Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balula, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vasconcelos, Sandra Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21766
Resumo: Tendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis em sala de aula, pretende-se com este trabalho apresentar os resultados preliminares de um estudo desenvolvido em unidades curriculares de iniciação ao estudo da língua Alemã em duas instituições de Ensino Superior Politécnico – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). Neste estudo descreve-se a estratégia de ensino e de aprendizagem definida – em particular no que diz respeito à utilização da plataforma Socrative –, e apresentam-se alguns resultados, em especial no que diz respeito ao impacto na promoção da motivação dos alunos para a aprendizagem e à sua capacidade de retenção de informação a médio prazo. Por último, apresentam-se algumas conclusões preliminares do projeto.
id RCAP_07a2498e17ece9785ddd011a36106015
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua EstrangeiraTendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis em sala de aula, pretende-se com este trabalho apresentar os resultados preliminares de um estudo desenvolvido em unidades curriculares de iniciação ao estudo da língua Alemã em duas instituições de Ensino Superior Politécnico – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). Neste estudo descreve-se a estratégia de ensino e de aprendizagem definida – em particular no que diz respeito à utilização da plataforma Socrative –, e apresentam-se alguns resultados, em especial no que diz respeito ao impacto na promoção da motivação dos alunos para a aprendizagem e à sua capacidade de retenção de informação a médio prazo. Por último, apresentam-se algumas conclusões preliminares do projeto.Universidade de Aveiro2018-01-24T12:39:11Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21766porBalula, AnaVasconcelos, Sandra Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:45Zoai:ria.ua.pt:10773/21766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:08.759483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
title Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
spellingShingle Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
Balula, Ana
title_short Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
title_full Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
title_fullStr Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
title_sort Utilização de dispositivos móveis em sala de aula: a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão: Língua Estrangeira
author Balula, Ana
author_facet Balula, Ana
Vasconcelos, Sandra Vieira
author_role author
author2 Vasconcelos, Sandra Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balula, Ana
Vasconcelos, Sandra Vieira
description Tendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis em sala de aula, pretende-se com este trabalho apresentar os resultados preliminares de um estudo desenvolvido em unidades curriculares de iniciação ao estudo da língua Alemã em duas instituições de Ensino Superior Politécnico – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). Neste estudo descreve-se a estratégia de ensino e de aprendizagem definida – em particular no que diz respeito à utilização da plataforma Socrative –, e apresentam-se alguns resultados, em especial no que diz respeito ao impacto na promoção da motivação dos alunos para a aprendizagem e à sua capacidade de retenção de informação a médio prazo. Por último, apresentam-se algumas conclusões preliminares do projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01T00:00:00Z
2016-12
2018-01-24T12:39:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21766
url http://hdl.handle.net/10773/21766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615525445632