A Importância das Emoções da Criança na Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36178 |
Resumo: | O presente relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como principal objetivo, a investigação da importância das emoções na criança na educação de infância, assim como no papel do educador para estudar e encontrar estratégias que promovam o bem-estar da criança. A investigação iniciou-se com dois objetivos principais, compreender como se processam as vivências emocionais, mas também conhecer e identificar as emoções básicas. No que concerne à abordagem metodológica, a realização do presente estudo segue o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseia-se nos princípios da investigação-ação. O estudo realizou-se em dois contextos diferentes – creche e jardim-de-infância – e contou com a participação de toda a comunidade educativa, particularmente, as educadoras cooperantes, as auxiliares de ação educativa, os grupos de crianças e as respetivas famílias. Recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação discriminados ao longo do relatório, sendo estes: observação participante, notas de campo, registos multimédia e o inquérito por questionário (aplicado às educadoras cooperantes). A análise e interpretação da informação recolhida procurou compreender conceções e rotinas das equipas pedagógicas e dos grupos de crianças. Esta análise visou desenvolver a compreensão que a temática das emoções apresenta na prática das profissionais. Desta forma, após um primeiro levantamento de dados, foram implementadas intervenções em ambos os contextos educativos que potencializaram melhorias significativas. O processo interventivo contemplou atividades que permitiram explorar as emoções das crianças e estimulá-las no sentido da gestão dessas mesmas emoções. As intervenções realizadas nos dois contextos educativos estão descritas e analisadas e foram selecionadas de acordo com a sua pertinência para a redação deste relatório. Assim, a presente investigação percorre, ao detalhe, todo o percurso traçado ao longo do estudo empírico, mostrando e analisando realidades observadas e vivenciadas nos contextos educativos. Para concluir, exponho as minhas considerações finais face à temática em estudo no desenvolvimento e concretização deste relatório de projeto. |
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A Importância das Emoções da Criança na Educação de InfânciaEmoções básicasAprendizagemCrecheJardim-de-InfânciaBasic emotionsLearningNurseryKindergartenO presente relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como principal objetivo, a investigação da importância das emoções na criança na educação de infância, assim como no papel do educador para estudar e encontrar estratégias que promovam o bem-estar da criança. A investigação iniciou-se com dois objetivos principais, compreender como se processam as vivências emocionais, mas também conhecer e identificar as emoções básicas. No que concerne à abordagem metodológica, a realização do presente estudo segue o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseia-se nos princípios da investigação-ação. O estudo realizou-se em dois contextos diferentes – creche e jardim-de-infância – e contou com a participação de toda a comunidade educativa, particularmente, as educadoras cooperantes, as auxiliares de ação educativa, os grupos de crianças e as respetivas famílias. Recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação discriminados ao longo do relatório, sendo estes: observação participante, notas de campo, registos multimédia e o inquérito por questionário (aplicado às educadoras cooperantes). A análise e interpretação da informação recolhida procurou compreender conceções e rotinas das equipas pedagógicas e dos grupos de crianças. Esta análise visou desenvolver a compreensão que a temática das emoções apresenta na prática das profissionais. Desta forma, após um primeiro levantamento de dados, foram implementadas intervenções em ambos os contextos educativos que potencializaram melhorias significativas. O processo interventivo contemplou atividades que permitiram explorar as emoções das crianças e estimulá-las no sentido da gestão dessas mesmas emoções. As intervenções realizadas nos dois contextos educativos estão descritas e analisadas e foram selecionadas de acordo com a sua pertinência para a redação deste relatório. Assim, a presente investigação percorre, ao detalhe, todo o percurso traçado ao longo do estudo empírico, mostrando e analisando realidades observadas e vivenciadas nos contextos educativos. Para concluir, exponho as minhas considerações finais face à temática em estudo no desenvolvimento e concretização deste relatório de projeto.This report of the Research Project of the master’s degree in Pre-school Education has as its main objective, the investigation of the importance of emotions in children in childhood education, as well as in the role of the educator to study and implement strategies that promote the well-being of the child. The investigation began with two main objectives, understanding how emotional experiences are processed, but also knowing and identifying basic emotions. Regarding the methodological approach, the present study follows the interpretative paradigm of qualitative research and is based on the principles of action research. The study was carried out in two different contexts – nursery and kindergarten – and had the participation of the entire educational community, particularly the cooperative educators, the assistants of the education, the groups of children and their families. I have used different procedures in information gathering mentioned throughout the report: participant observation, field notes, multimedia records and the questionnaire survey (applied to cooperating educators). The analysis and interpretation of the information collected sought to understand the conceptions and routines of the pedagogical teams and groups of children. This analysis aimed to develop the understanding that the theme of emotions presents in the practice of professionals. Therefore, after a first data collection, interventions were implemented in both educational contexts that enhanced significant improvements. The intervention process contemplated activities that allowed exploring the children's emotions and stimulating them in the sense of managing these same emotions. The interventions carried out in both educational contexts are described and analyzed and were selected according to their relevance for the writing of this report. Thus, this investigation goes, in detail, throughout the path traced throughout the empirical study, showing and analyzing realities observed and experienced in educational contexts. In conclusion, I express my final considerations on the theme under consideration in the development and implementation of this project report.Moura, Ana FranciscaRepositório ComumLourenço, Eliana Soraia Santos2021-04-12T10:02:09Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36178TID:202678601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:45.712825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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