Tarefas matemáticas para promover o raciocínio matemático de alunos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14756 |
Resumo: | É atualmente reconhecida a importância de um ensino da matemática que tenha em consideração o desenvolvimento das capacidades matemáticas dos alunos, abandonando uma visão redutora assente, apenas, na aquisição dos conhecimentos. Pensar na aprendizagem dos alunos, tendo por base uma mobilização sistemática das capacidades matemáticas, permite prepará-los para os constantes desafios práticos, profissionais e científicos impostos pela sociedade (Abrantes, Serrazina & Oliveira, 1999). No entanto, estudos internacionais como o TIMSS e o PISA e relatórios de exames nacionais evidenciam fracos desempenhos dos alunos portugueses nos itens que envolvem a capacidade de raciocinar matematicamente. Neste quadro, desenvolveu-se o presente estudo com a finalidade de selecionar, reformular, implementar e avaliar o contributo de tarefas matemáticas na promoção de capacidades de raciocínio matemático dos alunos. A investigação foi orientada para a prática, num plano de investigação-ação, desenvolvido numa turma de 6.º ano de escolaridade com 27 alunos. Para recolher os dados, recorreu-se a um instrumento de análise das produções escritas dos alunos, construído para o efeito, com base no referencial teórico previamente elaborado, relativo às capacidades de raciocínio matemático. Também se usou um questionário no final de cada sessão, um questionário final e, ainda, se recorreu aos registos do diário do investigador. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que as tarefas implementadas, no âmbito deste estudo, contribuíram para promover aprendizagens, uma vez que os alunos mobilizaram capacidades de raciocínio matemático. Na perspetiva dos alunos, a realização das tarefas contribuiu para serem mais capazes de mobilizar capacidades de RM, especialmente, as capacidades de testar conjeturas e justificar. Além disso, a realização das tarefas contribuiu, também, para que se sentissem mais confiantes quando têm de explicar procedimentos e justificar. Finalmente, importa acrescentar que os alunos consideraram as tarefas que realizaram, orientadas para promover capacidades de raciocínio matemático, como Interessantes, Divertidas e Desafiantes e expressaram interesse em continuar com a sua realização. |
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Tarefas matemáticas para promover o raciocínio matemático de alunos do ensino básicoEnsino da matemáticaEducação matemáticaEnsino básico 2º cicloEstratégias da aprendizagemMotivação para a aprendizagemAtividades de aprendizagemÉ atualmente reconhecida a importância de um ensino da matemática que tenha em consideração o desenvolvimento das capacidades matemáticas dos alunos, abandonando uma visão redutora assente, apenas, na aquisição dos conhecimentos. Pensar na aprendizagem dos alunos, tendo por base uma mobilização sistemática das capacidades matemáticas, permite prepará-los para os constantes desafios práticos, profissionais e científicos impostos pela sociedade (Abrantes, Serrazina & Oliveira, 1999). No entanto, estudos internacionais como o TIMSS e o PISA e relatórios de exames nacionais evidenciam fracos desempenhos dos alunos portugueses nos itens que envolvem a capacidade de raciocinar matematicamente. Neste quadro, desenvolveu-se o presente estudo com a finalidade de selecionar, reformular, implementar e avaliar o contributo de tarefas matemáticas na promoção de capacidades de raciocínio matemático dos alunos. A investigação foi orientada para a prática, num plano de investigação-ação, desenvolvido numa turma de 6.º ano de escolaridade com 27 alunos. Para recolher os dados, recorreu-se a um instrumento de análise das produções escritas dos alunos, construído para o efeito, com base no referencial teórico previamente elaborado, relativo às capacidades de raciocínio matemático. Também se usou um questionário no final de cada sessão, um questionário final e, ainda, se recorreu aos registos do diário do investigador. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que as tarefas implementadas, no âmbito deste estudo, contribuíram para promover aprendizagens, uma vez que os alunos mobilizaram capacidades de raciocínio matemático. Na perspetiva dos alunos, a realização das tarefas contribuiu para serem mais capazes de mobilizar capacidades de RM, especialmente, as capacidades de testar conjeturas e justificar. Além disso, a realização das tarefas contribuiu, também, para que se sentissem mais confiantes quando têm de explicar procedimentos e justificar. Finalmente, importa acrescentar que os alunos consideraram as tarefas que realizaram, orientadas para promover capacidades de raciocínio matemático, como Interessantes, Divertidas e Desafiantes e expressaram interesse em continuar com a sua realização.Nowadays, it is acknowledged that it is important to develop the kind of mathematics education that takes into account the students’ mathematical skills, abandoning a reductionist view, based only in the acquisition of knowledge Thinking about students’ learning based on a systematic mobilization of mathematical skills, prepares them for the constant practical, professional and scientific challenges imposed by society (Abrantes, Serrazina & Oliveira, 1999). However, international studies such as TIMSS, PISA and reports based on national exams show poor performances of the Portuguese students in items that require mathematical reasoning. The present study was developed in order to select, redesign, implement and evaluate the contribution of mathematical tasks in promoting the students’ mathematical reasoning skills. The research was oriented to practice, according to a research-action plan, and was developed in a class with 27 students of the 6th grade. To collect data, was built an instrument of analysis of students’ written productions, based on the theoretical framework previously developed on mathematical reasoning. A questionnaire was implemented at the end of each session and a final questionnaire regarding all the sessions. The diary entries of the investigator were also used. The results obtained suggest that the tasks implemented in this study contributed to promote students’ learning by mobilizing mathematical reasoning skills. From students’ point of view, the tasks contributed to promote mathematical reasoning skills, especially the ones that required skills to test conjectures and to justify. Beyond that, the tasks increased the confidence of the students when explaining procedures and justifying. Finally, it must be added that the students found the performed tasks, aimed to promote mathematical reasoning, as interesting, fun and challenging, and demonstrated interest in continuing with their realization.Universidade de Aveiro2015-10-21T15:15:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14756TID:201571560porMota, Daniela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:03Zoai:ria.ua.pt:10773/14756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:16.202230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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