A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2110 |
Resumo: | A Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos. |
id |
RCAP_07897576f171328ab9ec4b6fe1f5f3a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridadeMediadores de leituraCompetência literáriaA Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos.Universidade da Beira InterioruBibliorumDias, Maria Manuela Anselmo Caramelo2014-07-25T09:50:51Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.079604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
title |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo Mediadores de leitura Competência literária |
title_short |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
title_full |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
title_sort |
A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade |
author |
Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo |
author_facet |
Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediadores de leitura Competência literária |
topic |
Mediadores de leitura Competência literária |
description |
A Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10 2011-10-01T00:00:00Z 2014-07-25T09:50:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2110 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336712564736 |