Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3800 |
Resumo: | O presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_08345c6f28772ef3043c0bb8f32d5b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3800 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolaraprendizagensemoçõesemoções básicaseducaçãopapel do docente2. º Ciclo do Ensino Básicolearningemotions and basic emoticonsO presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.This report presents a formative and investigative journey, with the purpose of obtaining a master's degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into two fundamental parts for its construction. The first part is devoted to the supervised teaching practices in the context of 1st and 2nd cycles of basic education in the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese, and, in a second part, the investigative part focused on the theme of emotions, more specifically, on the emotions of 2nd cycle students in school context. Therefore, this study sought to investigate how the emotions of 2nd cycle students in school settings are characterized and what influences them. The results presented in this research bring us knowledge about the students' emotions, their emotional competencies, and their relationship with learning. We are also left with the methodologies in face-to-face teaching and how distance education caused the students’ emotions based on the comparison between the two types of teaching. The research is based on a mixed character methodology, since it presents qualitative and quantitative methodologies, through data collection instruments such as interviews by survey to a teacher and a psychologist and questionnaire surveys carried out by students of the 2nd cycle of basic education.Tagarro, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPinto, Joana Ribeiro2021-12-14T10:08:44Z2021-11-222021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3800TID:202809609por202809609info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:30.395469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
title |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
spellingShingle |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar Pinto, Joana Ribeiro aprendizagens emoções emoções básicas educação papel do docente 2. º Ciclo do Ensino Básico learning emotions and basic emoticons |
title_short |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
title_full |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
title_fullStr |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
title_sort |
Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar |
author |
Pinto, Joana Ribeiro |
author_facet |
Pinto, Joana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tagarro, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Joana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagens emoções emoções básicas educação papel do docente 2. º Ciclo do Ensino Básico learning emotions and basic emoticons |
topic |
aprendizagens emoções emoções básicas educação papel do docente 2. º Ciclo do Ensino Básico learning emotions and basic emoticons |
description |
O presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T10:08:44Z 2021-11-22 2021-11-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3800 TID:202809609 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3800 |
identifier_str_mv |
TID:202809609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202809609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137044034748416 |