A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2124 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
id |
RCAP_550c4fe4e994ad249de02606448cd0de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2124 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º cicloFormação inicial de professoresÉtica profissionalSupervisão pedagógicaTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo, subordinado ao tema o Contributo dos Professores Orientadores na Formação Ética dos Estagiários, insere-se na área da formação de professores e visa compreender como se processa a formação ética no processo de formação inicial no período de estágio. Trata-se de um estudo realizado numa ESE privada do Norte do país, centrada num grupo de orientadores e de estagiários (na fase de formação inicial). Efectuada uma revisão da literatura sobre a dimensão ética da profissão e a formação, realizou-se um estudo empírico em que, recorremos à observação de reuniões de reflexão e a entrevistas. A partir dos comportamentos e das opiniões dos próprios intervenientes, pretendemos ter acesso às suas representações profissionais, mais especificamente à forma como dizem agir e pensar. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que os orientadores esforçam-se por dar um contributo na formação ética dos estagiários, levando-os principalmente a reflectir sobre os seus comportamentos e atitudes e mostrando-lhes várias possibilidades para a mudança e para a construção de uma pessoa e de um profissional melhor. Verifica-se, no entanto, que alguns estagiários não se mostraram abertos à mudança, não aceitando sequer conselhos ou opiniões dos orientadores.This study, entitled Contribution Guiding Teacher Training in Ethics Trainees, falls in the area of teacher training and aims to understand the processes underlying the formation process of ethics training during the internship. This is a study in a private ESE north of the country, focusing on a group of mentors and trainees (in the initial training). Review of the literature on the ethical dimension of the profession and training, there was an empirical study in which we used the observation of brainstorming meetings and interviews. From the attitudes and opinions of the players themselves, we want to have access to their key professional, more specifically the way they act and think. The results of the study allowed us to conclude that the supervisors strive to make a contribution in the ethical training of trainees, taking them mainly to reflect on their behavior and attitudes and showing them various possibilities for change and for building of a person and a better trader. There is, however, that some trainees were not open to change, not even accepting advice or opinions of coaches.Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Maria João Lopes da, 1976-2010-12-09T13:13:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2124porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580235info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:35.574858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
title |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
spellingShingle |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo Silva, Maria João Lopes da, 1976- Formação inicial de professores Ética profissional Supervisão pedagógica Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
title_full |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
title_fullStr |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
title_full_unstemmed |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
title_sort |
A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo |
author |
Silva, Maria João Lopes da, 1976- |
author_facet |
Silva, Maria João Lopes da, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estrela, Maria Teresa, 1936- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria João Lopes da, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Ética profissional Supervisão pedagógica Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Formação inicial de professores Ética profissional Supervisão pedagógica Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-09T13:13:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2124 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134169528270848 |