A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luísa Maria Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Azeiteiro, Ulisses Miranda, Santos, Paulo Talhadas dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13593
Resumo: A literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
id RCAP_077f6aca81e22c71adc3453a79e2c12d
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de GondomarA literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13593oai:proa.ua.pt:article/13593Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 70-82Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 70-821647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13593https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13593https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13593/9115https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Luísa Maria BarbosaAzeiteiro, Ulisses MirandaSantos, Paulo Talhadas dos2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/13593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:27.102753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
title A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
spellingShingle A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
Marques, Luísa Maria Barbosa
title_short A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
title_full A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
title_fullStr A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
title_full_unstemmed A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
title_sort A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar
author Marques, Luísa Maria Barbosa
author_facet Marques, Luísa Maria Barbosa
Azeiteiro, Ulisses Miranda
Santos, Paulo Talhadas dos
author_role author
author2 Azeiteiro, Ulisses Miranda
Santos, Paulo Talhadas dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luísa Maria Barbosa
Azeiteiro, Ulisses Miranda
Santos, Paulo Talhadas dos
description A literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13593
oai:proa.ua.pt:article/13593
url https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13593
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13593
https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13593
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13593/9115
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 70-82
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 70-82
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875070582784