A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/682
Resumo: Mestrado em Educação Especial
id RCAP_071c62dc8ccee8db3b4aa201f5467dd5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativosEducação de surdosInclusãoTurmas de surdosOpinião de docentesOpinião de alunos e suas famíliasMestrado em Educação EspecialAtravés deste trabalho procurámos dar visibilidade à educação de alunos surdos em quatro escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico, duas onde os surdos aprendem em turmas de ouvintes e duas em turmas de surdos, analisando-as comparativamente no que concerne aos modelos educativos que oferecem. Também pretendemos saber e comparar a opinião de quatro professores de educação especial (dois de cada modelo educativo) e seis de Língua Portuguesa (três de cada modelo educativo) sobre o modelo educativo, a inclusão e o modo como a promovem, assim como a percepção de oito surdos (quatro de cada modelo educativo) e das respectivas famílias relativamente aos modelos educativos que nos propusemos estudar. Os resultados obtidos revelam a necessidade de coexistência de escolas regulares com turmas de surdos e de escolas regulares onde os surdos frequentem turmas de ouvintes, a colocação de recursos humanos específicos para o atendimento dos surdos nas escolas da sua área de residência e a elegibilidade dos indivíduos para a frequência de cada modelo educativo se basear nas necessidades educativas individuais, nas preferências das famílias e dos alunos e no aconselhamento especializado e ter como meta a inclusão social.It was our aim to give visibility to deaf students' education in four schools of the second and third grade of basic teaching, two of them where the deaf learn in listeners' classes and two in deaf classes, analysing them comparatively in what concerns the educative models they provide. We also intend to ask and compare the opinion of four special education teachers (two in each educational model) and six Portuguese Language teachers (three in each educational model) about the educational model, inclusion and the way it has been promoted by them, as well as the perception of eight deaf students (four in each educative model) and their families in what concerns the educational models we proposed ourselves to study. The results show the need of a coexistence of regular schools with deaf classes and regular schools where deaf students attend listeners classes, the disposal of human resources to take in account the deaf needs in the areas of their residence and the eligibility of individuals to the frequency of each educational model be based in the individual educational needs, in the families and students' preferences and in a specialised advice having in mind the social inclusion.Rodrigues, David AntónioRepositório da Universidade de LisboaEstrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão2009-03-23T11:13:21Z2009-03-172009-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:31:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:57.151185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
title A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
spellingShingle A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
Estrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão
Educação de surdos
Inclusão
Turmas de surdos
Opinião de docentes
Opinião de alunos e suas famílias
title_short A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
title_full A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
title_fullStr A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
title_full_unstemmed A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
title_sort A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
author Estrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão
author_facet Estrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, David António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Inclusão
Turmas de surdos
Opinião de docentes
Opinião de alunos e suas famílias
topic Educação de surdos
Inclusão
Turmas de surdos
Opinião de docentes
Opinião de alunos e suas famílias
description Mestrado em Educação Especial
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-23T11:13:21Z
2009-03-17
2009-03-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/682
url http://hdl.handle.net/10400.5/682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130962398806016