Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Tiago Miguel Luzio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37072
Resumo: O SAD/PSP existe como meio complementar ao SNS, para satisfazer as necessidades de uma parte dos cidadãos portugueses que, correm riscos, suportam exigências e vivem penosidades próprias da função policial. A qualidade de beneficiário do SAD/PSP é obrigatória para todos os Polícias e implica o desconto de uma percentagem do seu vencimento/pensão, que lhes dá direito ao regime convencionado e livre. É devido a esta obrigatoriedade, que é fundamental conhecer o grau de satisfação dos beneficiários com os serviços prestados pelo subsistema, de maneira a poder melhorá los. Neste sentido, pretendeu-se essencialmente realizar: um périplo histórico pelos subsistemas SAD/PSP, SAD/GNR, ADM, ADSE e SNS; um paralelismo entre SAD/PSP e SAD/GNR; e uma avaliação do nível de satisfação, através de estudo quantitativo por questionário, feito a uma amostra representativa dos beneficiários do SAD/PSP. Deste último, verificou-se que a maioria dos beneficiários está satisfeita com os serviços prestados pela rede convencionada; a maioria dos beneficiários acredita que não existe igualdade geográfica no número de acordos com prestadores de serviços; a maioria dos beneficiários acredita que existe igualdade no facto de todos contribuírem na mesma percentagem, para o SAD/PSP; mesmo que não fosse obrigatório, a maioria dos beneficiários titulares continuaria a ser contribuinte deste subsistema; a maioria dos beneficiários do SAD/PSP acredita que o prazo de reembolso das faturas que submetem ao subsistema, é um dos principais fatores que influenciam a sua satisfação com o subsistema. Concluiu-se que existe um nível neutral, com tendência para a satisfação, por parte dos beneficiários do SAD/PSP.
id RCAP_07931f9ab172f3838e8287574553df06
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança PúblicaBeneficiáriosRegimes convencionado e livreSatisfaçãoServiço nacional de saúdeSubsistemas públicos de saúdeBeneficiariesAgreed and free regimesSatisfactionNational health servicePublic health subsystemsDissertação de Mestrado em Ciências PoliciaisO SAD/PSP existe como meio complementar ao SNS, para satisfazer as necessidades de uma parte dos cidadãos portugueses que, correm riscos, suportam exigências e vivem penosidades próprias da função policial. A qualidade de beneficiário do SAD/PSP é obrigatória para todos os Polícias e implica o desconto de uma percentagem do seu vencimento/pensão, que lhes dá direito ao regime convencionado e livre. É devido a esta obrigatoriedade, que é fundamental conhecer o grau de satisfação dos beneficiários com os serviços prestados pelo subsistema, de maneira a poder melhorá los. Neste sentido, pretendeu-se essencialmente realizar: um périplo histórico pelos subsistemas SAD/PSP, SAD/GNR, ADM, ADSE e SNS; um paralelismo entre SAD/PSP e SAD/GNR; e uma avaliação do nível de satisfação, através de estudo quantitativo por questionário, feito a uma amostra representativa dos beneficiários do SAD/PSP. Deste último, verificou-se que a maioria dos beneficiários está satisfeita com os serviços prestados pela rede convencionada; a maioria dos beneficiários acredita que não existe igualdade geográfica no número de acordos com prestadores de serviços; a maioria dos beneficiários acredita que existe igualdade no facto de todos contribuírem na mesma percentagem, para o SAD/PSP; mesmo que não fosse obrigatório, a maioria dos beneficiários titulares continuaria a ser contribuinte deste subsistema; a maioria dos beneficiários do SAD/PSP acredita que o prazo de reembolso das faturas que submetem ao subsistema, é um dos principais fatores que influenciam a sua satisfação com o subsistema. Concluiu-se que existe um nível neutral, com tendência para a satisfação, por parte dos beneficiários do SAD/PSP.The SAD / PSP exists as a complementary means to the SNS, to satisfy the needs of part of the portuguese citizens who, at risk, support the demands and live the hardships typical of the police function. The status of beneficiary of the SAD / PSP is mandatory for all policemen and implies the discounting of a percentage of their salary / pension, which entitles them to the agreed and free regime. It is due to this obligation, that it is essential to know the degree of satisfaction of the beneficiaries with the services provided by the subsystem, in order to be able to improve them. In this sense, the intention was essentially to carry out: a historical tour through the subsystems SAD / PSP, SAD / GNR, ADM, ADSE and SNS; a parallel between SAD / PSP and SAD / GNR; and an assessment of the level of satisfaction, through a quantitative study by questionnaire, made to a representative sample of the beneficiaries of the SAD / PSP. Of the latter, it was found that the majority of the beneficiaries are satisfied with the services provided by the agreed network; the majority of beneficiaries believe that there is no geographic equality in the number of agreements with service providers; the majority of beneficiaries believe that there is equality in the fact that everyone contributes the same percentage to the SAD / PSP; even if it were not mandatory, the majority of the beneficiaries would continue to be contributors to this subsystem; most beneficiaries of the SAD / PSP believe that the repayment term of the invoices they submit to the subsystem, is one of the main factors that influence their satisfaction with the subsystem. It was concluded that there is a neutral level, with a tendency towards satisfaction, on the part of the beneficiaries of the SAD / PSP.Venes, NunoAfonso, JoãoRepositório ComumCordeiro, Tiago Miguel Luzio2021-07-13T10:54:40Z2021-06-172021-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37072TID:202736890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:30:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:53.046040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
title Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
spellingShingle Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
Cordeiro, Tiago Miguel Luzio
Beneficiários
Regimes convencionado e livre
Satisfação
Serviço nacional de saúde
Subsistemas públicos de saúde
Beneficiaries
Agreed and free regimes
Satisfaction
National health service
Public health subsystems
Dissertação de Mestrado em Ciências Policiais
title_short Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
title_full Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
title_fullStr Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
title_full_unstemmed Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
title_sort Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública
author Cordeiro, Tiago Miguel Luzio
author_facet Cordeiro, Tiago Miguel Luzio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venes, Nuno
Afonso, João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Tiago Miguel Luzio
dc.subject.por.fl_str_mv Beneficiários
Regimes convencionado e livre
Satisfação
Serviço nacional de saúde
Subsistemas públicos de saúde
Beneficiaries
Agreed and free regimes
Satisfaction
National health service
Public health subsystems
Dissertação de Mestrado em Ciências Policiais
topic Beneficiários
Regimes convencionado e livre
Satisfação
Serviço nacional de saúde
Subsistemas públicos de saúde
Beneficiaries
Agreed and free regimes
Satisfaction
National health service
Public health subsystems
Dissertação de Mestrado em Ciências Policiais
description O SAD/PSP existe como meio complementar ao SNS, para satisfazer as necessidades de uma parte dos cidadãos portugueses que, correm riscos, suportam exigências e vivem penosidades próprias da função policial. A qualidade de beneficiário do SAD/PSP é obrigatória para todos os Polícias e implica o desconto de uma percentagem do seu vencimento/pensão, que lhes dá direito ao regime convencionado e livre. É devido a esta obrigatoriedade, que é fundamental conhecer o grau de satisfação dos beneficiários com os serviços prestados pelo subsistema, de maneira a poder melhorá los. Neste sentido, pretendeu-se essencialmente realizar: um périplo histórico pelos subsistemas SAD/PSP, SAD/GNR, ADM, ADSE e SNS; um paralelismo entre SAD/PSP e SAD/GNR; e uma avaliação do nível de satisfação, através de estudo quantitativo por questionário, feito a uma amostra representativa dos beneficiários do SAD/PSP. Deste último, verificou-se que a maioria dos beneficiários está satisfeita com os serviços prestados pela rede convencionada; a maioria dos beneficiários acredita que não existe igualdade geográfica no número de acordos com prestadores de serviços; a maioria dos beneficiários acredita que existe igualdade no facto de todos contribuírem na mesma percentagem, para o SAD/PSP; mesmo que não fosse obrigatório, a maioria dos beneficiários titulares continuaria a ser contribuinte deste subsistema; a maioria dos beneficiários do SAD/PSP acredita que o prazo de reembolso das faturas que submetem ao subsistema, é um dos principais fatores que influenciam a sua satisfação com o subsistema. Concluiu-se que existe um nível neutral, com tendência para a satisfação, por parte dos beneficiários do SAD/PSP.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T10:54:40Z
2021-06-17
2021-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37072
TID:202736890
url http://hdl.handle.net/10400.26/37072
identifier_str_mv TID:202736890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131561513189376