Mediação em múltiplas abordagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Aida Varela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa, Marilene Lobo Abreu, Farias, Maria Giovanna Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998
Resumo: Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.
id UEL-8_31082b6fda4e3a29dfd33e4a4dfb64e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19998
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Mediação em múltiplas abordagens.Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade.Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999810.5433/1981-8920.2014v19n2p138Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 138-1701981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998/pdf_23Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, Aida VarelaBarbosa, Marilene Lobo AbreuFarias, Maria Giovanna Guedes2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19998Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação em múltiplas abordagens.
title Mediação em múltiplas abordagens.
spellingShingle Mediação em múltiplas abordagens.
Varela, Aida Varela
Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade.
title_short Mediação em múltiplas abordagens.
title_full Mediação em múltiplas abordagens.
title_fullStr Mediação em múltiplas abordagens.
title_full_unstemmed Mediação em múltiplas abordagens.
title_sort Mediação em múltiplas abordagens.
author Varela, Aida Varela
author_facet Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Farias, Maria Giovanna Guedes
author_role author
author2 Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Farias, Maria Giovanna Guedes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Farias, Maria Giovanna Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade.
topic Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade.
description Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998
10.5433/1981-8920.2014v19n2p138
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n2p138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998/pdf_23
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 138-170
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983863816192