As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta, Cristina Maria Campos Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/930
Resumo: Este trabalho apresenta um projecto para a dinamização de serviços de uma futura Biblioteca Municipal no concelho de Armamar, um concelho rural situado no interior, e com cerca de 7000 habitantes. Evidencia-se a necessidade de conhecer profundamente a comunidade onde a biblioteca será instalada com o objectivo de disponibilizar os serviços adequados. Analisam-se usos, costumes e actividades desenvolvidas pelo público que frequentará a biblioteca. Discute-se o modelo de biblioteca que melhor se adaptará às necessidades da comunidade em questão. Apresenta-se um plano estratégico e funcional, adequado ao público-alvo. Justifica-se a indispensabilidade das bibliotecas públicas, especialmente as que apresentam serviços ajustados aos seus utilizadores. Propõe-se a biblioteca pública como um meio de combate ao isolamento.
id RCAP_07c27b1196ce2915f429505c9bd67bfa
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.InterioridadeBiblioteca públicaBibliotecáriosBiblioteca ruralInteriorityPublic libraryLibrariansRural libraryEste trabalho apresenta um projecto para a dinamização de serviços de uma futura Biblioteca Municipal no concelho de Armamar, um concelho rural situado no interior, e com cerca de 7000 habitantes. Evidencia-se a necessidade de conhecer profundamente a comunidade onde a biblioteca será instalada com o objectivo de disponibilizar os serviços adequados. Analisam-se usos, costumes e actividades desenvolvidas pelo público que frequentará a biblioteca. Discute-se o modelo de biblioteca que melhor se adaptará às necessidades da comunidade em questão. Apresenta-se um plano estratégico e funcional, adequado ao público-alvo. Justifica-se a indispensabilidade das bibliotecas públicas, especialmente as que apresentam serviços ajustados aos seus utilizadores. Propõe-se a biblioteca pública como um meio de combate ao isolamento.This paper presents a project for the dynamization of a future library in the County of Armamar, a rural county located in the interior and with about 7000 inhabitants. This study highlights the need for depth knowledge of the community where the library will be installed, with the aim of providing appropriate services. This project also analyzes the customs and activities of the audience that will attend the library. We discuss the library model that best suits the needs of the community in question. It presents a strategic and functional plan, appropriated to its patrons. It justifies the real need of public libraries, especially those with appropriate services to its patrons. Finally it indicates the public library as a way of fighting against isolation.Orientação: Prof.ª Doutora Maria Manuela Barreto Nunes.Universiade Portucalense2014-11-19T16:50:12Z2014-11-192010-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/930http://hdl.handle.net/11328/930porMarta, C.M.C.R. (2010). As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.Cota: TMEB 31Marta, Cristina Maria Campos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:38Zoai:repositorio.upt.pt:11328/930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:25.659600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
title As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
spellingShingle As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
Marta, Cristina Maria Campos Ribeiro
Interioridade
Biblioteca pública
Bibliotecários
Biblioteca rural
Interiority
Public library
Librarians
Rural library
title_short As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
title_full As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
title_fullStr As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
title_full_unstemmed As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
title_sort As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar.
author Marta, Cristina Maria Campos Ribeiro
author_facet Marta, Cristina Maria Campos Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marta, Cristina Maria Campos Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Interioridade
Biblioteca pública
Bibliotecários
Biblioteca rural
Interiority
Public library
Librarians
Rural library
topic Interioridade
Biblioteca pública
Bibliotecários
Biblioteca rural
Interiority
Public library
Librarians
Rural library
description Este trabalho apresenta um projecto para a dinamização de serviços de uma futura Biblioteca Municipal no concelho de Armamar, um concelho rural situado no interior, e com cerca de 7000 habitantes. Evidencia-se a necessidade de conhecer profundamente a comunidade onde a biblioteca será instalada com o objectivo de disponibilizar os serviços adequados. Analisam-se usos, costumes e actividades desenvolvidas pelo público que frequentará a biblioteca. Discute-se o modelo de biblioteca que melhor se adaptará às necessidades da comunidade em questão. Apresenta-se um plano estratégico e funcional, adequado ao público-alvo. Justifica-se a indispensabilidade das bibliotecas públicas, especialmente as que apresentam serviços ajustados aos seus utilizadores. Propõe-se a biblioteca pública como um meio de combate ao isolamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01T00:00:00Z
2014-11-19T16:50:12Z
2014-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/930
http://hdl.handle.net/11328/930
url http://hdl.handle.net/11328/930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marta, C.M.C.R. (2010). As pequenas bibliotecas públicas como forma de combater o isolamento e a inetrioridade: um projecto para Armamar. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.
Cota: TMEB 31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universiade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universiade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134978022309888