Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3800
Resumo: O presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_08345c6f28772ef3043c0bb8f32d5b76
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolaraprendizagensemoçõesemoções básicaseducaçãopapel do docente2. º Ciclo do Ensino Básicolearningemotions and basic emoticonsO presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.This report presents a formative and investigative journey, with the purpose of obtaining a master's degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into two fundamental parts for its construction. The first part is devoted to the supervised teaching practices in the context of 1st and 2nd cycles of basic education in the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese, and, in a second part, the investigative part focused on the theme of emotions, more specifically, on the emotions of 2nd cycle students in school context. Therefore, this study sought to investigate how the emotions of 2nd cycle students in school settings are characterized and what influences them. The results presented in this research bring us knowledge about the students' emotions, their emotional competencies, and their relationship with learning. We are also left with the methodologies in face-to-face teaching and how distance education caused the students’ emotions based on the comparison between the two types of teaching. The research is based on a mixed character methodology, since it presents qualitative and quantitative methodologies, through data collection instruments such as interviews by survey to a teacher and a psychologist and questionnaire surveys carried out by students of the 2nd cycle of basic education.Tagarro, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPinto, Joana Ribeiro2021-12-14T10:08:44Z2021-11-222021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3800TID:202809609por202809609info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:30.395469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
title Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
spellingShingle Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
Pinto, Joana Ribeiro
aprendizagens
emoções
emoções básicas
educação
papel do docente
2. º Ciclo do Ensino Básico
learning
emotions and basic emoticons
title_short Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
title_full Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
title_fullStr Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
title_full_unstemmed Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
title_sort Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
author Pinto, Joana Ribeiro
author_facet Pinto, Joana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tagarro, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagens
emoções
emoções básicas
educação
papel do docente
2. º Ciclo do Ensino Básico
learning
emotions and basic emoticons
topic aprendizagens
emoções
emoções básicas
educação
papel do docente
2. º Ciclo do Ensino Básico
learning
emotions and basic emoticons
description O presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T10:08:44Z
2021-11-22
2021-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3800
TID:202809609
url http://hdl.handle.net/10400.15/3800
identifier_str_mv TID:202809609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202809609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044034748416