DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9919 |
Resumo: | É objetivo central deste artigo tecer uma breve revisitação teórica no âmbito da diversidade à (des) igualdade e a nível empírico delinear uma pesquisa que alicerce i) como é que as escolas concetualizam e operacionalizam as orientações curriculares nacionais sobre o respeito pela diversidade e igualdade de oportunidades de sucesso, ii) como lida a escola com o problema do insucesso e que oportunidades de sucesso promove junto dos seus alunos, ou seja, que medidas organizativas e pedagógicas estão contempladas nos Projetos Educativos e quais têm sido seguidas para conseguir que todas as crianças aprendam de modo a integrar a diversidade de identidades socioculturais que contracenam no cenário escolar, e iii) que impacto estão a ter essas medidas nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave Educação, sucesso, diversidade, igualdade. |
id |
RCAP_071a7e14e61c67ae0aa76d3f9fb5fca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZESArtigosÉ objetivo central deste artigo tecer uma breve revisitação teórica no âmbito da diversidade à (des) igualdade e a nível empírico delinear uma pesquisa que alicerce i) como é que as escolas concetualizam e operacionalizam as orientações curriculares nacionais sobre o respeito pela diversidade e igualdade de oportunidades de sucesso, ii) como lida a escola com o problema do insucesso e que oportunidades de sucesso promove junto dos seus alunos, ou seja, que medidas organizativas e pedagógicas estão contempladas nos Projetos Educativos e quais têm sido seguidas para conseguir que todas as crianças aprendam de modo a integrar a diversidade de identidades socioculturais que contracenam no cenário escolar, e iii) que impacto estão a ter essas medidas nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave Educação, sucesso, diversidade, igualdade.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9919por2182-9608Linguiça, Maria de FátimaGalinha, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:48.281426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
title |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
spellingShingle |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES Linguiça, Maria de Fátima Artigos |
title_short |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
title_full |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
title_fullStr |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
title_full_unstemmed |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
title_sort |
DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES |
author |
Linguiça, Maria de Fátima |
author_facet |
Linguiça, Maria de Fátima Galinha, Sónia |
author_role |
author |
author2 |
Galinha, Sónia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linguiça, Maria de Fátima Galinha, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
É objetivo central deste artigo tecer uma breve revisitação teórica no âmbito da diversidade à (des) igualdade e a nível empírico delinear uma pesquisa que alicerce i) como é que as escolas concetualizam e operacionalizam as orientações curriculares nacionais sobre o respeito pela diversidade e igualdade de oportunidades de sucesso, ii) como lida a escola com o problema do insucesso e que oportunidades de sucesso promove junto dos seus alunos, ou seja, que medidas organizativas e pedagógicas estão contempladas nos Projetos Educativos e quais têm sido seguidas para conseguir que todas as crianças aprendam de modo a integrar a diversidade de identidades socioculturais que contracenam no cenário escolar, e iii) que impacto estão a ter essas medidas nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave Educação, sucesso, diversidade, igualdade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9919 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130483409289216 |