A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Lopes da, 1976-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2124
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_550c4fe4e994ad249de02606448cd0de
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º cicloFormação inicial de professoresÉtica profissionalSupervisão pedagógicaTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo, subordinado ao tema o Contributo dos Professores Orientadores na Formação Ética dos Estagiários, insere-se na área da formação de professores e visa compreender como se processa a formação ética no processo de formação inicial no período de estágio. Trata-se de um estudo realizado numa ESE privada do Norte do país, centrada num grupo de orientadores e de estagiários (na fase de formação inicial). Efectuada uma revisão da literatura sobre a dimensão ética da profissão e a formação, realizou-se um estudo empírico em que, recorremos à observação de reuniões de reflexão e a entrevistas. A partir dos comportamentos e das opiniões dos próprios intervenientes, pretendemos ter acesso às suas representações profissionais, mais especificamente à forma como dizem agir e pensar. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que os orientadores esforçam-se por dar um contributo na formação ética dos estagiários, levando-os principalmente a reflectir sobre os seus comportamentos e atitudes e mostrando-lhes várias possibilidades para a mudança e para a construção de uma pessoa e de um profissional melhor. Verifica-se, no entanto, que alguns estagiários não se mostraram abertos à mudança, não aceitando sequer conselhos ou opiniões dos orientadores.This study, entitled Contribution Guiding Teacher Training in Ethics Trainees, falls in the area of teacher training and aims to understand the processes underlying the formation process of ethics training during the internship. This is a study in a private ESE north of the country, focusing on a group of mentors and trainees (in the initial training). Review of the literature on the ethical dimension of the profession and training, there was an empirical study in which we used the observation of brainstorming meetings and interviews. From the attitudes and opinions of the players themselves, we want to have access to their key professional, more specifically the way they act and think. The results of the study allowed us to conclude that the supervisors strive to make a contribution in the ethical training of trainees, taking them mainly to reflect on their behavior and attitudes and showing them various possibilities for change and for building of a person and a better trader. There is, however, that some trainees were not open to change, not even accepting advice or opinions of coaches.Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Maria João Lopes da, 1976-2010-12-09T13:13:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2124porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580235info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:35.574858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
title A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
spellingShingle A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
Silva, Maria João Lopes da, 1976-
Formação inicial de professores
Ética profissional
Supervisão pedagógica
Teses de mestrado - 2009
title_short A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
title_full A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
title_fullStr A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
title_full_unstemmed A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
title_sort A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orientadores na formação ética de estagiários de 2º ciclo
author Silva, Maria João Lopes da, 1976-
author_facet Silva, Maria João Lopes da, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrela, Maria Teresa, 1936-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Lopes da, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Ética profissional
Supervisão pedagógica
Teses de mestrado - 2009
topic Formação inicial de professores
Ética profissional
Supervisão pedagógica
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2124
url http://hdl.handle.net/10451/2124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169528270848