Análise das dinâmicas de ética bancária com recurso a mapas cognitivos fuzzy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Rita Santa Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14593
Resumo: Partindo do pressuposto que, atualmente, existe uma maior consciencialização por parte das instituições bancárias de que a ética ou a falta dela pode afetar positiva ou negativamente a sua reputação, é possível afirmar que a preocupação do setor bancário em se reger por normas, condutas e práticas éticas tem vindo a aumentar exponencialmente. Contudo, o alinhamento de tais práticas com as operações diárias de um banco exige o tratamento cuidado de um vasto leque de variáveis, tangíveis ou intangíveis, o que constitui um processo notoriamente difícil. Por conseguinte, o objetivo principal da presente dissertação centra-se no desenvolvimento de um modelo conceptual, através de ferramentas de mapeamento cognitivo difuso (i.e. fuzzy cognitive mapping), que visa o reconhecimento e a perceção das relações de causalidade entre os elementos que influenciam as práticas éticas no setor bancário. Os resultados obtidos indicam que os mapas cognitivos detêm um elevado potencial de aplicabilidade no que diz respeito à estruturação de problemas dinâmicos e reais, oferecendo assim a possibilidade de minimizar os erros aquando do processo de tomada de decisão. Em particular, foi possível apurar que a gestão ética dos colaboradores, as práticas e comportamentos dos colaboradores, as práticas de governance e as práticas de responsabilidade social são, efetivamente, os elementos de maior representatividade na análise das práticas de ética bancária. As pressuposições práticas do modelo criado, as respetivas vantagens e limitações são também objeto de discussão. Palavras-Chave: Apoio à Tomada de Decisão; Práticas Éticas; Setor Bancário; Dinâmicas de Causa-Efeito; Mapas Cognitivos Fuzzy.
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