O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129084 |
Resumo: | O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obbtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm portuguÊs como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão. |
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Pickbrenner, Minka BeateFinger, Ingrid2015-11-09T16:24:44Z20152176-8625http://hdl.handle.net/10183/129084000975527O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obbtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm portuguÊs como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.The current study focuses on the teaching/learning of German as L3 and aims at investigating to what extent previous knowledge of English as L2 may influence the learning of German as a third language. The data obtained from an empirical work with beginning learners of German that have Portuguese as L1 show a tendency that the knowledge of a second language mai qualify and accelerate the L3 acquisition process, mainly when L3 and L2 are typologically similar. Although some aspects related to the tool used may have influenced the performance of the group of participants, the results show the meaning of the continuity of studies investigating a possible fruitful relation between the knowledge of L2 English at the L3 German acquisition process.El presente estudio tiene como porpósito investigar em qué medida los conocimientos previos del idioma inglés como segunda lengua (L2) oueden influir en el aprenndizaje del idioma alemán como tercera lengua (L3). Los datos obtenidos a partir de un trabajo empírico realizado con estudiantes del nivel básico de alemán que tienen al português como lengua materna (L1) revelan una tendencia de que conocimientos de la L2 pueden contribuir e incluso acelerar el proceso de adquisición de la L3, principalmente cuando L2 y L3 son tipológicamente semejantes. Los resultados del presente estudio expressan la importancia de dar continuidad a las investigacionces que abordan la posible relación viruosa entre conocimientos del inglés como L2 en el proceso de adquisición del alemán como L3.application/pdfporCaminhos em linguística aplicada. Taubaté, SP. Vol. 13, n. 2 (2015), p. 22-46Língua estrangeiraLíngua inglesaLíngua alemãMultilinguismoTerceira línguaForeign languages teaching/learningMultilingualismL2 EnglishL3 GermanEnseñanza/aprendizaje de lenguas extranjerasO multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)Multilingualism in the classroom context : the teaching/learning of German as a second foreign language (L3)El multilinguismo en la aula : la enseñanza/aprendizaje del alemán como segunda lengua extranjera (L3)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000975527.pdf.txt000975527.pdf.txtExtracted Texttext/plain61927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/2/000975527.pdf.txt3610d9666ccbbc30c20a0b94b4e2d51cMD52ORIGINAL000975527.pdf000975527.pdfTexto completoapplication/pdf654153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/1/000975527.pdf989384c6e9d667fb16a5061a5508c70aMD51THUMBNAIL000975527.pdf.jpg000975527.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/3/000975527.pdf.jpg8a8279d809b94640235b0c5b815a2a23MD5310183/1290842022-11-05 04:50:49.348579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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