Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97436 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_5889896230bc4743ae4416656baed4a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021Pedagogical Internship Report developed at the Secondary School of Lousã with class of 9E in the academic year of 2020/2021Educação FísicaIntervenção PedagógicaAnálise ReflexivaMotivaçãoConfinamentoPhysical EducationPedagogical InterventionReflective AnalysisMotivationLookdownRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis Practicum Report is part of Teacher Training course unit, from the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This document is the result of the professional experience, developed over the Supervised Practicum, held at the Secondary School of Lousã (SSL), in the academic year of 2020/2021, with class C of the ninth grade.The Teacher Training represented the most important point of our academic path. It is at this moment that we go from being students to being teachers and putting into practice all the skills and experiences that we have develop along our academic path.The Teacher Training was developed in several areas, thus justifying the division of this document into three chapters. The first chapter is named contextualization of the practice developed, where we seek to characterize the environment where the Teacher Training was developed. This moment of contextualization allows a better understanding of the analyzes and reflections in the second chapter. In this chapter, the reflective analysis on pedagogical practice, we carry out a reflection about all the didactic practices and areas of intervention, detailing all the work developed, such as school management activities, developed projects and the conceptualization of operationalized methodologies to assess, plan and teach. We also reflected on our practice about Distance Learning and all the methods and strategies used. We extended it to dilemmatic aspects that enriched our reflections and pedagogical practices and the moral values that accompanied our procedures, in the construction of our professional teaching identity.In the last chapter, it was the deepening of the Scientific Problem, which was dedicated to the investigation of the motivations of SSL students on the practice of physical activity, comparing the results obtained before and after the lockdown period, between different maturational states and between different study cycles and gender.O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento reúne e reflete sobre as experiências profissionais desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Secundária da Lousã (ESL), no ano letivo de 2020/2021, com a turma E do nono ano de escolaridade.O EP representou o ponto mais importante do nosso percurso académico. É nesse momento que passamos de alunos a professores e colocamos em prática todas as competências e experiências que adquirimos ao longo do nosso percurso académico.O EP desenvolveu-se em várias áreas justificando, desta forma, a estruturação do presente documento em três capítulos. No primeiro capítulo, denominado por contextualização da prática desenvolvida, procuramos caraterizar o ecossistema em que se desenvolveu o EP. Este momento de contextualização permite perceber melhor as análises e reflexões do capítulo seguinte. No segundo capítulo, é efetuada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, procurando refletir-se sobre todas as práticas didáticas e áreas de intervenção, detalhando todo o trabalho desenvolvido, tanto nas atividades de gestão escolar, projetos desenvolvidos, entre outros, como na conceptualização das metodologias operacionalizadas para avaliar, planear e ensinar. Criámos ainda um ponto de reflexão sobre a nossa prática relativamente o Ensino à Distância (E@D) e todas as medidas e estratégias utilizadas. Alargámos ainda a aspetos dilemáticos que enriqueceram as nossas reflexões e práticas pedagógicas e os valores morais que acompanharam as nossas práticas, na construção da nossa identidade profissional docente. No terceiro e último capítulo, está descrito o aprofundamento do Tema-Problema, dedicando a investigação ao estudo das motivações dos alunos da ESL para a prática de atividade física, comparando os resultados obtidos antes e depois do período de confinamento, entre diferentes estados de maturacionais e entre diferente ciclo de estudo e sexo.2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97436http://hdl.handle.net/10316/97436TID:202809250porPaiva, Daniel Filipe Correia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:29.198906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 Pedagogical Internship Report developed at the Secondary School of Lousã with class of 9E in the academic year of 2020/2021 |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 Paiva, Daniel Filipe Correia de Educação Física Intervenção Pedagógica Análise Reflexiva Motivação Confinamento Physical Education Pedagogical Intervention Reflective Analysis Motivation Lookdown |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021 |
author |
Paiva, Daniel Filipe Correia de |
author_facet |
Paiva, Daniel Filipe Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Daniel Filipe Correia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Intervenção Pedagógica Análise Reflexiva Motivação Confinamento Physical Education Pedagogical Intervention Reflective Analysis Motivation Lookdown |
topic |
Educação Física Intervenção Pedagógica Análise Reflexiva Motivação Confinamento Physical Education Pedagogical Intervention Reflective Analysis Motivation Lookdown |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97436 http://hdl.handle.net/10316/97436 TID:202809250 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97436 |
identifier_str_mv |
TID:202809250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134051617996800 |