Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Vânia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pombo, Lúcia, Loureiro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150
Resumo: O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas.
id RCAP_1d2c23cb0988b313b88a296d777af8d4
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2018-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 22-41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 1 (2018); 22-412182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/294Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, VâniaPombo, LúciaLoureiro, Maria João2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.123269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
spellingShingle Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
Carlos, Vânia
title_short Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_full Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_fullStr Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_full_unstemmed Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
title_sort Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
author Carlos, Vânia
author_facet Carlos, Vânia
Pombo, Lúcia
Loureiro, Maria João
author_role author
author2 Pombo, Lúcia
Loureiro, Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Vânia
Pombo, Lúcia
Loureiro, Maria João
description O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-27T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/pdf
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 22-41
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 1 (2018); 22-41
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453051965440