Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Daniel Filipe Correia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97436
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_5889896230bc4743ae4416656baed4a5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021Pedagogical Internship Report developed at the Secondary School of Lousã with class of 9E in the academic year of 2020/2021Educação FísicaIntervenção PedagógicaAnálise ReflexivaMotivaçãoConfinamentoPhysical EducationPedagogical InterventionReflective AnalysisMotivationLookdownRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis Practicum Report is part of Teacher Training course unit, from the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This document is the result of the professional experience, developed over the Supervised Practicum, held at the Secondary School of Lousã (SSL), in the academic year of 2020/2021, with class C of the ninth grade.The Teacher Training represented the most important point of our academic path. It is at this moment that we go from being students to being teachers and putting into practice all the skills and experiences that we have develop along our academic path.The Teacher Training was developed in several areas, thus justifying the division of this document into three chapters. The first chapter is named contextualization of the practice developed, where we seek to characterize the environment where the Teacher Training was developed. This moment of contextualization allows a better understanding of the analyzes and reflections in the second chapter. In this chapter, the reflective analysis on pedagogical practice, we carry out a reflection about all the didactic practices and areas of intervention, detailing all the work developed, such as school management activities, developed projects and the conceptualization of operationalized methodologies to assess, plan and teach. We also reflected on our practice about Distance Learning and all the methods and strategies used. We extended it to dilemmatic aspects that enriched our reflections and pedagogical practices and the moral values that accompanied our procedures, in the construction of our professional teaching identity.In the last chapter, it was the deepening of the Scientific Problem, which was dedicated to the investigation of the motivations of SSL students on the practice of physical activity, comparing the results obtained before and after the lockdown period, between different maturational states and between different study cycles and gender.O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento reúne e reflete sobre as experiências profissionais desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Secundária da Lousã (ESL), no ano letivo de 2020/2021, com a turma E do nono ano de escolaridade.O EP representou o ponto mais importante do nosso percurso académico. É nesse momento que passamos de alunos a professores e colocamos em prática todas as competências e experiências que adquirimos ao longo do nosso percurso académico.O EP desenvolveu-se em várias áreas justificando, desta forma, a estruturação do presente documento em três capítulos. No primeiro capítulo, denominado por contextualização da prática desenvolvida, procuramos caraterizar o ecossistema em que se desenvolveu o EP. Este momento de contextualização permite perceber melhor as análises e reflexões do capítulo seguinte. No segundo capítulo, é efetuada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, procurando refletir-se sobre todas as práticas didáticas e áreas de intervenção, detalhando todo o trabalho desenvolvido, tanto nas atividades de gestão escolar, projetos desenvolvidos, entre outros, como na conceptualização das metodologias operacionalizadas para avaliar, planear e ensinar. Criámos ainda um ponto de reflexão sobre a nossa prática relativamente o Ensino à Distância (E@D) e todas as medidas e estratégias utilizadas. Alargámos ainda a aspetos dilemáticos que enriqueceram as nossas reflexões e práticas pedagógicas e os valores morais que acompanharam as nossas práticas, na construção da nossa identidade profissional docente. No terceiro e último capítulo, está descrito o aprofundamento do Tema-Problema, dedicando a investigação ao estudo das motivações dos alunos da ESL para a prática de atividade física, comparando os resultados obtidos antes e depois do período de confinamento, entre diferentes estados de maturacionais e entre diferente ciclo de estudo e sexo.2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97436http://hdl.handle.net/10316/97436TID:202809250porPaiva, Daniel Filipe Correia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:29.198906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
Pedagogical Internship Report developed at the Secondary School of Lousã with class of 9E in the academic year of 2020/2021
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
Paiva, Daniel Filipe Correia de
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise Reflexiva
Motivação
Confinamento
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective Analysis
Motivation
Lookdown
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da Turma do 9ºE no Ano Letivo 2020/2021
author Paiva, Daniel Filipe Correia de
author_facet Paiva, Daniel Filipe Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Daniel Filipe Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise Reflexiva
Motivação
Confinamento
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective Analysis
Motivation
Lookdown
topic Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise Reflexiva
Motivação
Confinamento
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective Analysis
Motivation
Lookdown
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97436
http://hdl.handle.net/10316/97436
TID:202809250
url http://hdl.handle.net/10316/97436
identifier_str_mv TID:202809250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051617996800