Atitudes dos adolescentes face à educação sexual na escola. Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Elsa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18134
Resumo: A adolescência é um processo de crescimento e desenvolvimento biopsico- social para o indivíduo. Ao determinar a educação sexual na escola (ESE) pela legislação atual portuguesa, estão reunidas as condições para a organização e implementação de programas específicos, de acordo com o nível de desenvolvimento. A atual proposta de intervenção assume os adolescentes como sujeitos com vivências e experiências, que devem ser tidas em consideração na estruturação das estratégias a implementar. Foram recolhidas informações sobre as atitudes dos adolescentes face à educação sexual na escola, com as influências do programa educativo aplicado e do estado de enamoramento/paixão. Após a implementação do programa, recolheram-se novas informações, que confirmaram as atitudes positivas dos adolescentes nos dados iniciais, configurando-se desta forma um estudo no formato antes-depois, sem grupo controlo, sendo que as atitudes manifestadas incentivam a continuidade da ESE; ABSTRACT: Adolescence is a growing process and bio-psycho-social development for the individual. By determining sexual education in school (ESE), at the actual Portuguese legislation, are gathered the conditions for the organization and implementation of specific programs, according to the developing stage. The intervention proposal sees adolescents as subjects with livings and experiences, which must be taken in consideration in the structure of the strategies to be implemented. Were collected information related to their attitudes regarding sexual education in school, with the influence of the organized program and the being in love/passion status. After the program implementation, new information was collected, which confirmed the initial data, thus setting up a study, before-after format, without the control group. The attitudes expressed that ESE should be encouraged to continue.
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