A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2110
Resumo: A Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos.
id RCAP_07897576f171328ab9ec4b6fe1f5f3a0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridadeMediadores de leituraCompetência literáriaA Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos.Universidade da Beira InterioruBibliorumDias, Maria Manuela Anselmo Caramelo2014-07-25T09:50:51Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.079604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
title A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
spellingShingle A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo
Mediadores de leitura
Competência literária
title_short A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
title_full A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
title_fullStr A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
title_sort A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade
author Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo
author_facet Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Manuela Anselmo Caramelo
dc.subject.por.fl_str_mv Mediadores de leitura
Competência literária
topic Mediadores de leitura
Competência literária
description A Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2011-10-01T00:00:00Z
2014-07-25T09:50:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2110
url http://hdl.handle.net/10400.6/2110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336712564736