Iniciação do BackOffice do GlarAssist
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8272 |
Resumo: | A situação pandémica de Covid-19 aumentou a procura por soluções remotas, uma vez que a mesma obrigou a maioria das empresas a transitarem as suas operações para um ambiente remoto. Por consequência, as soluções remotas ganharam ainda mais relevância nos últimos anos. Para além disso, o trabalho remoto colaborativo tem sido aprofundado para diversos contextos. Uma das abordagens mais investigadas é a assistência remota, que possibilita a assistência de pessoas à distância. A assistência remota (AR) permite auxiliar uma pessoa ou colaborador remotamente, evitando deslocações, e assim, reduzir o tempo e custos gastos nas mesmas. Um assistente pode observar o contexto do assistido, pela transmissão de vídeo e voz, em diversos dispositivos. Contudo, a assistência remota, apenas por vídeo e voz, não permite resolver a maioria das operações durante a assistência. Para auxiliar as AR é integrada a tecnologia de realidade aumentada (RA). A RA nas assistências remotas proporciona outras formas de realizar a assistência. Uma delas é a introdução de objetos 2D ou 3D ou de ferramentas de desenho no ambiente real do assistido, para indicar ao assistido pormenorizadamente as várias etapas a realizar para concluir as operações da assistência. A aplicação GlarAssist, desenvolvida pela Glartek, é uma solução de assistência remota com RA que possibilita aos seus utilizadores e organizações realizarem assistências com diversas ferramentas. Contudo, apenas está desenvolvida a funcionalidade da assistência remota e não existe a possibilidade de organizações gerirem os recursos da aplicação, como colaboradores ou assistências. Desta forma, os seus clientes têm vindo a procurar novas funcionalidades. No presente relatório é apresentado o trabalho realizado no início do desenvolvimento do BackOffice do GlarAssist. Para o desenvolvimento do mesmo foram implementadas funcionalidades que possibilitam aos diferentes utilizadores acederem à informação partilhada na aplicação, e ao mesmo tempo, criarem e gerirem as suas organizações. Assim, foram desenvolvidas onze funcionalidades que são abordadas no presente relatório. Durante o desenvolvimento das mesmas, foram realizados diferentes testes, para validar as funcionalidades antes de serem integradas no ambiente produtivo. Depois de realizados os testes, verifica-se que as funcionalidades foram incorporadas com sucesso no GlarAssist. |
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Iniciação do BackOffice do GlarAssistAssistência remotaRealidade aumentadaGlarAssistDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA situação pandémica de Covid-19 aumentou a procura por soluções remotas, uma vez que a mesma obrigou a maioria das empresas a transitarem as suas operações para um ambiente remoto. Por consequência, as soluções remotas ganharam ainda mais relevância nos últimos anos. Para além disso, o trabalho remoto colaborativo tem sido aprofundado para diversos contextos. Uma das abordagens mais investigadas é a assistência remota, que possibilita a assistência de pessoas à distância. A assistência remota (AR) permite auxiliar uma pessoa ou colaborador remotamente, evitando deslocações, e assim, reduzir o tempo e custos gastos nas mesmas. Um assistente pode observar o contexto do assistido, pela transmissão de vídeo e voz, em diversos dispositivos. Contudo, a assistência remota, apenas por vídeo e voz, não permite resolver a maioria das operações durante a assistência. Para auxiliar as AR é integrada a tecnologia de realidade aumentada (RA). A RA nas assistências remotas proporciona outras formas de realizar a assistência. Uma delas é a introdução de objetos 2D ou 3D ou de ferramentas de desenho no ambiente real do assistido, para indicar ao assistido pormenorizadamente as várias etapas a realizar para concluir as operações da assistência. A aplicação GlarAssist, desenvolvida pela Glartek, é uma solução de assistência remota com RA que possibilita aos seus utilizadores e organizações realizarem assistências com diversas ferramentas. Contudo, apenas está desenvolvida a funcionalidade da assistência remota e não existe a possibilidade de organizações gerirem os recursos da aplicação, como colaboradores ou assistências. Desta forma, os seus clientes têm vindo a procurar novas funcionalidades. No presente relatório é apresentado o trabalho realizado no início do desenvolvimento do BackOffice do GlarAssist. Para o desenvolvimento do mesmo foram implementadas funcionalidades que possibilitam aos diferentes utilizadores acederem à informação partilhada na aplicação, e ao mesmo tempo, criarem e gerirem as suas organizações. Assim, foram desenvolvidas onze funcionalidades que são abordadas no presente relatório. Durante o desenvolvimento das mesmas, foram realizados diferentes testes, para validar as funcionalidades antes de serem integradas no ambiente produtivo. Depois de realizados os testes, verifica-se que as funcionalidades foram incorporadas com sucesso no GlarAssist.Rodrigues, Nuno Carlos SousaIC-OnlinePereira, Paulo Santos2023-03-21T15:31:09Z2022-11-022022-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8272TID:203253736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:00Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:02.811041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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