Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21766 |
Resumo: | Tendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis em sala de aula, pretende-se com este trabalho apresentar os resultados preliminares de um estudo desenvolvido em unidades curriculares de iniciação ao estudo da língua Alemã em duas instituições de Ensino Superior Politécnico – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). Neste estudo descreve-se a estratégia de ensino e de aprendizagem definida – em particular no que diz respeito à utilização da plataforma Socrative –, e apresentam-se alguns resultados, em especial no que diz respeito ao impacto na promoção da motivação dos alunos para a aprendizagem e à sua capacidade de retenção de informação a médio prazo. Por último, apresentam-se algumas conclusões preliminares do projeto. |
id |
RCAP_07a2498e17ece9785ddd011a36106015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21766 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua EstrangeiraTendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis em sala de aula, pretende-se com este trabalho apresentar os resultados preliminares de um estudo desenvolvido em unidades curriculares de iniciação ao estudo da língua Alemã em duas instituições de Ensino Superior Politécnico – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). Neste estudo descreve-se a estratégia de ensino e de aprendizagem definida – em particular no que diz respeito à utilização da plataforma Socrative –, e apresentam-se alguns resultados, em especial no que diz respeito ao impacto na promoção da motivação dos alunos para a aprendizagem e à sua capacidade de retenção de informação a médio prazo. Por último, apresentam-se algumas conclusões preliminares do projeto.Universidade de Aveiro2018-01-24T12:39:11Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21766porBalula, AnaVasconcelos, Sandra Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:45Zoai:ria.ua.pt:10773/21766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:08.759483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
title |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
spellingShingle |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira Balula, Ana |
title_short |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
title_full |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
title_fullStr |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
title_full_unstemmed |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
title_sort |
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira |
author |
Balula, Ana |
author_facet |
Balula, Ana Vasconcelos, Sandra Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Sandra Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balula, Ana Vasconcelos, Sandra Vieira |
description |
Tendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis em sala de aula, pretende-se com este trabalho apresentar os resultados preliminares de um estudo desenvolvido em unidades curriculares de iniciação ao estudo da língua Alemã em duas instituições de Ensino Superior Politécnico – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). Neste estudo descreve-se a estratégia de ensino e de aprendizagem definida – em particular no que diz respeito à utilização da plataforma Socrative –, e apresentam-se alguns resultados, em especial no que diz respeito ao impacto na promoção da motivação dos alunos para a aprendizagem e à sua capacidade de retenção de informação a médio prazo. Por último, apresentam-se algumas conclusões preliminares do projeto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01T00:00:00Z 2016-12 2018-01-24T12:39:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21766 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137615525445632 |