A satisfação dos colaboradores com a certificação da qualidade: o caso da Câmara Municipal de Águeda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16587 |
Resumo: | Nos últimos anos, a certificação pela ISO 9001 na Administração Pública tem vindo a crescer em Portugal. A C.M. de Águeda é uma referência nacional no que diz respeito à qualidade e modernização dos serviços municipais – possui todas as suas divisões e unidades técnicas certificadas pela NP EN ISO 9001:2008, sendo a única autarquia do distrito de Aveiro a possuir este tipo de certificação. O trabalho desta investigação empírica tem como objetivo aferir a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, faixa etária, habilitações académicas, grupo profissional e escalão do tempo de serviço) e das variáveis organizacionais (divisão e unidade técnica) na satisfação dos colaboradores da C.M. Águeda, e “medir” a sua satisfação em relação às Práticas de Gestão da Qualidade utilizadas por esta entidade local. Tendo em consideração as nossas hipóteses de investigação, é possível classificar o nosso estudo, de acordo com diversos autores, como intrínseco e único. O nosso objeto de análise foram todos os colaboradores da C.M. Águeda. Os níveis de satisfação dos colaboradores da autarquia com a Certificação da Qualidade foram avaliados através da perceção dos mesmos explicitada no preenchimento de um questionário construído para o efeito. Os dados recolhidos através destes questionários foram analisados estatisticamente com recurso ao auxílio do software SPSS. Das sete hipóteses enunciadas, apenas a hipótese relativa à faixa etária não foi confirmada no estudo, isto é, apenas a variável idade não influencia a satisfação dos colaboradores da C.M. Águeda. Os resultados revelaram que a nível global os colaboradores estão medianamente ou muito satisfeitos quer com a entidade local quer com o processo de certificação da qualidade. |
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A satisfação dos colaboradores com a certificação da qualidade: o caso da Câmara Municipal de ÁguedaAdministração e gestão públicaAdministração públicaAdministração localGestão da qualidade - Câmara Municipal de ÁguedaNos últimos anos, a certificação pela ISO 9001 na Administração Pública tem vindo a crescer em Portugal. A C.M. de Águeda é uma referência nacional no que diz respeito à qualidade e modernização dos serviços municipais – possui todas as suas divisões e unidades técnicas certificadas pela NP EN ISO 9001:2008, sendo a única autarquia do distrito de Aveiro a possuir este tipo de certificação. O trabalho desta investigação empírica tem como objetivo aferir a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, faixa etária, habilitações académicas, grupo profissional e escalão do tempo de serviço) e das variáveis organizacionais (divisão e unidade técnica) na satisfação dos colaboradores da C.M. Águeda, e “medir” a sua satisfação em relação às Práticas de Gestão da Qualidade utilizadas por esta entidade local. Tendo em consideração as nossas hipóteses de investigação, é possível classificar o nosso estudo, de acordo com diversos autores, como intrínseco e único. O nosso objeto de análise foram todos os colaboradores da C.M. Águeda. Os níveis de satisfação dos colaboradores da autarquia com a Certificação da Qualidade foram avaliados através da perceção dos mesmos explicitada no preenchimento de um questionário construído para o efeito. Os dados recolhidos através destes questionários foram analisados estatisticamente com recurso ao auxílio do software SPSS. Das sete hipóteses enunciadas, apenas a hipótese relativa à faixa etária não foi confirmada no estudo, isto é, apenas a variável idade não influencia a satisfação dos colaboradores da C.M. Águeda. Os resultados revelaram que a nível global os colaboradores estão medianamente ou muito satisfeitos quer com a entidade local quer com o processo de certificação da qualidade.In recent years, the ISO 9001 certification in Public Administration has been growing in Portugal. The C.M. Águeda is a national reference with regard to the quality and modernization of municipal services – all its divisions and technical units are certified by the NP EN ISO 9001: 2008 standard, being the only municipality of the district of Aveiro to possess this type of certification . The work of this empirical research aims to assess the influence of sociodemographic variables (sex, age, academic qualifications, professional group and level of seniority) and organizational variables (division and technical unit) in satisfaction of the C.M. Águeda employees, and "measure" their satisfaction with the Quality Management Practices used by this local entity. Considering our research hypotheses, it is possible to classify our study, according to several authors, such as intrinsic and unique. Our object of analysis were the employees of the C.M. Águeda. The levels of satisfaction of this local entity workforce regarding the Quality Assurance were assessed by analysis of their perception explicit in a questionnaire constructed for this purpose. The data collected through these questionnaires were statistically analyzed using the SPSS software. Of the seven cases listed, only the hypothesis on the age group was not confirmed by this study, meaning that the age variable does not influence the satisfaction of the CM Águeda employees. The results revealed that the majority of the employees are moderately or very satisfied with both the local authority and with the quality certification process.Universidade de Aveiro2016-12-21T12:32:01Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16587TID:201575213porMoniz, Flávia Rubina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:59Zoai:ria.ua.pt:10773/16587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:42.056562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nos últimos anos, a certificação pela ISO 9001 na Administração Pública tem vindo a crescer em Portugal. A C.M. de Águeda é uma referência nacional no que diz respeito à qualidade e modernização dos serviços municipais – possui todas as suas divisões e unidades técnicas certificadas pela NP EN ISO 9001:2008, sendo a única autarquia do distrito de Aveiro a possuir este tipo de certificação. O trabalho desta investigação empírica tem como objetivo aferir a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, faixa etária, habilitações académicas, grupo profissional e escalão do tempo de serviço) e das variáveis organizacionais (divisão e unidade técnica) na satisfação dos colaboradores da C.M. Águeda, e “medir” a sua satisfação em relação às Práticas de Gestão da Qualidade utilizadas por esta entidade local. Tendo em consideração as nossas hipóteses de investigação, é possível classificar o nosso estudo, de acordo com diversos autores, como intrínseco e único. O nosso objeto de análise foram todos os colaboradores da C.M. Águeda. Os níveis de satisfação dos colaboradores da autarquia com a Certificação da Qualidade foram avaliados através da perceção dos mesmos explicitada no preenchimento de um questionário construído para o efeito. Os dados recolhidos através destes questionários foram analisados estatisticamente com recurso ao auxílio do software SPSS. Das sete hipóteses enunciadas, apenas a hipótese relativa à faixa etária não foi confirmada no estudo, isto é, apenas a variável idade não influencia a satisfação dos colaboradores da C.M. Águeda. Os resultados revelaram que a nível global os colaboradores estão medianamente ou muito satisfeitos quer com a entidade local quer com o processo de certificação da qualidade. |
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