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade
Design de superfície
Estampa
Linguagem visual
Identidade de marca
Empreendedorismo criativo
title_short Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
title_full Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
title_fullStr Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
title_full_unstemmed Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
title_sort Identidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca
author SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade
author_facet SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7024307220259621
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2292931009490444
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6115852722430503
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTI, Virgínia Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv WAECHTER, Hans da Nóbrega
contributor_str_mv CAVALCANTI, Virgínia Pereira
WAECHTER, Hans da Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Design de superfície
Estampa
Linguagem visual
Identidade de marca
Empreendedorismo criativo
topic Design de superfície
Estampa
Linguagem visual
Identidade de marca
Empreendedorismo criativo
description A superfície sempre foi encarada como suporte para a necessidade do homem de se expressar, atendendo não só a questões físicas e práticas, mas também às suas demandas sociais e simbólicas. Em paralelo a isso, os atributos simbólicos das marcas ganharam crescente importância no universo do branding, já que as dinâmicas de consumo são, cada vez mais, regidas por aspectos imateriais. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar a relação entre o potencial expressivo das estampas e a construção da identidade de marcas de design autoral, conectando assim esses dois universos: o das superfícies e o das marcas. Para tanto, se conduziu um estudo de casos múltiplos, em que a Detail Papelaria, a Refazenda e a Duas Design foram as marcas selecionadas para análise por terem obtido êxito ao utilizar as estampas como recurso expressivo. Nesse sentido, se adotou como principal objetivo analisar as relações semânticas existentes entre estampas de marcas de design autoral e suas respectivas identidades de marca, para assim entender o potencial do design de superfície enquanto ferramenta de comunicação. Tendo tal propósito em vista, se conduziu a pesquisa ao longo de quatro etapasmetodológicas. A primeira, de natureza teórica, empreendeu uma revisão bibliográfica a fim de identificar contribuições mútuas entre os campos do design de superfície, da linguagem visual e da identidade de marca. A segunda, de caráter exploratório, se deu a partir de uma pesquisa de campo que viabilizou o mapeamento das estratégias de marca utilizadas por cada uma das unidades escolhidas para análise. A terceira etapa, a analítica, se debruçou sobre as estampas propriamente ditas em uma análise visual guiada por uma adaptação do modelo de análise da imagem proposto por Joly (2007). Por fim, a etapa comparativa colocou em diálogo as associações semânticas identificadas na construção da identidade das marcas e os significados articulados por suas estampas. A observação desses casos disparou reflexões sobre aspectos de subjetividade, significado, identidade e diferenciação que a estampa oferece. Assim, se confirmou que, adotando a estamparia como canal de comunicação, uma marca pode ampliar os pontos de contato significativos que estabelece com o público e, desta forma, reforçar sua identidade. Portanto, a estampa tem pleno potencial de atuar como ferramenta de comunicação e construção de identidade de marca, contribuindo para criar constância, ampliar o repertório visual da marca e articular uma rede de associações importantes para seu universo conceitual.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-18T12:24:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-18T12:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade. Identidade estampada: relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39236
identifier_str_mv SANTOS, Jéssica Paiva de Andrade. Identidade estampada: relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jessica%20Paiva%20de%20Andrade%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jessica%20Paiva%20de%20Andrade%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jessica%20Paiva%20de%20Andrade%20Santos.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39236/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a523afc65bbde8ac7d3d6e3f4a864f69
b6ea054bd096e05851f9f2c1280f9f89
3a82f683d915c8deea9f2a1597c5140c
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310781581131776