Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97429 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_078e685117a9a458bed30c64a7a8bc68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, WITH THE 12thE CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAREstágio PedagógicoEducação FísicaConfinamentoLocal de ResidênciaMotivaçãoPadagogical InternshipPhysical EducationConfinementPlace of ResidenceMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio descreve, representa e analisa os conhecimentos e competências pedagógicas adquiridas e aprendizagens desenvolvidas na turma E do 12º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo 2020/2021.O documento apresentado é composto por três distintos capítulos: o capítulo I que se destina à apresentação das expetativas iniciais e à sua contextualização na prática, com o objetivo de descrever detalhadamente o agrupamento de escolas em que o estágio se inseriu, o núcleo de estágio, grupo disciplinar, os orientadores e por fim a turma; o capítulo II divide-se em 4 áreas (Área 1, Área 2, Área 3 e Área 4) e respetivos domínios (Área 1- Planeamento; Realização e Avaliação).1. Atividades de Ensino-Aprendizagem;2. Atividades de Organização e Gestão Escolar;3. Projeto e Parcerias Educativas4. Atitude Ético-ProfissionalO terceiro e último capítulo destina-se à apresentação do aprofundamento do tema-problema com o título de ‘Motivação dos alunos para a prática da Educação Física antes e depois do confinamento, segundo o local de residência’.O estudo objetiva a perceber se existiram alterações na motivação dos alunos para a prática da Educação Física após o confinamento, entre os alunos residentes no meio urbano e meio rural. O estudo permite-nos concluir a inexistência de diferenças na motivação dos alunos para a prática da Educação Física após o confinamento, independentemente do local de residência, ainda que na segunda recolha de dados as respostas ao questionário tenham sido muito dispersas.This Internship Report describes, represents and analyses the knowledge and pedagogical competences acquired and learning developed in class E of the 12th grade of the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in the academic year of 2020/2021.The presented document consists of three distinct chapters: Chapter I is devoted to the presentation of initial expectations and their contextualization in practice, with the aim of describing in detail the school cluster where the internship took place, the internship core, disciplinary group, the supervisors and finally the class; Chapter II is divided into 4 areas (Area 1, Area 2, Area 3 and Area 4) and their respective domains (Area 1- Planning; Implementation and Evaluation).1. Teaching-Learning Activities;2. School Organization and Management Activities;3. Project and Educational Partnerships4. Ethical and Professional AttitudeThe third and last chapter is devoted to the presentation of the deepening of the thematic-problem with the title 'Motivation of the students for the practice of Physical Education before and after confinement, considering their place of residence'.The study intends to understand if there were changes in the students' motivation for the practice of Physical Education after the confinement, between the students residing in urban and rural areas. The study allows us to conclude that no differences are found in the students' motivation to practise Physical Education after confinement, independently of their place of residence, even considering that in the second data collection the answers to the questionnaire were very scattered.2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97429http://hdl.handle.net/10316/97429TID:202891666porPicão, Diogo Jorge Basilioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.836446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, WITH THE 12thE CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 Picão, Diogo Jorge Basilio Estágio Pedagógico Educação Física Confinamento Local de Residência Motivação Padagogical Internship Physical Education Confinement Place of Residence Motivation |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 12ºE, no ano letivo 2020/2021 |
author |
Picão, Diogo Jorge Basilio |
author_facet |
Picão, Diogo Jorge Basilio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picão, Diogo Jorge Basilio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Confinamento Local de Residência Motivação Padagogical Internship Physical Education Confinement Place of Residence Motivation |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Confinamento Local de Residência Motivação Padagogical Internship Physical Education Confinement Place of Residence Motivation |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97429 http://hdl.handle.net/10316/97429 TID:202891666 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97429 |
identifier_str_mv |
TID:202891666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134051599122432 |