Mediação e(m) educação: discursos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Costa e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/15409
Resumo: Este texto centrar-se-á numa reflexão em torno da apropriação e mobilização linguística e praxeológica da palavra mediação, nomeadamente em contextos educativos. Apesar das práticas mais formais ou formalizadas de mediação serem ainda recentes entre nós têm cerca de duas décadas elas têm-se evidenciado em contextos diversos dos mais especificamente escolares ou educativas em sentido mais abrangente, ainda que, como temos salientado, qualquer prática de mediação é uma prática fundamentalmente educativa e social. A mediação é uma actividade educativa, pois o objectivo essencial é proporcionar uma sequência de aprendizagem alternativa (nomeadamente entre pessoas em conflito, explícito ou implícito) superando o estrito comportamento reactivo ou impulsivo, contribuindo para que os participantes no processo de mediação adoptem uma postura reflexiva. É também uma actividade social, pois promove a compreensividade entre os diferentes participantes no processo de mediação, defende a pluralidade, as diferentes versões sobre a realidade e fomenta a livre tomada de decisões e compromissos, contribuindo para a participação democrática e para a coesão social. Nesta intervenção intentaremos discernir sobre esta diversidade conceptual e praxeológica associada à mediação, as suas potencialidades e condicionamentos e, sobretudo, reflectir sobre os desafios educacionais e opções curriculares na escola que a mobilização de dispositivos de mediação nos contextos escolares/educacionais colocam, não deixando de, nesta reflexão, (r)elevar o papel dos actores participantes neste processo de educação para a autonomi(a)zação, cidadania e responsabilidade criativa e construtora de relações e interacções potenciadores de desenvolvimento pessoal e social.
id RCAP_0820d040c5d2ec3c9e22aa4eabc31e07
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação e(m) educação: discursos e práticasMediaçãoEducaçãoEste texto centrar-se-á numa reflexão em torno da apropriação e mobilização linguística e praxeológica da palavra mediação, nomeadamente em contextos educativos. Apesar das práticas mais formais ou formalizadas de mediação serem ainda recentes entre nós têm cerca de duas décadas elas têm-se evidenciado em contextos diversos dos mais especificamente escolares ou educativas em sentido mais abrangente, ainda que, como temos salientado, qualquer prática de mediação é uma prática fundamentalmente educativa e social. A mediação é uma actividade educativa, pois o objectivo essencial é proporcionar uma sequência de aprendizagem alternativa (nomeadamente entre pessoas em conflito, explícito ou implícito) superando o estrito comportamento reactivo ou impulsivo, contribuindo para que os participantes no processo de mediação adoptem uma postura reflexiva. É também uma actividade social, pois promove a compreensividade entre os diferentes participantes no processo de mediação, defende a pluralidade, as diferentes versões sobre a realidade e fomenta a livre tomada de decisões e compromissos, contribuindo para a participação democrática e para a coesão social. Nesta intervenção intentaremos discernir sobre esta diversidade conceptual e praxeológica associada à mediação, as suas potencialidades e condicionamentos e, sobretudo, reflectir sobre os desafios educacionais e opções curriculares na escola que a mobilização de dispositivos de mediação nos contextos escolares/educacionais colocam, não deixando de, nesta reflexão, (r)elevar o papel dos actores participantes neste processo de educação para a autonomi(a)zação, cidadania e responsabilidade criativa e construtora de relações e interacções potenciadores de desenvolvimento pessoal e social.Grupo Educacional UninterUniversidade do MinhoSilva, Ana Maria Costa e2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/15409por1981-8033http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:33:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:33:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e(m) educação: discursos e práticas
title Mediação e(m) educação: discursos e práticas
spellingShingle Mediação e(m) educação: discursos e práticas
Silva, Ana Maria Costa e
Mediação
Educação
title_short Mediação e(m) educação: discursos e práticas
title_full Mediação e(m) educação: discursos e práticas
title_fullStr Mediação e(m) educação: discursos e práticas
title_full_unstemmed Mediação e(m) educação: discursos e práticas
title_sort Mediação e(m) educação: discursos e práticas
author Silva, Ana Maria Costa e
author_facet Silva, Ana Maria Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Educação
topic Mediação
Educação
description Este texto centrar-se-á numa reflexão em torno da apropriação e mobilização linguística e praxeológica da palavra mediação, nomeadamente em contextos educativos. Apesar das práticas mais formais ou formalizadas de mediação serem ainda recentes entre nós têm cerca de duas décadas elas têm-se evidenciado em contextos diversos dos mais especificamente escolares ou educativas em sentido mais abrangente, ainda que, como temos salientado, qualquer prática de mediação é uma prática fundamentalmente educativa e social. A mediação é uma actividade educativa, pois o objectivo essencial é proporcionar uma sequência de aprendizagem alternativa (nomeadamente entre pessoas em conflito, explícito ou implícito) superando o estrito comportamento reactivo ou impulsivo, contribuindo para que os participantes no processo de mediação adoptem uma postura reflexiva. É também uma actividade social, pois promove a compreensividade entre os diferentes participantes no processo de mediação, defende a pluralidade, as diferentes versões sobre a realidade e fomenta a livre tomada de decisões e compromissos, contribuindo para a participação democrática e para a coesão social. Nesta intervenção intentaremos discernir sobre esta diversidade conceptual e praxeológica associada à mediação, as suas potencialidades e condicionamentos e, sobretudo, reflectir sobre os desafios educacionais e opções curriculares na escola que a mobilização de dispositivos de mediação nos contextos escolares/educacionais colocam, não deixando de, nesta reflexão, (r)elevar o papel dos actores participantes neste processo de educação para a autonomi(a)zação, cidadania e responsabilidade criativa e construtora de relações e interacções potenciadores de desenvolvimento pessoal e social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/15409
url https://hdl.handle.net/1822/15409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1981-8033
http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Educacional Uninter
publisher.none.fl_str_mv Grupo Educacional Uninter
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545012237303808