A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12831 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_07b3dfd01099551805ef22e7499002a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatosInstrumentos de pilotagemComunicaçãoComunidade de práticaNovatosVeteranosVeteransBeginnersCommunicationCommunity of practicePiloting instrumentsRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), a qual decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa, com um grupo de 21 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Esta é uma instituição que pretende ser um apoio para as famílias do bairro em que está inserida, oferecendo uma resposta educativa ao nível de creche e jardim de infância (JI). É ainda uma instituição que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Este relatório tem como objetivo apresentar e descrever o caminho percorrido durante os quatro meses de intervenção pedagógica e desenvolvimento de uma atitude investigativa, enquanto educadora estagiária. Neste sentido, será apresentada ao leitor, numa primeira fase, a caracterização do contexto em questão, assim como as intencionalidades que guiaram o percurso realizado, sendo ainda explicitados os moldes em que decorreu a avaliação de toda a intervenção. Numa segunda fase, será apresentada a investigação realizada no contexto descrito, a qual incide no processo de apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos do grupo tendo em consideração os veteranos do mesmo. Este tema surgiu devido aos vários níveis de familiaridade das crianças da sala para com estes instrumentos, principalmente devido ao tempo em que estão inseridos na sala em questão. A investigação teve como objetivo, aquando da utilização dos instrumentos de pilotagem (diário, contar, mostrar ou escrever e mapa das comunicações), identificar o modo como os novatos se apropriam destes através da interação com os veteranos. Os resultados indicam que uma parte do grupo de novatos se apropria destes instrumentos apenas estando envolvido numa comunidade de prática e tendo como exemplo as ações realizadas pelos veteranos. No entanto, algumas destas crianças necessitam de um apoio mais próximo por parte do educador para que consigam atribuir significado a estes instrumentos e utilizar os mesmos com o objetivo de comunicar em grupo.ABSTRACT This report was prepared within the framework of the Supervised Professional Practice II (PPS II) Curriculum Unit (UC), which took place in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS) in Lisbon, with a group of 21 children aged between 2 and 5 years. This is an institution that intends to be a support for the families of the neighborhood in which it is inserted, offering an educational response at the level of daycare and kindergarten (JI). It is also an institution that is governed by the pedagogical model of the Modern School Movement (MEM). This report aims to present and describe the path taken during the four months of pedagogical intervention and the development of an investigative attitude as a trainee educator. In this sense, the characterization of the context in question will be presented to the reader in a first phase, as well as the intentionalities that guided the journey undertaken, and the manner in which the evaluation of the entire intervention took place will also be made explicit. In a second phase, the research carried out in the context described will be presented, which focuses on the process of appropriation of the piloting instruments by the newcomers to the group taking into account the veterans of the group. This theme arose due to the various levels of familiarity of the children in the room with these instruments, mainly due to the time they are inserted in the room in question. The research aimed, when using the piloting instruments (daily, counting, showing or writing and communications map), to identify the way the newcomers appropriate these through the interaction with the veterans. The results indicate that part of the novice group appropriates these tools only by being involved in a community of practice and taking as an example the actions carried out by the veterans. However, some of these children need closer support from the educator so that they can attach meaning to these tools and use them for group communication.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLBatalha, Ana Sofia Andrade2021-02-12T10:49:25Z2020-06-262020-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12831TID:202628353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.018396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
title |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
spellingShingle |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos Batalha, Ana Sofia Andrade Instrumentos de pilotagem Comunicação Comunidade de prática Novatos Veteranos Veterans Beginners Communication Community of practice Piloting instruments |
title_short |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
title_full |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
title_fullStr |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
title_sort |
A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos |
author |
Batalha, Ana Sofia Andrade |
author_facet |
Batalha, Ana Sofia Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batalha, Ana Sofia Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentos de pilotagem Comunicação Comunidade de prática Novatos Veteranos Veterans Beginners Communication Community of practice Piloting instruments |
topic |
Instrumentos de pilotagem Comunicação Comunidade de prática Novatos Veteranos Veterans Beginners Communication Community of practice Piloting instruments |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 2020-06-26T00:00:00Z 2021-02-12T10:49:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12831 TID:202628353 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12831 |
identifier_str_mv |
TID:202628353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133478359400448 |