O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pickbrenner, Minka Beate
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Finger, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129084
Resumo: O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obbtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm portuguÊs como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.
id UFRGS-2_7bd2b5e6d53d390f7c5cb079d7793001
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129084
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pickbrenner, Minka BeateFinger, Ingrid2015-11-09T16:24:44Z20152176-8625http://hdl.handle.net/10183/129084000975527O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obbtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm portuguÊs como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.The current study focuses on the teaching/learning of German as L3 and aims at investigating to what extent previous knowledge of English as L2 may influence the learning of German as a third language. The data obtained from an empirical work with beginning learners of German that have Portuguese as L1 show a tendency that the knowledge of a second language mai qualify and accelerate the L3 acquisition process, mainly when L3 and L2 are typologically similar. Although some aspects related to the tool used may have influenced the performance of the group of participants, the results show the meaning of the continuity of studies investigating a possible fruitful relation between the knowledge of L2 English at the L3 German acquisition process.El presente estudio tiene como porpósito investigar em qué medida los conocimientos previos del idioma inglés como segunda lengua (L2) oueden influir en el aprenndizaje del idioma alemán como tercera lengua (L3). Los datos obtenidos a partir de un trabajo empírico realizado con estudiantes del nivel básico de alemán que tienen al português como lengua materna (L1) revelan una tendencia de que conocimientos de la L2 pueden contribuir e incluso acelerar el proceso de adquisición de la L3, principalmente cuando L2 y L3 son tipológicamente semejantes. Los resultados del presente estudio expressan la importancia de dar continuidad a las investigacionces que abordan la posible relación viruosa entre conocimientos del inglés como L2 en el proceso de adquisición del alemán como L3.application/pdfporCaminhos em linguística aplicada. Taubaté, SP. Vol. 13, n. 2 (2015), p. 22-46Língua estrangeiraLíngua inglesaLíngua alemãMultilinguismoTerceira línguaForeign languages teaching/learningMultilingualismL2 EnglishL3 GermanEnseñanza/aprendizaje de lenguas extranjerasO multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)Multilingualism in the classroom context : the teaching/learning of German as a second foreign language (L3)El multilinguismo en la aula : la enseñanza/aprendizaje del alemán como segunda lengua extranjera (L3)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000975527.pdf.txt000975527.pdf.txtExtracted Texttext/plain61927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/2/000975527.pdf.txt3610d9666ccbbc30c20a0b94b4e2d51cMD52ORIGINAL000975527.pdf000975527.pdfTexto completoapplication/pdf654153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/1/000975527.pdf989384c6e9d667fb16a5061a5508c70aMD51THUMBNAIL000975527.pdf.jpg000975527.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/3/000975527.pdf.jpg8a8279d809b94640235b0c5b815a2a23MD5310183/1290842022-11-05 04:50:49.348579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Multilingualism in the classroom context : the teaching/learning of German as a second foreign language (L3)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El multilinguismo en la aula : la enseñanza/aprendizaje del alemán como segunda lengua extranjera (L3)
title O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
spellingShingle O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
Pickbrenner, Minka Beate
Língua estrangeira
Língua inglesa
Língua alemã
Multilinguismo
Terceira língua
Foreign languages teaching/learning
Multilingualism
L2 English
L3 German
Enseñanza/aprendizaje de lenguas extranjeras
title_short O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
title_full O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
title_fullStr O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
title_full_unstemmed O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
title_sort O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
author Pickbrenner, Minka Beate
author_facet Pickbrenner, Minka Beate
Finger, Ingrid
author_role author
author2 Finger, Ingrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pickbrenner, Minka Beate
Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Língua inglesa
Língua alemã
Multilinguismo
Terceira língua
topic Língua estrangeira
Língua inglesa
Língua alemã
Multilinguismo
Terceira língua
Foreign languages teaching/learning
Multilingualism
L2 English
L3 German
Enseñanza/aprendizaje de lenguas extranjeras
dc.subject.eng.fl_str_mv Foreign languages teaching/learning
Multilingualism
L2 English
L3 German
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza/aprendizaje de lenguas extranjeras
description O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obbtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm portuguÊs como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:24:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129084
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2176-8625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975527
identifier_str_mv 2176-8625
000975527
url http://hdl.handle.net/10183/129084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caminhos em linguística aplicada. Taubaté, SP. Vol. 13, n. 2 (2015), p. 22-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/2/000975527.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/1/000975527.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129084/3/000975527.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3610d9666ccbbc30c20a0b94b4e2d51c
989384c6e9d667fb16a5061a5508c70a
8a8279d809b94640235b0c5b815a2a23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224888267046912