Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150 |
Resumo: | O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas. |
id |
RCAP_1d2c23cb0988b313b88a296d777af8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2018-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 22-41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 1 (2018); 22-412182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/294Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, VâniaPombo, LúciaLoureiro, Maria João2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.123269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
title |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
spellingShingle |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) Carlos, Vânia |
title_short |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
title_full |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
title_fullStr |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
title_full_unstemmed |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
title_sort |
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) |
author |
Carlos, Vânia |
author_facet |
Carlos, Vânia Pombo, Lúcia Loureiro, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Pombo, Lúcia Loureiro, Maria João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Vânia Pombo, Lúcia Loureiro, Maria João |
description |
O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-27T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/pdf https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150/294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 22-41 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 22-41 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 1 (2018); 22-41 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453051965440 |