A Implementação da Metodologia BSC (Balanced Scorecard) na Biblioteca da Faculdade de Economia do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Adelino José Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/103
Resumo: Resumo Hoje, a dinamização e credibilização do desempenho das instituições públicas é um processo que se impõe face à emergência de pressões que têm conduzido progressivamente à alteração de valores e a um conjunto mais alargado de exigências. As organizações enfrentam enormes desafios que se centram na articulação dos colaboradores em torno de objectivos estratégicos comuns, em focalizar esforços e eliminar desperdícios de recursos essenciais e cada vez mais escassos, assim como acompanhar a evolução de novos métodos científicos e tecnológicos. O sucesso de uma organização ou instituição pública depende fundamentalmente da integração das suas equipas, dos seus processos e da aplicação de ferramentas de controlo adequadas. Os aspectos da qualidade como o alinhamento com a missão, a satisfação de clientes e colaboradores, são agora fundamentais, exigindo uma visão harmónica e integrada de todos os objectivos estratégicos duma unidade e/ou serviço orgânico. A exigência duma maior eficiência das organizações públicas cresce todos os dias e, instituições como as bibliotecas universitárias, não estão imunes a este tipo de premissas. O presente trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Bibliotecas, centra-se na reflexão e estudo da implementação da metodologia BSC na biblioteca da Faculdade de Economia do Porto. Abstract Nowadays the dynamisation and credibility of public institutions role is an improved process due to the appearance of pressions which have led progressively to the alteration of values and the articulation of partners around common strategic goals, with the purpose of focalizing efforts to prevent wastes of essential sources which are more and more scarce, as well as to accompany the evolution of new scientific and technologic methods. The success of an organisation or public institution depends mainly on the integration of its teams, on its processes and on the adequate control tools. Quality aspects according to its mission, the satisfaction of its clients and partners are becoming more and more essential, demanding a balanced and integrated vision of all strategic goals of a unity or organic department. The demand of a wide efficiency of public organisations grows everyday and institutions like university libraries are not immunes to these types of permissions. The report of the investigation done within the MBA in Education and Libraries leads to the involvement and study of the implementation of the methodology of Balanced Scorecard in the Library of the Economy College in Oporto.
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