Efeitos da fusão num grupo grupo de empresas do mesmo setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6549 |
Resumo: | Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios |
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Efeitos da fusão num grupo grupo de empresas do mesmo setorFree Cash Flow to the Firm (FCFF)FusõesSinergiasMergerSynergiesMestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosUm dos princípios básicos de economia é que qualquer empresa tem de comprar (produzir) abaixo do custo dos proveitos obtidos. É assim desde a antiguidade. Desta forma, quando não se consegue cumprir este princípio é necessário que os gestores, que têm como objetivo a criação de valor para o acionista, procurem uma ou várias soluções. Em setores de atividade cujo ciclo de vida se encontra em fase de maturidade, a procura de criação de valor acaba, frequentemente, em operações de fusões e aquisições, pois permitem obter sinergias que se repercutem na melhoria da eficiência de empresa e do consequente aumento do retorno para os acionistas. É esta a problemática que vai ser analisada através do estudo de um caso real relacionado com o setor automóvel – comércio de pneus e serviços em Portugal . Através de uma avaliação pelo Free Cash Flow to the Firm (FCFF) de várias empresas do setor (MEGAMundi e suas associadas) e das sinergias que poderão ser criadas caso ocorresse a fusão entre elas. A falta de massa crítica de uma das empresas (MEGAMundi ) e falta de organização e uniformização de serviços e de capacidade de comunicar a uma só linguagem (serviços de pneus, marketing) por parte das associadas, levaria a que, caso se fundissem, a sua complementaridade permitisse a criação de um player bastante forte e completo que poderia concorrer de igual para igual com os novos players que estão a imergir no mercado português.Since ancient times one of the basic economic principles is that a purchase (product ion) cost has to be below the selling price. Whenever these criteria cannot be ful filled it is necessary for managers to find alternative ways to create shareholder value. When a product’s life cycle reaches the maturity stage we often see Mergers and Acquisitions (M&A) as a source of value creation, as substantial synergies can be reached in consequence of efficiency gains. This is demonst rated in a real case that surged in the Portuguese automobile market . Through a Free Cash Flow to the Firm (FCFF) valuat ion of various players (MEGAMundi and shareholders) and the synergies that could have been achieved if a merger had occurred, we conclude that this solut ion would have been of best inte rest to both shareholders. This lack of critical size of one company (MEGAMundi ) and the organization and standardization of services, and abili ty to communicate with one language (Tyres services, marketing) by the shareholders, meant that a potential merger of both companies given their complementary businesses would have lead to a much stronger player that could have a competed equally with the a news players they are immersed in the Portuguese market .Alves, PauloBreia, ArménioRCIPLCorreia, Jorge Manuel Martins Amado2016-10-29T12:18:50Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:39.799473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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