Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/862 |
Resumo: | O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, sobretudo em países ocidentais como Portugal, consequência da conjugação de múltiplos fatores, designadamente, o avanço da medicina e o decréscimo da taxa de natalidade. Trata-se de um problema que constitui, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva, o qual nos obriga a encontrar recursos e estratégias que conduzam a um envelhecimento ativo, saudável e autónomo. As Universidades da Terceira Idade (UTI’s) surgem como uma resposta social, cultural e educativa a este novo paradigma civilizacional marcado pela inversão da pirâmide demográfica, constatando -se um aumento significativo do número destas organizações em todo o mundo e no nosso país, principalmente a partir do ano 2000. Sendo um imperativo saber de que forma as UTI’s contribuem para um envelhecimento ativo, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as expetativas e o grau de satisfação dos frequentadores de uma UTI situada no norte do país, no âmbito do qual se desenvolveu um estudo exploratório , com o recurso a um inquérito por questionário (n=75) e à análise documental. Os resultados apontam, genericamente, para um reconhecimento claro da importância UTI’s no envelhecimento ativo, na aprendizagem, nas relações sociais e na cidadania. Neste sentido, as UTI’s contribuem para a construção de uma sociedade integradora, respondendo às expetativas e anseios da população sénior. |
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