Mediação em múltiplas abordagens.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998 |
Resumo: | Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens. |
id |
UEL-8_31082b6fda4e3a29dfd33e4a4dfb64e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19998 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação em múltiplas abordagens.Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade.Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999810.5433/1981-8920.2014v19n2p138Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 138-1701981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998/pdf_23Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, Aida VarelaBarbosa, Marilene Lobo AbreuFarias, Maria Giovanna Guedes2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19998Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação em múltiplas abordagens. |
title |
Mediação em múltiplas abordagens. |
spellingShingle |
Mediação em múltiplas abordagens. Varela, Aida Varela Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade. |
title_short |
Mediação em múltiplas abordagens. |
title_full |
Mediação em múltiplas abordagens. |
title_fullStr |
Mediação em múltiplas abordagens. |
title_full_unstemmed |
Mediação em múltiplas abordagens. |
title_sort |
Mediação em múltiplas abordagens. |
author |
Varela, Aida Varela |
author_facet |
Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu Farias, Maria Giovanna Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Marilene Lobo Abreu Farias, Maria Giovanna Guedes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu Farias, Maria Giovanna Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade. |
topic |
Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade. |
description |
Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998 10.5433/1981-8920.2014v19n2p138 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2014v19n2p138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998/pdf_23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 138-170 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983863816192 |