Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Cristina Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86441
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_07fb46623d0ee32ce408600f9fe84185
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de Marketing: uma aplicação na StratioMarketing plan: an application in StratioIoTInteligência ArtificialBusiness-to-BusinessPlano de MarketingStratioIoTArtificial IntelligenceBusiness-to-BusinessMarketing PlanStratioRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório incide sobre o estágio curricular realizado na Stratio, empresa de acolhimento. A Stratio nasceu em 2012 e é especializada em Inteligência Artificial. Nesse contexto, o relatório apresenta uma revisão da literatura relativamente ao Plano de Marketing e aos erros mais comuns na sua elaboração, ao marketing Business-to-Business e ao conceito de orientação para o mercado. Seguidamente, o relatório apresenta a empresa onde foi realizado o estágio, e fornece uma breve descrição das tarefas realizadas. Na medida em que o marketing tem uma grande responsabilidade no crescimento dos lucros numa empresa, é igualmente apresentado, para a solução IoT da Stratio, um Plano de marketing, que é uma ferramenta estratégica crucial para potencializar as oportunidades de negócio. O desenvolvimento do produto revolucionário da Stratio e a sua respetiva penetração no mercado requerem uma forte estratégia de marketing. A Stratio é uma empresa portuguesa muito orientada para o mercado, que está a crescer a um ritmo muito acelerado e atua num contexto de alta concorrência. A empresa continua a investir muito em Investigação e Desenvolvimento, a fim de adicionar novas funcionalidades ao seu produto e atender às necessidades dos clientes. Os seus próximos passos estarão centrados na comunicação da marca, em aumentar o portfólio de clientes em mercados existentes e expandir para novos mercados, através do contacto direto com potenciais clientes e, adicionalmente, através de parcerias, revendedores e agentes. Finalmente, apresenta-se uma discussão crítica das práticas da empresa.The report concerns the Marketing internship held at Stratio, the host company. Stratio was born in 2012 and is specialized in Artificial Intelligence. In this context the present report contains a literature review that discusses the Marketing Plan and the common mistakes in its elaboration, Business-to-Business marketing and the concept of market orientation. Subsequently, this report presents the company where the internship took place, and provides a brief description of the activities performed. Since Marketing has a major share of accountability in growing with profit in an organization, the present report presents the broad lines of a Marketing Plan, for Stratio's IoT solution, which is a fundamental strategic tool to leverage business opportunities. Stratio’s development of a revolutionary product for the automotive industry and its penetration in the market requires a strong Marketing Strategy. Stratio is a Portuguese company with a strong market orientation, that is fast growing, and operating in a really competitive environment. Stratio is investing a lot in Research and Development in order to add new features to its product and meet clients’ needs. The next steps will be focusing on communicating the brand, increasing customer’s portfolio in the existent markets and expanding to new ones, through direct contact with potential customers and also through partnerships, resellers and agents. Finally, a critical discussion of the company’s practices is presented as well.2018-12-112024-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86441http://hdl.handle.net/10316/86441TID:202223159porOliveira, Vanessa Cristina Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:52:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:35.352928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
Marketing plan: an application in Stratio
title Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
spellingShingle Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
Oliveira, Vanessa Cristina Sousa
IoT
Inteligência Artificial
Business-to-Business
Plano de Marketing
Stratio
IoT
Artificial Intelligence
Business-to-Business
Marketing Plan
Stratio
title_short Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
title_full Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
title_fullStr Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
title_full_unstemmed Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
title_sort Plano de Marketing: uma aplicação na Stratio
author Oliveira, Vanessa Cristina Sousa
author_facet Oliveira, Vanessa Cristina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vanessa Cristina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv IoT
Inteligência Artificial
Business-to-Business
Plano de Marketing
Stratio
IoT
Artificial Intelligence
Business-to-Business
Marketing Plan
Stratio
topic IoT
Inteligência Artificial
Business-to-Business
Plano de Marketing
Stratio
IoT
Artificial Intelligence
Business-to-Business
Marketing Plan
Stratio
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2024-12-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86441
http://hdl.handle.net/10316/86441
TID:202223159
url http://hdl.handle.net/10316/86441
identifier_str_mv TID:202223159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967065022464