Tarefas de investigação para promover a comunicação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Érica Nídia Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13560
Resumo: A implementação de tarefas matemáticas estimulantes e desafiantes, em contexto sala de aula, encoraja os alunos a defender os seus pontos de vista e a centrar os seus discursos nas ideias matemáticas, permitindo o desenvolvimento da comunicação matemática, sendo este um processo, fundamentalmente, relacionado com a aprendizagem matemática dos alunos (NCTM, 2007 e Cabrita et al., 2010). Tendo em conta que a promoção da comunicação matemática e a implementação de tarefas de investigação, nas aulas de matemática, são duas das recomendações das orientações curriculares no ensino português, concebeu-se o presente estudo, de modo contribuir para uma aprendizagem mais aprofundada da matemática dos alunos. Posto isto, a investigação assentou em duas finalidades i) selecionar e reformular tarefas de investigação para promover explicitamente capacidades de comunicação matemática de alunos do 1º ciclo do ensino básico e ii) implementar as tarefas de investigação reformuladas no contexto das aulas de matemática e avaliar os seus contributos para promover capacidades de comunicação matemática de alunos do 1º ciclo do ensino básico. O estudo assume uma perspetiva orientada para a prática, baseada num plano de investigação-ação, numa turma com 24 alunos, do 3.º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico. Como forma de recolher dados socorreu-se a diversos instrumentos: (i) diário da aluna estagiária investigadora, (ii) produções escritas e orais dos alunos no âmbito da realização de tarefas de investigação e (iii) questionário. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição das tarefas de investigação implementadas no desenvolvimento de capacidades de comunicação matemática dos alunos, nas representações dos alunos sobre o seu desempenho e na opinião dos mesmos sobre as aulas de matemática em que realizaram tarefas de investigação orientadas para o promover as suas capacidades de comunicação matemática. As tarefas de investigação implementadas, orientadas para o uso de capacidades de comunicação matemática, poderão apoiar os professores na promoção do desenvolvimento de capacidades de comunicação matemática dos alunos.
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Posto isto, a investigação assentou em duas finalidades i) selecionar e reformular tarefas de investigação para promover explicitamente capacidades de comunicação matemática de alunos do 1º ciclo do ensino básico e ii) implementar as tarefas de investigação reformuladas no contexto das aulas de matemática e avaliar os seus contributos para promover capacidades de comunicação matemática de alunos do 1º ciclo do ensino básico. O estudo assume uma perspetiva orientada para a prática, baseada num plano de investigação-ação, numa turma com 24 alunos, do 3.º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico. Como forma de recolher dados socorreu-se a diversos instrumentos: (i) diário da aluna estagiária investigadora, (ii) produções escritas e orais dos alunos no âmbito da realização de tarefas de investigação e (iii) questionário. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição das tarefas de investigação implementadas no desenvolvimento de capacidades de comunicação matemática dos alunos, nas representações dos alunos sobre o seu desempenho e na opinião dos mesmos sobre as aulas de matemática em que realizaram tarefas de investigação orientadas para o promover as suas capacidades de comunicação matemática. As tarefas de investigação implementadas, orientadas para o uso de capacidades de comunicação matemática, poderão apoiar os professores na promoção do desenvolvimento de capacidades de comunicação matemática dos alunos.The carrying out of stimulating and challenging tasks in the classroom encourages students to defend their point of view and focus their speech on mathematical ideas allowing the development of mathematical communication, process, fundamentally, related to students learning mathematics (NCTM, 2007 and Cabrita et al., 2010). The promotion of mathematical communication and approach of investigation tasks, in maths classes, are two of the purposes of curricular guidelines in teaching Portuguese. The present study was conceived in order to contribute to a deeper learning of mathematics by students. The research was based on two purposes i) to select and improve investigation tasks to explicitly promote communication skills in maths for beginners (students of the third level of education) and ii) to apply the improved investigation tasks in the context of maths classes and to evaluate their contribution to promote maths communication skills in beginners (students of the third level of education). The study takes a practice-oriented methodology, based on action-inquiry in a class of 24 students of the third level of basic education. To collect data, several instruments were used: (i) daily records of intern-student researcher, (ii) written and oral productions of the students in the completion of five worksheets and (iii) questionnaire. Afterwards, the data was subjected to content analysis. The results indicated a contribution of improved investigation tasks to the development of mathematical communication skills of students, to the representations of students about their performance and their opinion on maths classes in which they performed the investigation tasks oriented to promote their communication skills mathematics. The improved investigation tasks, oriented towards the use of maths communication skills, may support teachers in developing educational practices that promote mathematical communication skills in students.Universidade de Aveiro2015-03-02T17:31:31Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13560TID:201573903porPimenta, Érica Nídia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:24.935427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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