Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOULARTE, Ravele Bueno
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188352
Resumo: Esta dissertação traz um estudo acerca da inclusão de alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que atualmente tem 15 alunos surdos matriculados em diferentes cursos de graduação. Diante disso, surge a necessidade de analisar como vêm se dando os processos de governamento dos alunos surdos da UFSM. Para isso, concentra-se o olhar no ingresso e na permanência desses alunos no contexto acadêmico da Universidade, a fim de analisar as ações de governamento no acesso à UFSM para a captura dos alunos surdos, compreender as estratégias de governamento para que os alunos permaneçam incluídos e problematizar os efeitos da inclusão. Esta pesquisa utiliza a UFSM como cenário e filia-se a uma perspectiva pós-estruturalista em educação, articulada com teorizações foucaultianas, tomando como centrais a noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault e o entendimento de governamento. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que, durante o acesso, há todo um investimento na questão linguística e cultural do sujeito surdo, ou seja, edital e vestibular em Libras, correção da redação de forma diferenciada, projeto de extensão Libras Tri, entre outros. Dessa forma, os sujeitos são governados e capturados pela questão linguística e cultural durante o acesso. Após o ingresso, criam-se estratégias de governamento para que esses sujeitos permaneçam incluídos, por exemplo, o aluno surdo é exaltado, tutelado e torna-se invisível para permanecer. Do mesmo modo, para permanecer, o aluno surdo cria estratégias de governamento de si, como, por exemplo, as categorias elencadas para este estudo: “o que importa é estar incluído” e “formas de se comunicar”. A partir das análises, conclui-se que essas estratégias de governamento de si e dos outros são colocadas em funcionamento de maneira a contribuir para que os surdos invistam em si e se tornem produtivos e úteis.
id UFSC_b05435e270a48f3d834562bf3358088a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188352
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídosInclusãoAlunos surdosLibrasUniversidadeEsta dissertação traz um estudo acerca da inclusão de alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que atualmente tem 15 alunos surdos matriculados em diferentes cursos de graduação. Diante disso, surge a necessidade de analisar como vêm se dando os processos de governamento dos alunos surdos da UFSM. Para isso, concentra-se o olhar no ingresso e na permanência desses alunos no contexto acadêmico da Universidade, a fim de analisar as ações de governamento no acesso à UFSM para a captura dos alunos surdos, compreender as estratégias de governamento para que os alunos permaneçam incluídos e problematizar os efeitos da inclusão. Esta pesquisa utiliza a UFSM como cenário e filia-se a uma perspectiva pós-estruturalista em educação, articulada com teorizações foucaultianas, tomando como centrais a noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault e o entendimento de governamento. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que, durante o acesso, há todo um investimento na questão linguística e cultural do sujeito surdo, ou seja, edital e vestibular em Libras, correção da redação de forma diferenciada, projeto de extensão Libras Tri, entre outros. Dessa forma, os sujeitos são governados e capturados pela questão linguística e cultural durante o acesso. Após o ingresso, criam-se estratégias de governamento para que esses sujeitos permaneçam incluídos, por exemplo, o aluno surdo é exaltado, tutelado e torna-se invisível para permanecer. Do mesmo modo, para permanecer, o aluno surdo cria estratégias de governamento de si, como, por exemplo, as categorias elencadas para este estudo: “o que importa é estar incluído” e “formas de se comunicar”. A partir das análises, conclui-se que essas estratégias de governamento de si e dos outros são colocadas em funcionamento de maneira a contribuir para que os surdos invistam em si e se tornem produtivos e úteis.UFSM2018-07-17T18:35:55Z2018-07-17T18:35:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOULARTE, Ravele Bueno. Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Orientadora: Dra. Márcia Lise Lunardi-Lazzarinhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188352GOULARTE, Ravele Buenoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-17T18:35:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188352Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-17T18:35:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
title Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
spellingShingle Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
GOULARTE, Ravele Bueno
Inclusão
Alunos surdos
Libras
Universidade
title_short Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
title_full Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
title_fullStr Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
title_full_unstemmed Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
title_sort Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
author GOULARTE, Ravele Bueno
author_facet GOULARTE, Ravele Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOULARTE, Ravele Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Alunos surdos
Libras
Universidade
topic Inclusão
Alunos surdos
Libras
Universidade
description Esta dissertação traz um estudo acerca da inclusão de alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que atualmente tem 15 alunos surdos matriculados em diferentes cursos de graduação. Diante disso, surge a necessidade de analisar como vêm se dando os processos de governamento dos alunos surdos da UFSM. Para isso, concentra-se o olhar no ingresso e na permanência desses alunos no contexto acadêmico da Universidade, a fim de analisar as ações de governamento no acesso à UFSM para a captura dos alunos surdos, compreender as estratégias de governamento para que os alunos permaneçam incluídos e problematizar os efeitos da inclusão. Esta pesquisa utiliza a UFSM como cenário e filia-se a uma perspectiva pós-estruturalista em educação, articulada com teorizações foucaultianas, tomando como centrais a noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault e o entendimento de governamento. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que, durante o acesso, há todo um investimento na questão linguística e cultural do sujeito surdo, ou seja, edital e vestibular em Libras, correção da redação de forma diferenciada, projeto de extensão Libras Tri, entre outros. Dessa forma, os sujeitos são governados e capturados pela questão linguística e cultural durante o acesso. Após o ingresso, criam-se estratégias de governamento para que esses sujeitos permaneçam incluídos, por exemplo, o aluno surdo é exaltado, tutelado e torna-se invisível para permanecer. Do mesmo modo, para permanecer, o aluno surdo cria estratégias de governamento de si, como, por exemplo, as categorias elencadas para este estudo: “o que importa é estar incluído” e “formas de se comunicar”. A partir das análises, conclui-se que essas estratégias de governamento de si e dos outros são colocadas em funcionamento de maneira a contribuir para que os surdos invistam em si e se tornem produtivos e úteis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-07-17T18:35:55Z
2018-07-17T18:35:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOULARTE, Ravele Bueno. Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Orientadora: Dra. Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188352
identifier_str_mv GOULARTE, Ravele Bueno. Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Orientadora: Dra. Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSM
publisher.none.fl_str_mv UFSM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652194266742784