A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rian Lucas da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/426
Resumo: O presente trabalho busca promover um debate sobre as questões que norteiam a prática leitora no contexto sócio escolar, apresentando metodologias que podem ser aplicadas e também remodeladas pelos agentes literários a fim de se obter resultados positivos no que tange à leitura dos textos literários. Este trabalho dá ênfase à biblioteca enquanto espaço em que os discentes podem manter o primeiro contato com as obras literárias, bem como conhecer a importância delas como patrimônio histórico nacional, além de apresentar a leitura como o principal agente de transformação do indivíduo em sociedade. Desse modo, o artigo foi fundamentado por meio de grandes autores, entre os quais se destacam: Candido (1995), Cagliari (1995), Cosson (2007), Rangel (2009) e Bajour (2012) que colaboram ao ofertarem visões que remetem à prática leitora enquanto fator primordial na vida de um sujeito ativo em sociedade. Outrossim, destaca-se o método recepcional das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), sendo representado neste trabalho mediante um modelo de sequência didática que pode ser incorporado pelos agentes literários durante uma aula de Literatura e/ou encontro que se destine à leitura de textos literários e não literários.
id IFES-1_61d3470f8b97d2435fe9fcc725e83ac3
oai_identifier_str oai::article/426
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURABibliotecaLeitura literáriaMediador de leituraSequência didáticaO presente trabalho busca promover um debate sobre as questões que norteiam a prática leitora no contexto sócio escolar, apresentando metodologias que podem ser aplicadas e também remodeladas pelos agentes literários a fim de se obter resultados positivos no que tange à leitura dos textos literários. Este trabalho dá ênfase à biblioteca enquanto espaço em que os discentes podem manter o primeiro contato com as obras literárias, bem como conhecer a importância delas como patrimônio histórico nacional, além de apresentar a leitura como o principal agente de transformação do indivíduo em sociedade. Desse modo, o artigo foi fundamentado por meio de grandes autores, entre os quais se destacam: Candido (1995), Cagliari (1995), Cosson (2007), Rangel (2009) e Bajour (2012) que colaboram ao ofertarem visões que remetem à prática leitora enquanto fator primordial na vida de um sujeito ativo em sociedade. Outrossim, destaca-se o método recepcional das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), sendo representado neste trabalho mediante um modelo de sequência didática que pode ser incorporado pelos agentes literários durante uma aula de Literatura e/ou encontro que se destine à leitura de textos literários e não literários.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/42610.36524/ric.v1i1.426Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 98-1052359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/426/490Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rian Lucas da2020-07-08T17:26:46Zoai::article/426Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.359883Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
title A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
spellingShingle A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
Silva, Rian Lucas da
Biblioteca
Leitura literária
Mediador de leitura
Sequência didática
title_short A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
title_full A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
title_fullStr A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
title_full_unstemmed A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
title_sort A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
author Silva, Rian Lucas da
author_facet Silva, Rian Lucas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rian Lucas da
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
Leitura literária
Mediador de leitura
Sequência didática
topic Biblioteca
Leitura literária
Mediador de leitura
Sequência didática
description O presente trabalho busca promover um debate sobre as questões que norteiam a prática leitora no contexto sócio escolar, apresentando metodologias que podem ser aplicadas e também remodeladas pelos agentes literários a fim de se obter resultados positivos no que tange à leitura dos textos literários. Este trabalho dá ênfase à biblioteca enquanto espaço em que os discentes podem manter o primeiro contato com as obras literárias, bem como conhecer a importância delas como patrimônio histórico nacional, além de apresentar a leitura como o principal agente de transformação do indivíduo em sociedade. Desse modo, o artigo foi fundamentado por meio de grandes autores, entre os quais se destacam: Candido (1995), Cagliari (1995), Cosson (2007), Rangel (2009) e Bajour (2012) que colaboram ao ofertarem visões que remetem à prática leitora enquanto fator primordial na vida de um sujeito ativo em sociedade. Outrossim, destaca-se o método recepcional das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), sendo representado neste trabalho mediante um modelo de sequência didática que pode ser incorporado pelos agentes literários durante uma aula de Literatura e/ou encontro que se destine à leitura de textos literários e não literários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/426
10.36524/ric.v1i1.426
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/426
identifier_str_mv 10.36524/ric.v1i1.426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/426/490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 98-105
2359-4799
10.36524/ric.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024884396032