Desenvolvimento do Sistema Kanban com Fornecedores numa empresa de componentes eletrónicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24464
Resumo: O presente projeto, realizado no âmbito do Mestrado de Logística tem como principal objetivo analisar e melhorar o processo de gestão de stocks dos materiais geridos em processo kanban na empresa Preh Portugal, Lda., situada na Trofa. O excesso de stock é um problema comum que as empresas pretendem evitar devido ao impacto nos custos globais, nomeadamente custos de aquisição, custos de encomenda, custos de posse, entre outros. No entanto, a total ausência de algum excesso de inventário contribui para o aumento da probabilidade de rutura de stocks o que poderá desencadear a perda de oportunidade de vendas e, insatisfação do cliente. Desta forma, quer o excesso quer a falta de stocks são duas situações indesejadas pelas empresas, que obrigam a uma gestão criteriosa destas duas dimensões. Assim sendo, é fundamental desenvolver estratégias que permitam uma gestão eficiente de stocks através do equilibro entre o excesso e a rutura. Assim, a realização deste projeto consiste em, numa primeira fase, analisar e perceber a situação atual, por forma a identificar oportunidades de melhoria no procedimento kanban implementado para a gestão de stocks da empresa. Após esta análise inicial, foi possível identificar algumas fragilidades na gestão de stocks, assim como potenciais ações de melhoria relacionadas com o cálculo do ponto de reabastecimento. A fase seguinte, consistiu na identificação e seleção dos materiais mais críticos para a empresa. Este processo foi realizado recorrendo à análise ABC, tendo sido selecionados dois materiais com a classificação A e respetivo fornecedor. Na terceira fase é realizada uma análise comparativa entre o atual sistema de cálculo do ponto de reabastecimento dos materiais kanban e os novos métodos de cálculo de ponto de reabastecimento propostos. Na última fase do projeto foi efetuada uma análise, com base no forecast dos próximos 3 meses, cujo principal objetivo foi demonstrar a diferença expectável dos resultados entre o sistema de kanban atualmente implementado e o sistema kanban sugerido que inclui um método de cálculo mais rigoroso. Os resultados obtidos nas propostas apresentadas foram positivos, o que evidenciam uma potencial elevada redução de stocks e custos associados, tendo-se verificado paralelamente a redução de espaço utilizado em armazém.
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Desta forma, quer o excesso quer a falta de stocks são duas situações indesejadas pelas empresas, que obrigam a uma gestão criteriosa destas duas dimensões. Assim sendo, é fundamental desenvolver estratégias que permitam uma gestão eficiente de stocks através do equilibro entre o excesso e a rutura. Assim, a realização deste projeto consiste em, numa primeira fase, analisar e perceber a situação atual, por forma a identificar oportunidades de melhoria no procedimento kanban implementado para a gestão de stocks da empresa. Após esta análise inicial, foi possível identificar algumas fragilidades na gestão de stocks, assim como potenciais ações de melhoria relacionadas com o cálculo do ponto de reabastecimento. A fase seguinte, consistiu na identificação e seleção dos materiais mais críticos para a empresa. Este processo foi realizado recorrendo à análise ABC, tendo sido selecionados dois materiais com a classificação A e respetivo fornecedor. Na terceira fase é realizada uma análise comparativa entre o atual sistema de cálculo do ponto de reabastecimento dos materiais kanban e os novos métodos de cálculo de ponto de reabastecimento propostos. Na última fase do projeto foi efetuada uma análise, com base no forecast dos próximos 3 meses, cujo principal objetivo foi demonstrar a diferença expectável dos resultados entre o sistema de kanban atualmente implementado e o sistema kanban sugerido que inclui um método de cálculo mais rigoroso. Os resultados obtidos nas propostas apresentadas foram positivos, o que evidenciam uma potencial elevada redução de stocks e custos associados, tendo-se verificado paralelamente a redução de espaço utilizado em armazém.This project, conducted as part of a Master´s Degree in Logistics, has the main goal of analyzing and improving the stock management procedure of materials in kanban process, already implemented for national suppliers at Preh Portugal, located in Trofa. Excess stock is an issue which companies are looking to avoid due to the increase of costs that it represents, such as acquisition costs, order costs, ownership costs… However, there is a higher likelihood of stock rupture, which might cause loss of sales, and ultimately, costumer dissatisfaction. In this way, both excess and lack of stocks are two conditions that companies actively seek to avoid. Therefore, it is essential to adopt an effective stock management procedure, by achieving a balance between excess and rupture. The first stage of this project consists in finding improvements on stock management, through the analysis of the current status, in the established kanban procedure. After identifying potential improvement actions on the calculation of the reorder point, the second stage, consists in selecting two materials through ABC analysis, (A Classification) and corresponding supplier. On the third stage, a comparative essay is carried out between the current calculation system of the reorder point of kanban materials and the new proposed calculation methods. On the last stage of this project, an analysis was permoed based on the forecast of the next three months. The main objective of this analysis was to demonstrate the expected results differences between the currently implemented kanban system and the suggested kanban system, which includes a more rigorous calculation method. The results achieved by the presented proposals were positive, which provides evidence for a potential great reduction of stocks and associated costs, and simultaneously, the reduction of unavailable space in the warehouse.Marques, Carina Raquel OliveiraOliveira, Lia Coelho deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Cristina dos Santos2023-11-162050-09-25T00:00:00Z2023-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24464TID:203464494porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:55.308439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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