Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria Teresa Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/862
Resumo: O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, sobretudo em países ocidentais como Portugal, consequência da conjugação de múltiplos fatores, designadamente, o avanço da medicina e o decréscimo da taxa de natalidade. Trata-se de um problema que constitui, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva, o qual nos obriga a encontrar recursos e estratégias que conduzam a um envelhecimento ativo, saudável e autónomo. As Universidades da Terceira Idade (UTI’s) surgem como uma resposta social, cultural e educativa a este novo paradigma civilizacional marcado pela inversão da pirâmide demográfica, constatando -se um aumento significativo do número destas organizações em todo o mundo e no nosso país, principalmente a partir do ano 2000. Sendo um imperativo saber de que forma as UTI’s contribuem para um envelhecimento ativo, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as expetativas e o grau de satisfação dos frequentadores de uma UTI situada no norte do país, no âmbito do qual se desenvolveu um estudo exploratório , com o recurso a um inquérito por questionário (n=75) e à análise documental. Os resultados apontam, genericamente, para um reconhecimento claro da importância UTI’s no envelhecimento ativo, na aprendizagem, nas relações sociais e na cidadania. Neste sentido, as UTI’s contribuem para a construção de uma sociedade integradora, respondendo às expetativas e anseios da população sénior.
id RCAP_079029b2517ab5a5c17c7c6611a0dbdd
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.Envelhecimento ativoUniversidade da Terceira IdadeSenioresAprendizagem ao longo da vidaTMESO envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, sobretudo em países ocidentais como Portugal, consequência da conjugação de múltiplos fatores, designadamente, o avanço da medicina e o decréscimo da taxa de natalidade. Trata-se de um problema que constitui, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva, o qual nos obriga a encontrar recursos e estratégias que conduzam a um envelhecimento ativo, saudável e autónomo. As Universidades da Terceira Idade (UTI’s) surgem como uma resposta social, cultural e educativa a este novo paradigma civilizacional marcado pela inversão da pirâmide demográfica, constatando -se um aumento significativo do número destas organizações em todo o mundo e no nosso país, principalmente a partir do ano 2000. Sendo um imperativo saber de que forma as UTI’s contribuem para um envelhecimento ativo, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as expetativas e o grau de satisfação dos frequentadores de uma UTI situada no norte do país, no âmbito do qual se desenvolveu um estudo exploratório , com o recurso a um inquérito por questionário (n=75) e à análise documental. Os resultados apontam, genericamente, para um reconhecimento claro da importância UTI’s no envelhecimento ativo, na aprendizagem, nas relações sociais e na cidadania. Neste sentido, as UTI’s contribuem para a construção de uma sociedade integradora, respondendo às expetativas e anseios da população sénior.2014-07-30T11:46:15Z2014-07-30T00:00:00Z2014-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/862TID:201168952porPinheiro, Maria Teresa Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
title Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
spellingShingle Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
Pinheiro, Maria Teresa Mendes
Envelhecimento ativo
Universidade da Terceira Idade
Seniores
Aprendizagem ao longo da vida
TMES
title_short Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
title_full Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
title_fullStr Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
title_full_unstemmed Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
title_sort Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
author Pinheiro, Maria Teresa Mendes
author_facet Pinheiro, Maria Teresa Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria Teresa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento ativo
Universidade da Terceira Idade
Seniores
Aprendizagem ao longo da vida
TMES
topic Envelhecimento ativo
Universidade da Terceira Idade
Seniores
Aprendizagem ao longo da vida
TMES
description O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, sobretudo em países ocidentais como Portugal, consequência da conjugação de múltiplos fatores, designadamente, o avanço da medicina e o decréscimo da taxa de natalidade. Trata-se de um problema que constitui, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva, o qual nos obriga a encontrar recursos e estratégias que conduzam a um envelhecimento ativo, saudável e autónomo. As Universidades da Terceira Idade (UTI’s) surgem como uma resposta social, cultural e educativa a este novo paradigma civilizacional marcado pela inversão da pirâmide demográfica, constatando -se um aumento significativo do número destas organizações em todo o mundo e no nosso país, principalmente a partir do ano 2000. Sendo um imperativo saber de que forma as UTI’s contribuem para um envelhecimento ativo, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as expetativas e o grau de satisfação dos frequentadores de uma UTI situada no norte do país, no âmbito do qual se desenvolveu um estudo exploratório , com o recurso a um inquérito por questionário (n=75) e à análise documental. Os resultados apontam, genericamente, para um reconhecimento claro da importância UTI’s no envelhecimento ativo, na aprendizagem, nas relações sociais e na cidadania. Neste sentido, as UTI’s contribuem para a construção de uma sociedade integradora, respondendo às expetativas e anseios da população sénior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-30T11:46:15Z
2014-07-30T00:00:00Z
2014-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/862
TID:201168952
url http://hdl.handle.net/11328/862
identifier_str_mv TID:201168952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548188758016