Blogs: atores sociais na disseminação da cultura de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aprigio, Larissa Almada Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40235
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling Blogs: atores sociais na disseminação da cultura de modaModaCultura de modaComunicaçãoBlogsCiberculturaFashionFashion cultureCommunicationCybercultureEngenharia e Tecnologia::Engenharia dos MateriaisDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaAcelerada pelas tecnologias, a cibercultura foi difundida de maneira veloz, influenciando as sociedades que alcançava. Nesse cenário, os blogs surgiram inicialmente como plataformas de compartilhamento de informações e pessoalidades, uma vez que eram tidos como diários virtuais. A investigação ora apresentada, pautou-se pelo estudo da ferramenta blog a partir do viés das fashion tribes, elucidando o seu papel de propagador da cultura de moda. Buscou-se investigar como a atuação dos blogs de moda ocorre na atualidade e compreender quais os fatores que fazem com que estes se tornem plataformas de informações legítimas e condutoras de sentido para seus leitores. Inicialmente, fez-se uma abordagem geral a respeito da sociedade mediática, bem como a sua evolução, para compreender o cenário no qual os blogs se emergiram. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre as especificidades dessa ferramenta, considerando suas singularidades em relação a outras plataformas de comunicação. A moda foi abordada enquanto condutora de comportamentos e tendências, tendo os blogs como vitrines de exposição dos seus produtos. Adicionalmente, este estudo utilizou-se do método de observação do blog de moda "Garotas Estúpidas", juntamente com a revisão bibliográfica, uma vez que uma visão mais alargada, acerca da pós-modernidade e dos seus movimentos, parece imperativa para se compreender os fenómenos como o objeto deste estudo: os blogs de moda.Accelerated by technologies, cyberculture has been spread in a fast way, influencing society. In this scenario, blogs emerged initially as information and personalities sharing platforms, since they were taken as virtual diaries. The research presented here, was based on the study of the blog tool from the bias of fashion tribes, elucidating its role as propagator of the fashion culture. We sought to investigate how the performance of fashion blogs occurs today and understand what factors cause them to become legitimate information platforms and sense conductive to its readers. Initially, there was a general approach regarding the mediatic society and their evolution, to understand the setting in which blogs were established. Later, there was a study on the specifics of this tool considering its singularities in relation to other communication platforms. The fashion was elucidated as conductive behavior and trend, with blogs as a showcase exhibition of their products. In addition, this study used the method of observation of the fashion blog "Garotas Estúpidas" along with literature review, since a broader view, about the postmodernity and its movements, seems imperative to understand phenomena such as the object of this study: the fashion blogs.Vasconcelos, RosaGama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoAprigio, Larissa Almada Neves20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:31.739400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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