O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Isabel Cristina Martins
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: karl, Hortênsia Barandas, Martins, Francisco Vitorino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7
Resumo: A natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais enfrentem o desafio de encontrar o equilibrío entre estandardizar e adaptar a sua estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O nosso estudo é qualitativo e adopta a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME’s para alcançar uma melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing internacional.Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas, sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram ser condições necessárias para o sucesso do negócio,  consubstanciam-se  na proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos, do design, do preço e da comunicação.
id RCAP_07ba5eb1fe5a62250b57559f931bee4c
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/7
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em EspanhaEstratégia de marketing internacional; Distância entre países; Subsidiárias; Performance; Estudo de caso.A natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais enfrentem o desafio de encontrar o equilibrío entre estandardizar e adaptar a sua estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O nosso estudo é qualitativo e adopta a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME’s para alcançar uma melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing internacional.Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas, sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram ser condições necessárias para o sucesso do negócio,  consubstanciam-se  na proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos, do design, do preço e da comunicação.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2013-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/7International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 1, No 1 (2013)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7/8Antunes, Isabel Cristina Martinskarl, Hortênsia BarandasMartins, Francisco Vitorinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:30:34Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/7Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:21.610081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
title O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
spellingShingle O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
Antunes, Isabel Cristina Martins
Estratégia de marketing internacional; Distância entre países; Subsidiárias; Performance; Estudo de caso.
title_short O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
title_full O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
title_fullStr O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
title_full_unstemmed O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
title_sort O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
author Antunes, Isabel Cristina Martins
author_facet Antunes, Isabel Cristina Martins
karl, Hortênsia Barandas
Martins, Francisco Vitorino
author_role author
author2 karl, Hortênsia Barandas
Martins, Francisco Vitorino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Isabel Cristina Martins
karl, Hortênsia Barandas
Martins, Francisco Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing internacional; Distância entre países; Subsidiárias; Performance; Estudo de caso.
topic Estratégia de marketing internacional; Distância entre países; Subsidiárias; Performance; Estudo de caso.
description A natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais enfrentem o desafio de encontrar o equilibrío entre estandardizar e adaptar a sua estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O nosso estudo é qualitativo e adopta a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME’s para alcançar uma melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing internacional.Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas, sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram ser condições necessárias para o sucesso do negócio,  consubstanciam-se  na proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos, do design, do preço e da comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/7
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/7
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7/8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 1, No 1 (2013)
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451633242112