Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93463
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_079984aacead33089df351bc7ad318d1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019Report of a Teacher Training that took place with a class of the 10th grade of the Basic and Secondary School Quinta das FloresEstágio PedagógicoRelatório de EstágioEducação FísicaPerfil dos AlunosIntervenção PedagógicaPedagogical PracticePractice ReportPhysical EducationStudent ProfilePedagogical InterventionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaNo âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, contextualizamos a prática e intervenção pedagógica no Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2018/2019, numa turma do décimo ano, na disciplina de Educação Física, acompanhados pelo Professor Cooperante da Escola e pelo Professor Orientador da Faculdade Desta forma, e para sermos capazes de referir e partilhar tudo aquilo que experienciámos durante a referida prática pedagógica, emerge o presente relatório pertencente à Unidade Curricular de Relatório de Estágio. O presente documento está então dividido em três capítulos. No capítulo I, abordaremos a “Contextualização da Prática”, detalhando todas aquelas que foram as nossas expectativas iniciais de todo o processo do estágio pedagógico, bem como breves caracterizações do contexto onde estávamos inseridos, a escola, do grupo disciplinar, do núcleo de estágio e da turma. No Capítulo II, que estará, por sua vez, dividido em três áreas, iremos arrazoar vários tópicos referentes à “Prática Pedagógica”, ou seja, este é o espaço onde será apresentado todo aquele que foi o trabalho desenvolvido por nós referente aos diversos aspetos metodológicos de todas as nossas intervenções em todos os seus espectros. Na área 1 analisamos o processo de planeamento, realização e avaliação, bem como as vertentes questões dilemáticas, atividades de organização e gestão escolar realizadas, os projetos e parcerias educativas em que estivemos inseridos, e ainda a atitude ético-profissional. Por fim, no Capítulo III, aprofundaremos o trabalho daquele que foi o nosso tema problema desenvolvido ao longo deste ano letivo, com o nome de “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Contributo da Disciplina de Educação Física”.Within the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, we contextualise the practice and pedagogical intervention in a Pedagogical Stage developed in the Basic and Secondary School Quinta das Flores, in the academic year 2018/2019, in a class of the tenth grade, in the subject of Physical Education, accompanied by the Cooperating Teacher of the School and by the Faculty Adviser of the Faculty. In this way, and to be able to refer and share everything that we experienced during this pedagogical practice, emerges this report as part of the Curricular Unit of the Teacher Training Report. This document is then divided into three chapters. In chapter I, we will approach the "Contextualization of Practice", detailing all those that were our initial expectations of the whole process of the pedagogic practice, as well as brief characterizations of the context where we were inserted, the school, the teaching department group, the group of teachers involved in the pedagogical practice and the class. In Chapter II, which, consequently, is divided into three areas, we will consider several topics related to the "Pedagogical Practice". In other words, this is the space where all the work developed by us will be presented, referring to the various methodological aspects of all our interventions in all its spectra. In area 1 we analyse the planning, implementation and evaluation process, as well as the aspects of dilemma issues, the activities of school organization and management, the projects and educational partnerships in which we have been inserted, as well as the ethical-professional attitude. Finally, in chapter III, we will elaborate on the work our problem theme developed throughout this school year, with the name of "The Profile of Students when they leave Compulsory Schooling. Contribution of the Physical Education Subject".2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93463http://hdl.handle.net/10316/93463TID:202673332porSantos, Daniel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.557144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
Report of a Teacher Training that took place with a class of the 10th grade of the Basic and Secondary School Quinta das Flores
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
Santos, Daniel da Silva
Estágio Pedagógico
Relatório de Estágio
Educação Física
Perfil dos Alunos
Intervenção Pedagógica
Pedagogical Practice
Practice Report
Physical Education
Student Profile
Pedagogical Intervention
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
author Santos, Daniel da Silva
author_facet Santos, Daniel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Relatório de Estágio
Educação Física
Perfil dos Alunos
Intervenção Pedagógica
Pedagogical Practice
Practice Report
Physical Education
Student Profile
Pedagogical Intervention
topic Estágio Pedagógico
Relatório de Estágio
Educação Física
Perfil dos Alunos
Intervenção Pedagógica
Pedagogical Practice
Practice Report
Physical Education
Student Profile
Pedagogical Intervention
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93463
http://hdl.handle.net/10316/93463
TID:202673332
url http://hdl.handle.net/10316/93463
identifier_str_mv TID:202673332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019892281344