Análise de determinantes de empreendedorismo digital com recurso a mapas cognitivos "Fuzzy"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Maria João Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16900
Resumo: Vivemos num mundo cada vez mais digital, onde já é possível fazer praticamente tudo através de um computador ou de um "smartphone". Desta forma, existe cada vez mais o recurso ao empreendedorismo digital, sendo que este pode trazer inúmeras vantagens para as empresas. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo desenvolver um mapa cognitivo "fuzzy" que permita identificar e analisar os determinantes de empreendedorismo digital, visto que os modelos existentes neste campo apresentam limitações e, portanto, são insuficientes para fazer este tipo de análise. Assim sendo, foram realizadas duas sessões presenciais com um painel de decisores que convivem de perto com o empreendedorismo digital e, com a sua ajuda e partilha de informação, foi possível desenvolver o modelo, que mais tarde foi validado pelos mesmos. Os resultados alcançados mostram a utilidade que um modelo de lógica "fuzzy" pode ter na área do empreendedorismo digital, uma vez que este inclui conhecimento especializado, materializado nas várias perceções e abordagens que estão na base da sua construção. Isto é importante, uma vez que permite auxiliar o processo de tomada de decisão neste domínio e incentivar mais iniciativas de empreendedorismo digital. As vantagens e as limitações da abordagem seguida são também objeto de análise e discussão.
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