Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos,Vânia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pombo,Lúcia, Loureiro,Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003
Resumo: O projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem (consórcio e-xample), e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab visando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da literacia digital de professores (e alunos). Para tal, implementou-se uma oferta formativa durante um ano letivo com 13 professores. No estudo, de natureza qualitativa, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que revelaram: i) que o posicionamento face à integração das TIC na prática pedagógica, mudou de adoção para adaptação, segundo a TIM matrix; ii) que as tecnologias disponibilizadas transformaram as aulas em sessões mais dinâmicas, eficazes e motivadoras e contribuindo para aprendizagens ativas e significativas (segundo a análise SWOT); e iii) princípios de boas práticas, como implementar estratégias diversificadas de ensino e avaliação utilizando recursos educativos digitais.
id RCAP_0758b059089271f6a020260a145a776a
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722018000100003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)EdulabsIntegração pedagógica das TICDesenvolvimento profissional docentePrática reflexivaBoas práticasO projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem (consórcio e-xample), e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab visando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da literacia digital de professores (e alunos). Para tal, implementou-se uma oferta formativa durante um ano letivo com 13 professores. No estudo, de natureza qualitativa, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que revelaram: i) que o posicionamento face à integração das TIC na prática pedagógica, mudou de adoção para adaptação, segundo a TIM matrix; ii) que as tecnologias disponibilizadas transformaram as aulas em sessões mais dinâmicas, eficazes e motivadoras e contribuindo para aprendizagens ativas e significativas (segundo a análise SWOT); e iii) princípios de boas práticas, como implementar estratégias diversificadas de ensino e avaliação utilizando recursos educativos digitais.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2018-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003Da Investigação às Práticas v.8 n.1 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003Carlos,VâniaPombo,LúciaLoureiro,Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:19Zoai:scielo:S2182-13722018000100003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:28.607021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
spellingShingle Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
Carlos,Vânia
Edulabs
Integração pedagógica das TIC
Desenvolvimento profissional docente
Prática reflexiva
Boas práticas
title_short Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_full Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_fullStr Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_full_unstemmed Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_sort Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab: reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
author Carlos,Vânia
author_facet Carlos,Vânia
Pombo,Lúcia
Loureiro,Maria João
author_role author
author2 Pombo,Lúcia
Loureiro,Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos,Vânia
Pombo,Lúcia
Loureiro,Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Edulabs
Integração pedagógica das TIC
Desenvolvimento profissional docente
Prática reflexiva
Boas práticas
topic Edulabs
Integração pedagógica das TIC
Desenvolvimento profissional docente
Prática reflexiva
Boas práticas
description O projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem (consórcio e-xample), e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab visando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da literacia digital de professores (e alunos). Para tal, implementou-se uma oferta formativa durante um ano letivo com 13 professores. No estudo, de natureza qualitativa, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que revelaram: i) que o posicionamento face à integração das TIC na prática pedagógica, mudou de adoção para adaptação, segundo a TIM matrix; ii) que as tecnologias disponibilizadas transformaram as aulas em sessões mais dinâmicas, eficazes e motivadoras e contribuindo para aprendizagens ativas e significativas (segundo a análise SWOT); e iii) princípios de boas práticas, como implementar estratégias diversificadas de ensino e avaliação utilizando recursos educativos digitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.8 n.1 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376383008768