Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos, 1959-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2070
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_0795edaaf62c110c95e2ead9d567ec46
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formaçãoFormação de professores - PortugalNecessidades de formaçãoQualificação profissionalTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo incide na análise de necessidades de formação dos professores formadores dos Cursos integrados nos Centros de Novas Oportunidades tentando perceber se as competências que detêm são suficientes ou se precisam de desenvolvimento para trabalhar nos cursos de dupla certificação, com novos efeitos de formação para os alunos e novos desafios curriculares para os professores. Neste sentido, o trabalho empírico insere-se no paradigma interpretativo com uma natureza essencialmente descritiva e correlacional, recorrendo principalmente à metodologia de recolha de dados extensiva através de um questionário aplicado a todos os docentes do CNO de um distrito no interior do País. Os resultados obtidos permitem aos directores dos centros de formação e aos formadores construírem planos de formação fundamentados com objectivos pertinentes de formação e prioridades formativas de acordo com os destinatários. O Ministério da Educação e outros sectores ligados à educação também podem recolher informação pertinente para a sua política de formação. Concluiu-se que os formadores do CNO (i) conhecem as actividades e os desafios que de si se esperam; (ii) identificam as dificuldades sentidas no desempenho da sua actividade nos cursos de dupla certificação; (iii) têm bastantes necessidades de formação em todas as dimensões do seu trabalho na organização do currículo, estratégias e metodologias e na avaliação; (iv) têm necessidades de formação prioritárias em todas as dimensões mas destaca-se a urgência na organização dos materiais e nas estratégias de motivação, na diferenciação pedagógica, e no desenvolvimento de competências para preparação dos alunos para a vida activa; (v) manifestam mais necessidades de formação no grupo do departamento de Línguas; (vi) apresentam diferenças significativas de opinião sobre as suas necessidades de formação consoante a idade, o sexo, a habilitação académica, o departamento, o tipo de curso leccionado e a experiência profissional e vii) pertencem a dois grupos homogéneos que manifestam menores ou maiores necessidades de formação associadas a cinco factores que denominámos de Trabalho Colaborativo e Estratégias de Aprendizagem, Diferenciação Pedagógica, Planificação e Avaliação, Relação Pedagógica e Desenvolvimento de Atitudes, e Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade do currículo.This study is focused in the coaching needs of the teachers who work in the Centres of The New Opportunities to understand whether the teachers' competences are sufficient or need some development to work in the courses of double qualification, that have different formative effects for the students and new curricular challenges for the teachers. So, this empirical study is included in the interpretative paradigm with a descriptive and correlational nature, using the extensive data collection methodology of a questionnaire applied to all the teachers who belong to the Centres of The New Opportunities of a district in the interior of Portugal. The results obtained enable the directors of Training Centres and the coachers to build justified formative plans with relevant training objectives and formative priorities according to the target public. The Ministry of Education and the other sectors connected with education can also get relevant information for their training policy. It was concluded that the teachers or the trainers in The Centres of The New Opportunities: (i) know the activities and the challenges that are expected from them; (ii) identify the difficulties in performing their activities in the courses of double certification; (iii) have plenty of needs in all the dimensions of their work, in the curriculum organization, strategies and methodologies e in the evaluation; (iv) have prior coaching needs in all the dimensions but with more urgency in the material organization, motivation strategies, pedagogical differentiation and in the development of competences to prepare the students for the working life; (v) demonstrate more training needs in the Language department; (vi) present significant differences of opinion about their coaching needs depending on the age, the males or females, the academic degree (bachelor's degree or graduate), the department to which they belong, the type of the vocational course performed and the professional experience and (vii) belong to two homogeneous groups demonstrating less or more coaching needs associated to five factors denominated as Collaborative Work and Learning Strategies, Pedagogical Differentiation, Planning and Evaluation, Pedagogical Relationship and Development of Attitudes and Interdisciplinarity and Transdisciplinarity of the Curriculum.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Maria Rosa de Brito Simões dos, 1959-2010-12-09T13:13:15Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/ms-excelOs outputs incorporados nos anexos estão apenas disponíves em cd-rom apenso à edição em papel.text/xmlapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2070porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000577457info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:32.863594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
title Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
spellingShingle Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos, 1959-
Formação de professores - Portugal
Necessidades de formação
Qualificação profissional
Teses de mestrado - 2009
title_short Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
title_full Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
title_fullStr Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
title_full_unstemmed Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
title_sort Professores formadores dos Centros de Novas Oportunidades : análise das suas necessidades de formação
author Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos, 1959-
author_facet Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Portugal
Necessidades de formação
Qualificação profissional
Teses de mestrado - 2009
topic Formação de professores - Portugal
Necessidades de formação
Qualificação profissional
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2070
url http://hdl.handle.net/10451/2070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000577457
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/ms-excel
Os outputs incorporados nos anexos estão apenas disponíves em cd-rom apenso à edição em papel.
text/xml
application/vnd.ms-excel
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169461161984